quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

ADEUS ANO VELHO, FELIZ DÍVIDA NOVA!



Como Contador não poderia me omitir do milagre do Natal, se perguntarmos a uma criança o que este período significa, não espere por “coisas” tipo nascimento do menino Jesus ou momento da família, a resposta com certeza será: Presentes. E, talvez os pais para suprir sua ausência durante o ano, seus momentos de stress, para presentear a aprovação na escola, ou porque é a maneira mais fácil e a menos trabalhosa de demonstrar afeto, vêem surgir a “vontade” de presentear. E nesse momento começa o milagre do Natal.
Graças a um consumismo superficial e desenfreado, resultado de marketing de primeira, acontece um verdadeiro milagre no comércio, cartão de crédito quase estourado, busca frenética por crediário, até um empréstimo serve, tudo para garantir um mimo de fim de ano. Não que dar presentes não seja bom, é ótimo, assim como receber, mas tudo com responsabilidade, não sejamos muquiranas, mas o verdadeiro presente a maioria das vezes é esquecido e substituído por algo material, que faz cada centavo (dos milhões) gasto em propaganda valer a pena.
Afinal nenhum comercial mostra o nascimento de Jesus, pode puxar pela memória, mas toda propaganda nesse período tem um velhinho com um saco cheio de amor, brincadeira, PRESENTES. E porque fazer nossas crianças acreditarem no fim da miséria, ou na paz mundial, é mais lucrativo mantê-las acreditando NESSE Natal. E nós “adultos”, maduros e sábios, ainda conseguimos ser influenciados.
Em janeiro começa tudo de novo, material escolar, e isso não é presente para os filhos, para eles é visto como obrigação dos pais darem uma mochila do Super sei lá o quê, caderno do homem inseto e por ai vai é uma quase infindável lista, isso sem falar no IPTU e IPVA, mas essa mensagem não é uma simples crítica, gostaria que fosse um despertar, talvez nós mesmos não vejamos as nossas provas de amor, trabalhamos muito, as vezes suportamos coisas absurdas pela nossa família, sem falar do que abrimos mão através de nossas escolhas por ela e estes sim são ótimos símbolos para o Natal. Mas mesmo assim, TALVEZ, para não sentir uma culpa absurda temos que comprar um saco cheio de presentes igual ao da propaganda.
Mas não fique mal, os marqueteiros são ótimos nisso, estudaram isso, não é a toa que fazem nossas crianças acreditar mais em papai noel do que no próprio Jesus.
É tão mais barato dar amor... mas até nisso os marqueteiros nos fizeram desacreditar.
Nunca é tarde para mudar, então comece a planejar sua vida familiar, e principalmente a financeira.
Lhe desejo um ano novo cheio de boas promessas, muito planejamento e assim sendo terás muitas realizações.
Um grande Abraço!

Autor: José Lima de Almeida - Analista Judiciário – TJAP - MBA em Gestão Empresarial

Nenhum comentário:

Postar um comentário