terça-feira, 3 de novembro de 2009

O SONHO DA TRANSFORMAÇÃO

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o SENHOR, 'planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. – Jeremias 29.11

Durante algumas semanas estarei publicando aqui a série os sonhos de Deus para você.
Esta série vai nos ajudar a viver uma vida mais abundante da presença e das bênçãos de Deus.
São dez semana para pensarmos em como a transformação, a espiritualidade, a celebração, o equilíbrio, a comunicação, a vocação, a libertação, a direção, a revelação e a superação podem fazer parte de nossas vidas.
Vamos ao primeiro texto.

O SONHO DA TRANSFORMAÇÃO
Freqüentemente eu sinto que a minha vida não é como deveria ser
- Eu me preocupo muito com que as outras pessoas pensam de mim, inclusive pessoas que eu nem conheço direito;
- Eu deveria ser um marido melhor;
- Eu deveria ser um pai melhor,
- Eu deveria ser um funcionário melhor,
- Eu deveria ser um patrão melhor,
- Eu deveria ser um cidadão melhor,
- Eu deveria ser uma pessoa melhor,
- Eu não consigo viver uma vida tão saudável quanto gostaria,
- Eu não realizei todos os meus sonhos,
- Eu me acho feio,
- Eu me sinto desajeitado,
- Eu me sinto inferior,
- Quando eu tento falar com Deus, minha mente divaga e eu tenho dificuldade de orar,
- Ler a Bíblia muitas vezes é um esforço tão grande
- Eu não tenho disciplina
- Eu tento, mas não consigo...

TEXTO “NÃO É ENGRAÇADO?”
• Não é engraçado como R$ 10,00 parece tanto quando o levamos à igreja e tão pouco quando vamos ao shopping?
• Não é engraçado como uma hora é tão longa quando servimos a Deus, mas tão curta quando assistimos a um jogo de futebol?
• Não é engraçado como não achamos as palavras quando oramos, mas elas estão sempre na ponta da língua para conversarmos com um amigo?
• Não é engraçado sentirmos tanto sono ao ler um capítulo da Bíblia mas é fácil ler 100 páginas do último romance de sucesso?
• Não é engraçado como queremos sempre as cadeiras da frente no teatro ou num show, mas sempre sentamos no fundo da igreja?
• Não é engraçado como precisamos de 2 ou 3 semanas de antecedência para agendar um compromisso na igreja, mas para outros programas estamos sempre disponíveis?
• Não é engraçado como temos dificuldade de aprender a evangelizar e como é fácil aprender e contar a última fofoca?
• Não engraçado como acreditamos nos jornais, mas questionamos a Bíblia ?
• Não é engraçado como todo mundo quer ser salvo desde que não tenha que acreditar, dizer ou fazer nada ?
• Não é engraçado como mandamos milhares de piadas pelo e-mail que se espalham como um incêndio, mas quando recebemos mensagens sobre DEUS não reenviamos para ninguém?
• NÃO É ENGRAÇADO? Você está pensando?
• Não é engraçado que quando você for repassar esta mensagem você vai excluir um monte de gente que você acha que não acredita em nada? Não é engraçado?
• Não, não é engraçado, é triste!
• PRECISAMOS TER MAIS INTIMIDADE COM DEUS!!!!
Você sabe qual a razão de tudo isso? No fundo, o grande problema é que nós estamos longe da vida que Deus sonhou para nós.
Deus sonhou coisa maravilhosa para nós. Uma vida de paz e alegria. Uma vida saudável.

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o SENHOR, 'planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. – Jeremias 29.11
Fomos criados para sermos uma obra prima de Deus.
O pecado desfigurou a imagem e semelhança de Deus em nós e nos tornou apenas uma sombra do que poderíamos ser.
Quando vemos alguém realizar uma coisa grandiosa – por exemplo um músico, um atleta de alta performance, um cientista, etc. temos um vaga idéia do que Deus tinha para nós. O projeto de Deus era de cada um de nós reunir todas essas qualidade incríveis que observamos isoladas em algumas pessoas.
O desejo por superação e significância está em cada um de nós. É por isso que amamos histórias de contos-de-fadas, heróis, seres de outros planetas, etc.. No fundo desejamos viver uma vida fora do normal, a vida dinâmica e maravilhosa que Deus tinha preparado para nós.
No fundo não aceitamos a morte, não aceitamos a doença, não aceitamos o envelhecimento, não aceitamos a fraqueza, não aceitamos uma vida sem graça. Sabemos dentro de nós que essas coisas não combinam com os anseios de nossos corações. Ansiamos pela eternidade
Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; Eclesiastes 3.11
A boa notícia (EVANGELHO) é que Deus preparou uma solução desde a eternidade.
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. 4 Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. 5 Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade; Efésios 1.3-5
A esperança da Redenção é a esperança da transformação
Somente a esperança em Cristo torna possível a metanóia – termo grego que significa transformação de mente.
Para receber esta realidade o ser humano precisa aceitar duas coisas:
1º - ELE ESTÁ DECAÍDO POR CAUSA DO PECADO
pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, Romanos 3.23
2º - SOMENTE JESUS PODE MUDAR ISSO
24 sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. , Romanos 3.24
O grande desafio do ser humano é aceitar que a grande mudança não se dá externamente. Nenhum governo ou ação humana vai mudar verdadeiramente o mundo para melhor.
Nenhuma religião, filosofia de vida, educação, recursos ou boa vontade de alguns pode mudar o coração humano.
A verdade é que o problema dos homens não está fora deles, mas em seus corações.
A bíblia nos fala de uma pessoa que desejava mudar. E essa pessoa passou por uma transformação real e completa apenas depois que se encontrou com Jesus
LUCAS 19.1-10
1 Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade. 2 Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. 3 Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. 4 Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali. 5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: "Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje". 6 Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria. 7 Todo o povo viu isso e começou a se queixar: "Ele se hospedou na casa de um 'pecador' ". 8 Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: "Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais". 9 Jesus lhe disse: "Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. 10 Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido".
PARA VIVER O SONHO DA TRANSFORMAÇÃO
1 – RECONHEÇA A INSUFICIÊNCIA DO POSSUIR (v. 1-2)
• Zaqueu era rico e poderoso, mas isso não era suficiente.
• As coisas não podem tomar o lugar de Deus.
• O prazer pelas coisas é passageiro
2 – ADMITA A INSUFICIÊNCIA DO SER (V. 3)
• A baixa estatura de Zaqueu simboliza a fragilidade humana.
• Somos incapazes de mudar de verdade a nossa alma.
• Todas as iniciativas humanas fracassam diante do pecado
3 – NÃO TENHA VERGONHA – TENHA FÉ (V. 4)
• Ao subir na árvore Zaqueu abriu mão de sua posição, de sua aparência e de suas dúvidas.
• Não tenha vergonha ou medo de buscar a resposta em Deus.
• O maior inimigo da transformação é a incredulidade.
• Esteja disposto a abandonar sua posição e convicções.
4 – CREIA QUE JESUS SE IMPORTA (v. 5)
• Deus está atento aos anseios do teu coração.
• Você é importante para Deus
5 – ABRA O CORAÇÃO DE VERDADE (V. 6)
• O convite de Jesus não é apenas para uma reação emocional.
• Deus deseja mudar radicalmente a nossa vida
6 – ESPERE OPOSIÇÃO E CRÍTICAS (v. 7)
• Você sofrerá oposição de outras pessoas
• Você vai desagradar o Diabo
7 – RECEBA UMA NOVA VIDA
• Uma nova vida já neste mundo (v. 8)
• Uma nova vida no céu (v. 9-10)
CONCLUSÃO
A verdadeira transformação de vida somente acontece em uma vida totalmente rendida a JESUS!
Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!. 2Co 5.17
SOMENTE EM JESUS PODEMOS EXPERIMENTAR TODAS AS ALEGRIAS QUE DEUS RESERVOU PARA NÓS E QUE O PECADO TOMOU
SOMENTE EM JESUS ALCANÇAMOS A SALVAÇÃO DE NOSSAS ALMAS
• Nenhuma religião ou igreja salva.
• Nenhuma filosofia de vida salva.
• Nenhuma boa ação salva.
• Não existe reencarnação.
• Não existe purgatório
• SÓ JESUS CRISTO SALVA

Com Jesus a vida tem sentido e verdadeira alegria.
ARREPENDA-SE DOS SEUS PECADOS
ENTREGUE SUA VIDA A JESUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário