sábado, 17 de março de 2012

Série Promessas de Deus - Estudo 4 - VITÓRIA


Estudos Bíblicos - Série Promessas de Deus
Estudo 4 - Vitória
Josué 14. 6-15
Estamos estudando a Série de Estudos Bíblicos Promessas de Deus. No estudo de hoje, vamos verificar à luz da Bíblia, baseado na história de Calebe, como Deus tem prometido e cumprido as promessas de vitória em nossas vidas.
Nos dias de hoje tenho percebido um povo que tem buscado a mão do Senhor, mas não tem tido um compromisso com o Pai. Buscam os benefícios apenas, e como filhos mimados desanimam pois não alcançam o que querem do Senhor. Outros determinam tudo como se o Senhor estivesse sujeito as suas vontades e não o inverso. Determinam prosperidade vitória , conquista e nada acontece. Esquecem que as coisas são operadas no tempo de Deus e acabam decepcionando-se. Em meio a tudo isso há um povo fiel, que realmente quer depender em tudo do Senhor mas confusas, pela diversidade de opiniões que os cercam acabam também por não receber aquilo que Deus tem pra dar. Neste Estudo iremos aprender biblicamente como alcançar a vitória em Cristo!
1. O silêncio é a estratégia da vitória – Algo notável é o silêncio da espera. Calebe recebeu uma promessa e guardou-a no seu coração. Muitos crentes recebem a promessa de Deus e começam a espalhar para toda a igreja no início com certo orgulho, como as vezes ela demora para se cumprir vem a vergonha e as críticas. Então começa a murmuração e o lamento como se o senhor estivesse esquecido de você. Para ter vitória é necessário o silêncio na espera tanto dos que receberam a promessa como daqueles que desejam receber!
2. A espera forja a vitória – Calebe esperou 45 anos! Muitos de nós queremos resultado em 7 semanas numa marcha de oração! E quando ela não vem nos achamos no direito de nos entristecermos e até nos indignarmos com Deus!O tempo serve para te moldar. Porque não existem universidades instantâneas para formar seus acadêmicos em 30, 60 ou 90 dias? O estudante precisa ter experiências significativas para sua vida para que seja bem forjado e preparado para enfrentar os desafios em sua área. Assim também acontece com os que esperam no Senhor. O tempo nos prepara, faz com que amadureçamos para receber as promessas do Senhor e alcançar-mos suas vitórias. Às vezes a demora é para moldar nosso caráter, pois não estamos prontos para recebermos a promesssa do Senhor Os olhos do Senhor vem muito além dos nossos! Além do mais as os que esperam no Senhor renovam suas forças como nos ensina a Palavra. Se você está cansado é porque já deixou de esperar no Senhor! Volte!
3. Confiança na promessa nos conduz a vitória – Você precisa crer que o Senhor não muda. E as suas promessas também não. Se Ele realmente prometeu, ele irá cumprir! Porém não deixe o seu coração te iludir, pois enganoso é o coração humano. Não fale que o Senhor prometeu se ele não prometeu; arrepios, pulos, gritos e rodopios não indicam autoridade da promessa nem Deus falando. Deus falará contigo na Palavra e se usar a boca de alguém isso te trará paz e estará fundamentado na Bíblia e na intimidade sua com o Pai. Portanto confie e escute o Senhor! O tempo não pode apagar aquilo que o Senhor prometeu.
4. Disposição para a batalha nos faz conquistar vitória! (vs 10,11,12) – é importante perceber que Calebe não recebeu uma cidade pronta com uma faixa seja bem vindo a sua espera. Mesmo passado 45 anos o povo que habitava lá ainda eram gigantes e continuavam no domínio da terra. Calebe teria que lutar arduamente a agora 45 anos mais velhos (com 85 de idade). Deus estava lhe entregando a promessa, mas não sem batalha. De onde tiramos o conceito de que tudo iremos receber de mão beijada? O Senhor te dará condições para batalhar por sua promessas e ter vitória. Mas não existe vitória sem luta! Prepare-se para lutar irmão! Calebe desejou e ansiava tomar a terra!
5. Obediência: a chave da vitória (vs14)– Calebe perseverou no Senhor. Para conquistar a vitória e alcançar as promessas de Deus é necessário permanecer firme em obedecer e seguir ao Senhor. Não seguimos Ele apenas nos fins de semana. Se for assim jamais termos vitória. Deus se compromete com aqueles que tem um compromisso com Ele. Calebe conquistou a terra , mas não lutou apenas nos finais de semana a batalha é contínua e aqui você apenas afia a espada para continuar lutando. È necessário permanecer firme em seguir o Senhor e a Vitória é certa em sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário