sexta-feira, 8 de abril de 2011

EST. BÍBLICOS - SÉRIE ARMADURA DO CRISTÃO - ESTUDO 2: CINTO



Estudo 2 - O CINTO DA VERDADE
“...Vistam toda a armadura de Deus... Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade”. Ef 6. 13-14
Ao ajustar o Cinto da Verdade, o cristão está dando o primeiro passo na sua preparação para a luta constante contra o maligno. O apóstolo Paulo exorta:
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, e se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. Fp 4.8
Descrevendo a armadura, Paulo começa pelo cinturão. O soldado colocava em torno da cintura, sendo útil para apertar a armadura em volta do corpo e sustentar a espada ou outras armas que pudessem ser penduradas. Tinha função meramente defensiva. O cinto era de couro, recoberto com placas de metal, para manter o corpo direito e firme. Ao afivelar o cinto, o soldado tinha uma sensação de força e de confiança.
A verdade deve ser a primeira peça da armadura que o cristão deve vestir.
Verdade quer dizer sinceridade e honestidade para com Deus e os homens.
Certamente Deus requer “a verdade no íntimo”, e o cristão precisa ser verdadeiro a todo custo, em palavras e procedimentos.
O cristão, com o cinto da verdade bem ajustado, evita as dissimulações, os rodeios, as intrigas, a mentira, a calúnia, os falsos juízos, a hipocrisia ou a deslealdade, que são armas do diabo.
O que o diabo abomina é a verdade transparente. Ele ama as trevas. A luz o põe em fuga.
A verdade é o símbolo da vigilância, da concentração, do desembaraço. Jesus disse:
“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". Jo 8.32
A verdade é, pois, elemento indispensável na preparação do cristão para a luta, porque o cristão parte para a luta com a certeza de que defende o que é justo, digno e nobre.

Paulo diz que a verdade é como um cinto, e na armadura do soldado romano, é o cinto que sustenta o resto dos itens no lugar.
Da mesma forma, a verdade sustenta tudo em nossa caminhada cristã, e, portanto, ela é suprema. Sem a verdade revelada a nós por Deus, na Escritura, não haveria justiça, paz, fé e salvação para nós “vestirmos”.
O Diabo é o pai da mentira. Para vencê-lo precisamos da verdade.
Nossa regra de fé e prática é a Bíblia. Devemos viver baseados na verdade bíblica.
Somente podemos vencer as forças das trevas se vivermos uma vida baseada na verdade de Deus.
Deus quer que eu e você lidemos com a verdade e não com a mentira, com a exatidão e não com a distorção, com a honestidade e não com o engano.

O falar do cristão “deve ser sim, sim; não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna” (Mateus 5:37), como disse o Senhor Jesus Cristo no Sermão da Montanha. O cristão não se pode empenhar em luta espiritual vitoriosa, a não ser que possua integridade pessoal. A sua ficha precisa estar limpa. Precisa estar acima da censura. Não deve haver nele pecado secreto e não confessado. A vida do guerreiro cristão deve estar aberta diante de Deus e diante dos homens.

Não nos esqueçamos que Deus é a Verdade (Jeremias 10:10; João 14:16).

COMO VENCER A LUTA CONTRA A MENTIRA?
1)COMPROMETA-SE COM A VERDADE
O motivo pelo qual temos uma tendência a mentir é o fato de estarmos mais comprometidos com nós mesmos do que com a verdade. A verdade é dura para os pecadores porque os expõe à luz. Dentro do coração humano há um senso natural que faz com que desejemos esconder-nos da verdade. Toda a raça humana caiu no domínio da mentira. Começou no Éden e a história terminará com a destruição de todos os mentirosos no lago de fogo(Ap 21.8). No centro da história bíblica, Jesus declarou:
“Eu sou [...] a verdade”. Jo 14.6
"Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".
Jo 8.31-32
Creia que Deus abomina a mentira:
“O SENHOR odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade”. Pv 12.22
Comprometer-se com a verdade é comprometer-se com Jesus. Se Jesus habita em você, então há verdade em você, e seu prazer será em espalhar a verdade e não a mentira.
2)RECONHEÇA QUEM É O PAI DA MENTIRA
Embora basicamente, a palavra “diabo”, do grego “diabolos”, tenha o sentido de “separado”, o sentido mais comum ao termo é “caluniador”, o “inimigo”, o “sedutor”. Apocalipse 12.10 o chama de “o acusador de nossos irmãos”. Que nenhum de nós seja achado neste papel de acusador do povo de Deus. É papel do diabo, também conforme Zc 3.1.
· Toda mentira, engano ou distorção (pessoal, profissional, política) na história do mundo pode ser marcada pela atividade de Satanás.
· Jesus assim o descreveu:

“Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. No entanto, vocês não crêem em mim, porque lhes digo a verdade!” Jo 8.44-45
A primeira estratégia de Satanás foi questionar a verdade de Deus:
“Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim?”. Gn 3.1
Ouvir o cochicho do Diabo e questionar a confiança na Palavra de Deus resultou na rebelião de Adão e Eva. Desvirtuar a Escritura e lançar descrédito sobre ela tem sido a estratégia contínua de Satanás.
Paulo disse:
“O deus desta era [Satanás] cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”. 2Co 4.4
3)REJEITE TODA SORTE DE MEXERICO
A Bíblia diz:
"Não espalhem calúnias entre o seu povo. “Não se levantem contra a vida do seu próximo. Eu sou o SENHOR”. Lv 19.16
“Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo...” Lv. 19.16
A definição que o Dicionário Aurélio dá de mexericar é: “Narrar em segredo e astuciosamente, com o fim de malquistar, intrigar ou enredar. Andar com mexericos; fazer intrigas”. E na definição de mexeriqueiro, encontramos o termo “leva-e-traz”, ou seja: fofoqueiro.
Alguém comparou o mexerico a um travesseiro de penas que rasgamos ao vento. Assim que as penas se espalham, não é possível junta-las de novo.
“Há seis coisas que o SENHOR odeia, sete coisas que ele detesta:
olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos”. Pv 6. 16-19
O mexeriqueiro não edifica ninguém. Não traz unidade, harmonia, comunhão ou amor. Pelo contrário, é instrumento de divisão, mágoa e muita dor. E Deus o abomina! Mostra falta de caráter, de fidelidade ao Senhor e ao Corpo de Cristo.
“Quem muito fala trai a confidência, mas quem merece confiança guarda o segredo”. Pv 11.13
O que vê seu irmão falhar, e em vez de espalhar a quem encontra, decide guardar silêncio, é chamado fiel de espírito. Há muita diferença entre um e outro!
A lei do país prescreve que o receptador de mercadoria roubada é tão culpado quanto o ladrão. Quem é procurado pelo mexeriqueiro, na realidade está sendo também insultado, pois o mexeriqueiro está julgando, não apenas aquele de quem fala, mas com quem fala também. Se alguém nos procura para contar uma piada picante, é porque julga que temos interesse naquilo. Se alguém nos escolhe para despejar sua fofoca, é que ela pensa que estamos interessados. Não permitamos que façam os nossos ouvidos de lixeira! Quem se interessa pela fofoca, também é fofoqueiro. A Bíblia diz:
“O ímpio dá atenção aos lábios maus; o mentiroso dá ouvidos à língua destruidora”. Pv 17.4
• Fofocas podem minar a confiança e destruir amizades.
O homem perverso suscita contendas, e o difamador separa os maiores amigos. Pv 16.28
O que encobre a transgressão promove o amor, mas o que renova a questão separa os maiores amigos. Pv 17.9
• Boatos e mexericos corroem as nossas defesas e vitórias espirituais.
“O falar amável é árvore de vida, mas o falar enganoso esmaga o espírito”.
Pv 15.4
“Mas evita os falatórios inúteis, porque produzirão maior impiedade. E a palavra desses corrói como câncer”. 2 Tm 2.16-17
“Pois quem quiser desfrutar a vida, e ter dias felizes, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano”. 1 Pe 3.10
• Mexeriqueiros terão que responder a Deus. Jesus declarou que daremos conta no dia do juízo de toda palavra fútil que sair de nossa boca.
“Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados". Mt 12.36-37
Não darás falso testemunho contra o teu próximo. Êx 20.16
CONCLUSÃO
Somos chamados para falar a verdade em amor(Ef 4.15). E não para julgar as pessoas e fazer comentários sobre elas.
Deus quer que a honra das pessoas seja preservada. Bens podem ser repostos, mas uma honra manchada dificilmente se limpará.
O que falamos deve concordar com os fatos e com o caráter de Cristo. Mostre seu caráter cristão nas suas palavras. Diga não à fofoca, ao falso testemunho.
É hora de darmos um basta e encararmos como pecado. Caso contrário, nossa consciência ficará cauterizada nesta área e seremos impedidos de crescer.
Vamos vestir o cinto da verdade!

Um comentário:

  1. Caro Heraldo, relmente temos de estar firmes, sutentados na Palavra, na Verdade! Nos santificar cada dia mais para que possamos carregar a verdade! O cinto, que servia para sustestar a espada, que é a Palavra Revelada para a igreja fial hoje, e sustentava também as armas, que para a igreja fiel são as armas espirituais (oração, jejum, louvor, madrugada e palavra)para que estejamos vigilantes, em santificação, aguardando a volta do Senhor!

    A paz.
    Priscila.

    ResponderExcluir