domingo, 13 de setembro de 2009

PAIS E FILHOS



“ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição.” (Malaquias 4:6 ARA)

Vivemos dias certamente dolorosos para quem é pai ou mãe, pois o afastamento dos filhos é provocado de todos os lados. A TV ensina isso, os colegas da escola pressionam, os joguinhos, o emprego dos pais, a correria da sociedade e tantas coisas.

É desnecessário citar outros textos bíblicos que mencionam o quanto Deus valoriza o relacionamento entre pais e filhos. Neste, em particular, temos a palavra maldição aparecendo explicitamente. Na época em que escrevo esta meditação todos estão atônitos com a gripe A, tivemos uma quebra de safra de trigo na Argentina e estamos saindo de uma seca. Será que podemos chamar isso de “ferir a terra”? A mim parece que sim.

Ainda é tempo de ouvirmos a voz de Deus e levarmos Sua palavra a sério, ensinando e praticando o básico: não levar os filhos à ira + honrar pai e mãe = vida abençoada por Deus. Conheço muitos empresários e homens de sucesso, alguns muito ricos outros nem tanto. Um bom número deles, pra não dizer quase todos, se dão bem com seus pais, sendo cristãos ou não. Da grande maioria, ou quase todos, aqueles que estão “quebrados” continuamente, têm problemas com seus pais. Coincidência ou Deuscidência?

Ainda que seja um texto no Antigo Testamento e dentro de um cenário histórico bem delimitado, outras referências confirmam o princípio de que é imprescindível que o coração dos filhos esteja voltado aos pais e o dos pais aos filhos.

É mais do que tempo de buscarmos e praticarmos o perdão, o reatar de relacionamentos, o retorno ao básico. A simplicidade tem sido uma riqueza perdida no meio cristão. Voltemos à obediência e sejamos abençoados.

“Senhor, ensina-me a honrar meus pais e a zelar pelos meus filhos como o Senhor deseja. Não como uma barganha para melhorar minha vida, mas para que se agrade o Teu coração e isso me abençoe.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário