segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

SÉRIE: A RECEITA PARA CUMPRIR SEUS OBJETIVOS - ESTUDO 9




ESTUDOS BÍBLICOS - SÉRIE: A RECEITA PARA CUMPRIR SEUS OBJETIVOS
ESTUDO 9 - O SEGREDO PARA CUMPRIR O PROPÓSITO DE DEUS EM SUA VIDA
Reflita nestas perguntas: Por que Elias cumpriu seu propósito? Por que ele disse que não choveria por um determinado tempo e, de fato, não choveu? Por qual motivo Elias depois falou que choveria, e choveu? Por que Elias foi para a casa de uma viúva a fim de ser sustentado por ela? Por que todas essas coisas aconteceram com o profeta?
O Senhor tinha um propósito para a vida de Elias, e este cumpriu o propósito divino. E você, por que motivo cumprirá o seu propósito? As respostas encontram-se em 1 Reis 1 8.46a: E a mão do Senhor estava sobre Elias.
Você vai cumprir o que Deus tem para sua vida porque a mão dele está sobre você. Não será pela sua capacidade, mas pela mão do Senhor. Quando estamos no centro da vontade de Deus, podemos estar seguros de que a mão dele está sobre nós.
A mão do Senhor nos cobre quando temos intimidade com Ele, quando obedecemos a Sua Palavra, e quando aprendemos a esperar o tempo dele. A direção de Deus está sobre a nossa vida quando acreditamos no propósito que Ele nos revela, quando temos a coragem e a audácia de profetizar aquilo que o Senhor ainda fará.
Eu declaro que a mão do Senhor está sobre você. Não tenha medo. Sei que você terminará esta série e não estará junto a nenhum leão nem próximo a um monte de águias. Você, porém, declarará: ‘A mão do Senhor está sobre a minha Vida. Cumprirei o meu propósito”.
Satanás não vai paralisá-lo, e você vai realizar aquilo que Deus tem lhe revelado. A mão do Senhor está sobre você, e ninguém vai roubar o seu propósito.
Desejo trazer-lhe um alerta. Atente para algo maravilhoso: Fazia três anos e meio que não chovia em Israel. Contudo, o profeta Elias disse: "Eu estou ouvindo o barulho de uma grande chuva!”. Ele só podia estar maluco, porque não chovia há muitos anos!
Então, Elias perguntou ao seu moço: “O que você está vendo?” (e isso já pela sétima vez!). E o moço respondeu: “Vejo uma nuvem do tamanho da mão de um homem”. Então, finalmente o profeta afirmou: “Vem chuva!”. E o que ele falou aconteceu. Então, a profecia se cumpriu.
Em 1 Reis 18, vimos que Elias desafiou os profetas malignos no monte Carmelo. Ele encharcou de água o altar do Senhor, inundou o rego que ele havia feito em volta, e, em seguida, levantou uma breve oração pedindo que Deus derramasse fogo sobre o altar, para que Israel soubesse que o Senhor era o único Deus. O altar foi consumido pelo fogo, e o povo reconheceu verdadeiramente que o Senhor reinava absoluto.
No entanto, depois de vencer os profetas de BaaI, Elias ficou abatido, sua alegria foi roubada, como mostra 1 Reis 19.1-5:
E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses e outro tanto, se decerto amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é de Judá, e deixou ali o seu moço. E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, á SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro.
Eis a questão: você acaba de ler uma mensagem de Deus, e o diabo está a postos esperando para roubar tudo de você. Foi o que aconteceu com Elias. Não estou referindo-me a problemas emocionais. Jezabel, a terrível mulher de Acabe, enviou um recado a Elias que, na verdade, era uma ameaça de morte: “Que os deuses me castiguem se amanhã, a esta hora, o seu pescoço ainda estiver no lugar”.
O profeta recebeu a notícia e foi para um lugar distante, caminho de um dia adentrando o deserto. Lá, ele entrou em depressão. Sim, Elias entrou em depressão. Conheço um pouquinho esse assunto.
Todos os sintomas da depressão se manifestaram em Elias: ele desejou morrer, perdeu a fome e tinha constante sonolência, O profeta chegou a declarar para Deus: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais (1 Reis 1 9.4b).
Elias dedicou sua vida a servir ao Senhor; ele era profeta de Deus em Israel. Você sabe o que é um homem dedicar sua vida a restaurar uma nação? Imagine você profetizar algo há anos, não ver qualquer resultado, e presenciar, tempos depois, o cumprimento de tudo o que profetizou e, em seguida, ter sua alegria roubada pelo diabo?
O meu alerta para você é que fique atento, porque muitas vezes ao sair de casa, da igreja, de um congresso, no check-in do aeroporto, no avião, em sua empresa na semana seguinte, o diabo diz: “Eu vou tomar essa alegria dele e vou trazê-lo para a realidade”. A Bíblia nos adverte: Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. 1 Pedro 5.8,9
Há um segredo que Jesus me ensinou e que Elias não usou. Como já aprendi com Jesus, posso usá-lo. Quando Cristo foi levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo, as tentações do maligno não surtiram efeito, como vemos em Mateus 4.1-11.
Enquanto o tentador fazia sugestões, procurando persuadir o Mestre, Ele respondia com a Palavra, e finalmente repreendeu Satanás: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás (v. 10). E Satanás deixou Jesus.
É nesse ponto que se encontra o segredo: durante a tentação no deserto, a última palavra foi de Jesus. Nunca permita que o diabo tenha a última palavra na sua vida. Nunca! A última palavra não é dele. Assim como o Senhor Jesus, temos de conhecer as Escrituras para vencer as ciladas de Satanás. Você precisa buscar a presença do Senhor, orar, jejuar, porque a carne é fraca, e o diabo anda ao nosso derredor.
Eu já vi muita coisa. A pessoa deixa de buscar a presença do Senhor, não frequenta mais os cultos, não estuda a Bíblia, não tem revelação de Deus e da Sua Palavra e, por fim, sai da presença dele, da glória do Altíssimo. Ela esquece tudo o que ouviu e tudo o que aprendeu.
Mas isso não vai acontecer com a sua vida porque você está plantado na Rocha, Jesus Cristo, e está firmado na Palavra do Senhor.
A receita para cumprirmos nossos objetivos passa obrigatoriamente pelo caminho de entregarmos a nossa vontade totalmente ao Senhor, de forma incondicional, exatamente como fez Elias.
O Deus do profeta Elias — que é fiel, poderoso, presente — é também o nosso Deus e ainda demonstra o Seu poder em nossa vida. Não devemos, pois, ter qualquer dúvida quanto a confiar nele. Devemos sempre agir conforme a Sua vontade.
Descobriremos, assim como aconteceu com Elias, que aquele que deposita a sua fé em Deus nunca será desapontado e cumprirá os seus objetivos em total sintonia com o Senhor.

Pastor Silas Malafaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário