terça-feira, 15 de junho de 2010

PARÁBOLA DOS TALENTOS



“Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.” (Mateus 25:24-25 ARA)

Qualquer consultor de empresa ou gerente minimamente treinado, ao ler este versículo, diria que o rapaz fez o que pode. Estou careca de ouvir isso. Que ele poderia ter recebido um treinamento melhor, ou o seu senhor poderia ter sido mais tolerante. Discordo. O texto diz, no início da parábola, que o senhor deu a cada um segundo sua capacidade e que quando retornou pediu contas.
O fato é que pessoas que dão desculpas não dão resultados e essa é uma equação muito muito simples. 100% de desculpa é 0% de resultado, 50% de desculpa é 50% de resultado e assim por diante. Não podemos nos iludir de conseguir um resultado perfeito o tempo todo em tudo que fizermos, mas podemos contar com a inspiração de Deus para sabemos como agir e chegar ao melhor resultado que pudermos. Tão perto da perfeição quanto seja possível. Tão perfeito quanto possível. Para isso, um grande passo é não dar desculpas.
O problema da desculpa é o foco: consome energia pois precisa ser preparada, nos faz passar vergonha ao ter de apresentá-la no lugar do resultado, desaponta aqueles que estão contando conosco – nos tira do rumo do resultado.
Eu já vi das mais variadas interpretações para esta parábola, mas creio em meu coração que o sentido mais íntimo e mais sublime trata de fidelidade. Servo bom e fiel é algo que queremos ouvir a nosso respeito, independentemente do que signifiquem os talentos. Servo mau e negligente é algo que ninguém quer ouvir.
Te convido a ser alguém que concentra seus esforços em trabalhar e produzir, não gerando desculpas. Foco e concentração, meu irmão. Foco e concentração.
“Deus querido, obrigado por me alertar sobre um comportamento que não cabe àqueles que Te amam como eu. Fortalece-me e ajuda-me para eu vencer isso.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário