segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

SÉRIE PRINCÍPIOS BÍBLICOS - ESTUDO 5 - PRINC. DA UNIÃO




Texto-base: “Finalmente, sede todos de mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes.” (I Pedro 3:8)
I – INTRODUÇÃO

Como é grande a variedade de vida que existe neste planeta, não é mesmo? Você já parou para admirar como Deus é criativo? Quantas espécies de animais existem? E os vegetais? As formas, as cores, os aromas, os sabores, são realmente fantásticos e nenhum é igual ao outro. Mas todos, para subsistirem, precisam estar em harmonia, vivendo em conjunto. Uns dependem dos outros para viver.
Nós, seres humanos, criados à imagem e semelhança de Deus, também somos diferentes uns dos outros, apesar de sermos todos, em nossa essência, parecidos com nosso Pai. Ninguém é igual ao outro. Até mesmo os gêmeos têm diferenças. Mas, mesmo sendo diferentes, precisamos uns dos outros para viver.
O 5º princípio, União, nos ensina exatamente isso.
Em Romanos 12:5 o apóstolo Paulo diz que mesmo sendo muitos, somos um corpo em Cristo e membros uns dos outros. O que isso quer dizer? Que precisamos uns dos outros, que apesar de sermos diferentes, necessitamos uns dos outros e precisamos respeitar uns aos outros como parte do corpo de Cristo.
Vimos anteriormente, no princípio do Semear e Colher, que tudo o que quisermos que os outros nos façam, temos que fazer primeiro. O princípio da União nos ensina que devemos procurar conviver com os outros em harmonia, tendo em nós o mesmo sentimento de amor, de paz, de misericórdia, como Jesus tinha, olhando para cada pessoa ao nosso redor com respeito, e vendo neles a imagem e semelhança de Deus.
Pense um pouco. O que é mais fácil? Carregar um peso sozinho ou dividi-lo com alguém? Assumir o trabalho sozinho ou dividi-lo com outra pessoa? É claro que é mais fácil quando dividimos as cargas com alguém. Moisés descobriu isso na batalha contra Amaleque. Cada vez que Moisés levantava os braços, Israel vencia, mas quando seus braços se cansavam e ele os baixava, Israel era vencido.
Vendo isso, Arão e Hur colocaram uma pedra para que ele sentasse e ambos seguravam as suas mãos para que não baixassem (Ex 17:12) e assim Israel venceu a batalha. A união nos incentiva a realizar grandes obras, como Neemias, quando edificava os muros de Jerusalém e convocou o povo para trabalhar, todos juntos, um protegendo o outro, um ajudando o outro (Ne 4:16,17).
É claro que, com a grande diversidade de pessoas que existe no mundo, cada pessoa com uma história diferente da outra, nem sempre vamos concordar com todos. Às vezes nos aborrecemos, ficamos ofendidos com as atitudes de alguns, magoados, mas não podemos nos esquecer do que Jesus nos ensinou, principalmente agora que já sabemos que o nosso caráter tem que ser o caráter d'Ele, pois somos seus imitadores, que devemos nos amar uns aos outros e perdoarmos, assim como Ele nos tem perdoado.
Juntos podemos transformar o mundo; juntos podemos construir uma sociedade justa; juntos atrairemos o Messias para estar com a Sua noiva, a Igreja; juntos somos mais fortes; juntos decretamos a derrota de Satanás no planeta Terra; juntos somos proteção uns para os outros. Se andarmos sozinhos, ficamos expostos ao perigo, trabalhamos sozinhos e não temos com quem compartilhar as nossas alegrias, as vitórias e as preocupações.
Salomão, em sua extrema sabedoria, disse que é melhor serem dois do que um (Ec 4:9-12). Seja sábio! Viva em união com todos os que estão ao seu redor: seus pais, irmãos, amigos, vizinhos e você terá sempre alguém com quem contar, além de Jesus, que nunca nos deixa sozinhos.

II – UNIÃO = COMUNHÃO
1 - COMUNHÃO COM CRISTO = COMUNHÃO COM OS IRMÃOS
União com Cristo significa que recebemos seu amor, perdão e salvação. Como o crer e estar unido a Jesus produz frutos, se a nossa fé é viva e verdadeira, então vamos amar e ter comunhão uns com os outros. Vejam estes versículos sobre isso:
"Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos" (João 13.35).
"Sabemos o que é o amor por causa disto: Cristo deu a sua vida por nós. Por isso nós também devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos. Meus filhinhos, o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações" (1 João 3.16,18).
"E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações. Todos os que criam estavam juntos e repartiam uns com os outros o que tinham. Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos. E cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas" (Atos 2.42,44, 47).
O que Jesus, João e Lucas dizem nesses versículos é exatamente o que diz tema: Comunhão entre irmãos é bênção de Deus e prova de nosso amor e fé em Deus.
Paulo, vendo isso na igreja de Éfeso, agradece a Deus por causa deles: "Por isso, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que vocês têm por todos os irmãos na fé, não paro de agradecer a Deus por causa de vocês" (Efésios 1.15,16).
Mas o que é interessante no texto de Atos, é que, por causa da comunhão dos irmãos, havia a estima da sociedade e Deus os abençoava, com mais e mais gente sendo salva!
Na carta de João, estar em comunhão com Deus implica AMAR A DEUS E O AO PRÓXIMO, ANDAR COM UMA VIDA LIMPA OU NENHUM PECADO PARA CONFESSAR E UMA VIDA DE OBEDIÊNCIA E NÃO AMAR AO MUNDO. Aqueles que praticam estas coisas são aqueles que refletem ser filhos de Deus.
HOJE NÓS VAMOS VER UMA APLICAÇÃO PRÁTICA DO CONCEITO DE ANDAR NA LUZ OU ANDAR COM DEUS.
João vai estabelecer uma distinção clara entre aqueles que dizem andar com Deus de verdade e aqueles que estão apenas blefando. Uma grande expressão da comunhão com Deus é o nível de comunhão entre os irmãos.

Ao dizer isto João afirma que A COMUNHÃO COM DEUS DETERMINA O NÍVEL DE COMUNHÃO ENTRE IRMÃOS
• Quando você vê um garoto com uma camisa do São Paulo você diz que ele é .. (são Paulino)
• Quando você vê uma pessoa com uma aliança de ouro no dedo esquerdo você diz que ela é ... (casada)
• Quando você vê uma pessoa correndo na rua de short e camisa combinando, você diz que ela é ... (sarada, está fazendo Cooper...)
• Mas quando uma pessoa está correndo na rua, mal vestida e com ar de desesperada você diz que ela é ...(ladrão)
• E quando você vê uma pessoa falando mal da outra você diz que ela é ...
( ) fofoqueira
( ) Tem língua solta
( ) É uma boa repórter
( ) Anda na luz como Deus está na luz
• VOCÊ JÁ PENSOU NO FATO DE QUE AQUILO QUE EU FAÇO, SINTO E DIGO DIZ MUITO A RESPEITO DA MINHA IDENTIDADE?
• NOS NOSSOS RELACIONAMENTOS QUE IDENTIDADE NÓS TEMOS, A IDENTIDADE DE FILHO DE DEUS OU A IDENTIDADE DE FILHOS DO DIABO?

Ao dizer isto João afirma que A COMUNHÃO COM DEUS DETERMINA O NÍVEL DE COMUNHÃO ENTRE IRMÃOS. ABRA EM I João 3:1-24

Um comentário:

  1. Parabéns, irmão Heraldo, pelos estudos ministrados. São realmente edificantes! Nestes últimos dias da Igreja do Senhor, os evangélicos, que se dizem cristãos, têm demonstrado a existência de uma grande lacuna, por falta de união. Não param para pensar que a bênção do Senhor depende da existência de um ambiente de união entre os irmãos. O salmo 133 mostra com clareza esse fato: “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão, que desceu sobre a gola das suas vestes; como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordenou a bênção, a vida para sempre”(Sl 133). Este salmo revela que, somente num ambiente de união, o Espírito Santo atua plenamente; somente num ambiente de união, cada membro em particular do corpo de Cristo (figurado por Arão, o escolhido para o sacerdócio) se deixa envolver plenamente pelo Espírito Santo (figurado pelo azeite); somente num ambiente de união, o refrigério do Espírito Santo pode nos consolar e nos permitir, mesmo neste mundo de sequidão e necessidade, termos a paz, a alegria e o amor divinos (figurados pelo orvalho de Hermom); somente num ambiente de união, a Igreja prossegue vitoriosa para se encontrar com o seu Senhor nos ares, cheia de vida espiritual e abençoada nos lugares celestiais em Cristo (Jo.15:5,6; Ef.1:3), porque é no ambiente de união que “…o Senhor ordena a vida e a bênção para sempre”.
    Luciano de Paula Lourenço

    ResponderExcluir