sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

SÉRIE PRINCÍPIO BÍBLICOS - ESTUDO 5 - UNIÃO - CONT...

2 - COMUNHÃO - SOMOS UM SÓ CORPO
"Porque assim como em um só corpo temos muitas partes, e todas elas têm funções diferentes, assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo" (Romanos 12,4,5).
"Desse modo não existe divisão no corpo, mas todas as suas partes têm o mesmo interesse umas pelas outras. Se uma parte do corpo sofre, todas as outras sofrem com ela. Se uma é elogiada, todas as outras se alegram com ela. Pois bem, vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte desse corpo" (1Coríntios 12.25-7).
"É ele (Cristo) quem faz com que o corpo todo fique bem ajustado e todas as partes fiquem ligadas entre si por meio da união de todas elas. E, assim, cada parte funciona bem, e o corpo todo cresce e se desenvolve por meio do amor" (Efésios 4.16).
O corpo, para crescer e se desenvolver, precisa de cada parte funcionando bem e ligada às outras por meio do amor. É assim que a Igreja vai ser abençoada e crescer: na comunhão entre irmãos. Vejam:
"Ajudem uns aos outros e assim vocês estarão obedecendo à lei de Cristo". (Gálatas 6.2).
"Sejam sempre humildes, educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam tudo para conservar, por meio da paz que une vocês, a união que o Espírito dá" (Efésios 4.2-3).
"Por isso procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé" (Romanos 14.19).
Paulo aqui está nos incentivando, como membros do corpo de Cristo, a praticar o amor e manter a paz entre nós, com humildade no servir uns aos outros, com também diz Pedro: "Que todos prestem serviços uns aos outros com humildade, pois as Escrituras Sagradas dizem: Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes!" (1Pedro 5.5b).
Assim é a comunhão entre irmãos: bênção de Deus e prova de nosso amor. Mas, é assim que nós temos vivido aqui nesta congregação?
Se nós observarmos bem nossa comunhão, vamos concluir que ela precisa melhorar muito! Por exemplo: como vai nossa participação nos grupos de Estudo Bíblico? Visitamos, ajudamos e oramos uns pelos outros?
Aqui também temos alguns versículos que nos orientam:
"Animem uns aos outros, a fim de que nenhum de vocês se deixe enganar pelo pecado, nem endureça o seu coração" (Hebreus 3.13b).
"Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e fazerem o bem. Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês vêem que o dia está chegando" (Hebreus 10.24-25).
Observe que nos versículos acima há muito a expressão "uns aos outros. Veja o que o autor do livro Uma vida com propósitos escreve sobre isso:
"As expressões "uns com os outros" e "entre si" são usadas mais de cinqüenta vezes no Novo Testamento. Somos ordenados a amar uns aos outros, a orar uns pelos outros, a incentivar uns aos outros, a admoestar uns aos outros, a saudar uns aos outros, a servir uns aos outros, a ensinar uns aos outros, a aceitar uns aos outros, a honrar uns aos outros, a carregar os fardos uns dos outros, a ser dedicados uns aos outros, além de muitas outras obrigações mútuas. Isso é ser um membro, do ponto de vista bíblico!" (Rick Warren, 117).
Aqui neste mundo nós não teremos comunhão perfeita, pois somos pecadores. Mas isso nunca deve ser desculpa para nos acomodarmos e deixar de buscar uma união cada vez maior "uns com os outros". Jesus orou por isso, na oração sacerdotal.
3 - INSTINTO DE PROTEÇÃO
Às vezes temos uma atitude de proteção para com os nossos ministérios. Assim acontece com os animais com o instinto de proteção. O inimigo põe isso em nós para vivermos individualmente, mas se entendêssemos a Deus, não teríamos essa atitude de proteção, estaríamos abertos para nos relacionarmos sem medo, para juntos, como pedras vivas, edificarmos o templo de Deus. Nós não fomos chamados para construir qualquer coisa, mas para construirmos um templo santo, e é um absurdo e uma grande arrogância um homem querer fazer essa grande obra sozinho.
As coisas que nos unem são mais sólidas e reais do que as coisas que nos separam. Apesar das “portas” de separação parecerem naturalmente sólidas e impenetráveis, podemos rompê-las com a decisão de preservar a unidade do corpo de Cristo. Isso é possível através do poder sobrenatural do Senhor. Temos um exemplo quando Jesus atravessou a porta sem abri-la. Jesus está nos dando a entender que a glória do Senhor em nós é maior e que as coisas que impedem serão atravessadas por causa da glória do Senhor e a igreja andará em unidade.
4 - SOMOS PEDRAS VIVAS - A INDIVIDUALIDADE NOS ENFRAQUECE
Quase tudo que fazemos na igreja tem o enfoque individual e assim fica difícil nos ajuntar. Quando vamos nos ajuntar? A maioria pensa que isto vai acontecer no céu, e muitas igrejas ficam ajuntando um montão de pedras com essa visão. Paulo fala no Cap. 11, versículo 23 “o que o Senhor me deu”, e no versículo 27 ele diz que quem beber do cálice e comer do pão indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. No versículo 29, ele diz que quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. Quando aquele indivíduo comeu o pão sozinho, ele não se viu como parte do corpo, ligado ao corpo. Por essa razão existem muitos doentes, fracos e mortos. Porquê? Porque não discerniram o corpo, não se consideravam pedras vivas ligadas ao corpo. Quando não temos esse discernimento nós liberamos fraquezas, doenças e morte para nossas igrejas. Quando fazemos isso é porque não entendemos a nossa comissão.
Devemos ensinar que Jesus nos tirou do mundo para edificar um templo. Cada um de nós tem que tomar o seu lugar compactado na construção para não deixar buracos. A ordem prática é essa: você é pedra viva para ajuntar-se a outras pedras. Aquilo que você faz em particular pode afetar as outras pedras. Nós somos responsáveis pelas outras pedras. Se conseguirmos passar a revelação da construção do templo do Senhor, vamos levar pessoas à vida e liberar da vontade e do poder do Senhor sobre a Sua casa.
Um povo em unidade pode fazer qualquer coisa.
5 - MINHAS RELAÇÕES COM AS PESSOAS = MINHA BENÇÃO
Quanto mais relações com pessoas eu tiver, mais possibilidades de ser abençoado; quanto mais pequeno é teu mundo, menos possibilidades de bênção. Jesus se relacionava com todo mundo. Se você vai da tua casa ao trabalho, do trabalho a tua casa e teu círculo de amizade são quatro ou cinco pessoas e sempre os mesmos, chegará um momento em que você vai reduzir a capacidade de bênção, porque Deus pôs a bênção nas pessoas. Quanto mais pessoas conheceres, mais possibilidades de descobrir as pessoas que Deus carregou com uma bênção para você. "Dai, e dar-se-vos-á. Boa medida, recalcada, sacudida e transbordante, generosamente vos darão. Pois com a mesma medida com que medirdes vos medirão também". Jesus diz "dai e dar-se-vos-á, isto quer dizer que tem gente para te dar algo. Por isso, devemos cuidar de nossas relações interpessoais como algo mais valioso, isto é, cuidado como tratar e falar com as pessoas.
Há aqueles que dizem: "Eu não levo desaforo para a casa". Por isso as vezes se dão mal, porque os que Deus encarregou com bênção a pessoa tratou mal. Cuida de tuas relações de bênção mais que todas as coisas. Há pessoas que fazem as coisas bem mas brigam com todos. É mais importante tua relação do que o que você faz. Há pessoas que tem um carisma para atrair outros, porque não impoem nada, faz com carinho e amor. Não imponha nada a ninguem, senão as pessoas vão se afastar de você por causa da sua conduta. Há pessoas que nunca receberam nada porque nunca se abriram para receber algo de Deus. Por isso não recebem nada, porque nem Deus pode dar algo. Quando Deus põe algo em você é para você também dar para outro a unção que Deus tem te dar. Não se pode dar o que não se recebe.
Jesus disse: "A todos atrairei a mim mesmo". Moisés ia caminhando e tinha uma sarça, um pedaço de ramo, ardendo de fogo e que não se consumia. A sarça era uma planta comum, sem vida, sem valor; mas caiu o fogo de Deus e a ela atraiu Moisés. Nós somos esta sarça, hoje. Estavámos mas Deus soprou seu fogo e agora as pessoas vem nos procurar; antes erámos algo comum, e agora somos algo extraordinário; antes não tinhámos vida, e agora temos a vida de Deus dentro de nós, que não se pode apagar. Por isso temos que estar aberto para que outra pessoa mandada por Deus possa nos abençoar. Veja o exemplo de Jesus que tocava as pessoas e depois de sentir que estavam com o coração aberto, lhes dava esperança, fé e unção. Aprende a deixar-te dar, e depois chegue ao coração delas, tratando-os bem. Porque não sabes onde se esconde tua bênção, hoje uma pessoa simples, amanhã pode ser teu chefe. Aprende a honrar a todos, trata bem e aprende a dar tudo o que Deus te dá. Dar, soprar, inspirar. Onde a Biblia diz que é "inspirada" –na verdade quer dizer-, é soprada, expirada; porque inspirar é tomar. Expirar é soprar. Temos que expirar aos demais, porque quando Deus soprou em Adão, o pôs para governar o Eden, não o pôs quando o criou, mas sim quando o formou. E formou-o quando o soprou. Ensino: Até que não tenha dado algo, nunca estarás formado, porque o Dar é do Espírito e receber é do coração. Nunca poderás governar sobre teu Eden, se não sabes dar. Sou nova criatura, "se alguém está em Cristo nova criatura é"; foste criado mas agora téns que ser formado. Abre teu coração quando for ler a Palavra, quando for à igreja, pois Deus deseja soprar sobre a sua vida mais unção, para que voce possa dar alegremente, porque quando der o melhor, receberás medida recalcada, sacudida e transbordante.

2 comentários:

  1. Excelente texto irmão! Agora temos que praticar! Que o Senhor nos capacite no amor de Cristo!
    ABraços

    Luciano

    ResponderExcluir
  2. estava mesmo precisando dessas palavras abençoadoras para crescer mais na minha vida espiritual,que Deus abençõe muito irmão a sua vida....

    ResponderExcluir