terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

SÉRIE UMA VIDA COM PROPÓSITOS - ESTUDO 7




Estudo 7 - VIVER SEM MEDO

BOA NOITE!
BUENAS NOCHES – espanhol
GOOD EVENING – inglês
GUTEN ABEND – alemão
KONBAN WA – japonês
BONA NOTE – italiano
BONSOIR – francês
WANAN- chinês
Para os nordestinos, boa nooooite!
Para os mineiros, Boa Noite, uai!
Para os gaúchos, Boa noite, Tchê!
Para os cariocas, Boa Noite mermão!
Para os paulistas, Boa Noite meu irrrrmão!
É bom fazer parte de uma igreja que acolhe a todos nós. Nossa igreja é formada de pessoas de lugares, línguas e culturas muito diferentes. No entanto, somos todos irmãos, vivendo a mesma fé e os mesmos propósitos

VIVER SEM MEDO
Quem vive uma vida com propósitos vive sem medo.
Durante as últimas semanas meditamos sobre em como viver os propósitos de Deus. Mas a verdade é que a maioria das pessoas não vive uma vida dirigida por Deus. Por isso não desfrutam de uma vida plena e feliz. E isto acontece em grande parte porque elas têm medo das mudanças.
FILME O PRÍNCIPE DO EGITO – MAR VERMELHO
Moisés não teve medo, pois a vida dele estava sendo totalmente dirigida, guiada pelos propósitos de Deus.
Estudando o texto de Êxodo 14 percebemos que diante daquele enorme perigo um grande medo tomou conta do povo de Deus. Mas Moisés não teve medo. Ele estrava calmo, pois sua vida era dirigida por Deus.
O medo é muito comum em nossa vida.
Freqüentemente sentimos medo ou temor por causa das doenças, da necessidade material-miséria, pela violência, pela segurança de nossa família, por causa da dor, pelo futuro incerto... e pela morte.
Mas podemos viver sem medo e obedecer ao que Deus ordenou.
“...Moisés... dize aos filhos de Israel que marchem.” (Ex 14.15)
FT - Você pode viver sem medo os propósitos de Deus...
1 – Porque Jesus está à sua frente (futuro)
Disse o SENHOR a Moisés: "Diga aos israelitas que mudem o rumo e acampem perto de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar. Acampem à beira-mar, defronte de Baal-Zefom. O faraó pensará que os israelitas estão vagando confusos, cercados pelo deserto. Então endurecerei o coração do faraó, e ele os perseguirá. Todavia, eu serei glorificado por meio do faraó e de todo o seu exército; e os egípcios saberão que eu sou o SENHOR". E assim fizeram os israelitas. (v. 1-4)
Deus conhece o futuro e pode antecipar todos os perigos. Às vezes ele mesmo nos permite ficar em perigo ou problemas para aperfeiçoar a nossa fé
2 – Porque Jesus está na sua retaguarda (passado)
A seguir o anjo de Deus que ia à frente dos exércitos de Israel retirou-se, colocando-se atrás deles. A coluna de nuvem também saiu da frente deles e se pôs atrás, 20 entre os egípcios e os israelitas. (v. 19-20)
Quase todas as pessoas são atormentadas por traumas, por culpa, por amargura, por frustrações, etc. Mas Deus nos liberta de todos esses males. Assim como aconteceu com o povo de Israel no deserto, Deus se coloca atrás de nós para nos livrar dos perigos.
3 – Porque Jesus está à sua direita (razão)
Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês (Rm 12.1)
O lado direito sempre esteve associado ao nosso modo racional de viver. Deus protege a nossa mente dos pecados e do medo. Devemos colocar nossa razão aos pés de Cristo. Devemos prestar a Deus um culto racional
4 – Porque Jesus está à sua esquerda (emoção)
Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração (Mc 12.30)
Nosso lado esquerdo é sempre associado ao nosso coração, portanto, às nossas emoções. A Bíblia está repleta de ações emocionais de seus personagens, inclusive de Jesus. Nossas emoções devem ser colocadas aos pés de Jesus. Não é pecado sentir tristeza, ou desânimo, ou dúvida. É perfeitamente normal ser tomado por emoções e Deus não nos condena por isso.

5 – Porque Jesus está abaixo de você (segurança)
Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados (Mt 10.30).
Tenha certeza da soberania de Deus. Nada acontece sem a permissão de Deus. Mesmo os fios de cabelo de sua cabeça estão todos contados. Podemos andar com a segurança que Deus controla todas as coisas.

6 – Porque Jesus está sobre você (sobrenatural)
... pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. (Ef 6.12)
Nós nos esquecemos freqüentemente que essa vida é transitória e passageira. Há um céu nos esperando. Também a nossa luta maior não é carnal, mas espiritual.

7 – Porque Jesus pode entrar dentro de você (esperança)
Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. (1Pe 2.9)
Deus nunca nos abandona porque somos seus filhos. Um verdadeiro pai nunca abandona seus filhos. Com a nossa conversão passamos a ser propriedade exclusiva do Senhor

Para ter Jesus dentro de nós é preciso
1) Abandonar o pecado.
2) Crer em Jesus como único e suficiente Salvador.
3) Render, entregar o controle da vida a Jesus.

CONCLUSÃO
Não deixe o medo tomar conta da tua vida. lembre-se de que Deus está presente nas sete dimensões e direções de sua vida:
1. Jesus está à sua frente
2. Jesus está à sua retaguarda
3. Jesus está à sua direita
4. Jesus está à sua esquerda
5. Jesus está abaixo de você
6. Jesus está acima de você
7. Jesus está dentro de você

Nenhum comentário:

Postar um comentário