sexta-feira, 8 de abril de 2011

EST. BÍBLICOS - SÉRIE ARMADURA DO CRISTÃO - ESTUDO 3 - COURAÇA



Estudo 3 - A COURAÇA DA JUSTIÇA
14 Assim, mantenham-se firmes (...) vestindo a couraça da justiça.
· A couraça era a parte da armadura que protegia o tronco do soldado. Protegia órgãos vitais como o estômago, o fígado, os pulmões, os intestinos, o pâncreas, etc. Mas o seu maior papel era proteger o coração do soldado.
· JUSTIÇA - Dar a cada um o que lhe é devido (Cícero).
Não confundir JUSTIÇA com o DIREITO
· DIREITO (latim directum – o que é correto)- juridicamente indica o ordenamento legal que disciplina a vida em sociedade. O Direito procura administrar a justiça, mas como é fruto do esforço humano, nem sempre isso acontece. Muitas vezes o Direito é usado como instrumento de poder até mesmo contra a Justiça.
Por causa da iniqüidade humana algo pode ser DIREITO sem ser JUSTO.
Mas, o que o apóstolo Paulo quis dizer com essa ilustração?
1) A JUSTIÇA É RECEBIDA DE DEUS
· Não temos justiça própria. A Bíblia nos informa de maneira muito clara que a natureza humana está corrompida. Por isso, todas as ações humanas estão contaminadas por essa natureza do mal.
· Por causa de sua natureza corrompida o homem falha na administração da justiça, na busca pelo bem estar de todos, na busca pela igualdade social, na administração dos recursos humanos e materiais, etc.
· Deus é chamado de JEOVÁ TSIDIKENU – Deus é nossa Justiça. Ele é totalmente justo e com a ajuda dele podemos viver uma vida justa.
2) A JUSTIÇA DE DEUS PROTEGE O NOSSO CORAÇÃO
· Satanás ataca frequentemente o nosso coração - o centro das nossas emoções - dignidade e confiança. A justiça divina é a couraça que protege as nossas emoções que são frequentemente tomadas de medo, insegurança, raiva, rancor, decepções, frustrações, etc.
· A couraça é uma proteção usada contra acusações e censuras do inimigo. Ao invés disso, essa é a justiça de Cristo, imputada por Deus e recebida pela fé, a qual guarda os nossos corações contra as acusações de Satanás e protege o nosso ser interior contra seus ataques.
3) A COURAÇA NOS LEMBRA DA JUSTIFICAÇÃO
· Paulo, ao usar esta peça, como metáfora, para exemplificar a justiça, tinha em mente a justificação.
· JUSTIFICAÇÃO – ato ou ação que desfaz ou anula qualquer imputação feita a alguém. Teologicamente significa que o sacrifício de Jesus anula o nosso pecado e nos coloca no padrão de santidade de Deus.
· Paulo, ao usar esta peça, como metáfora, para exemplificar a justiça, tinha em mente a justificação. Em Rm 8, Paulo comenta que nada poderá condenar o crente, pois é Deus quem o justifica. Isso quer dizer que
· Não podemos confiar em nossa própria justiça, ou santidade, para vencer o inimigo, mas confiar na justiça que vem de Deus, através do sacrifício de Jesus; por isso, é que nada, nem anjos nem potestades, poderá nos separar do amor de Deus.
· Quando somos justificados, o Espírito Santo opera em nós a obra da santificação. Uma obra conjunta com o crente, no qual, este, assume, de forma gradual, o caráter de Cristo, em particular, o caráter justo, íntegro - Paulo aplica este termo, desta forma, em Ef 4:24 e 5:9.
CONCLUSÃO
ANDE POR CAMINHOS DE JUSTIÇA
Vença também essa batalha espiritual. Coloque a couraça da justiça sobre o seu coração. Em Cristo você pode triunfar sobre os exércitos das trevas.
· Você precisa pedir perdão para alguém? Você precisa perdoar alguém?
· Você brigou com alguém? Você deixou de falar com alguém?
· Você tirou alguma coisa de alguém? Tem algo a restituir?
· Você está mentindo para alguém? Você falou mal de alguém?
· Você vive uma mentira e agora precisa dizer a verdade?
“...Vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes... Ef 6.13-14

Nenhum comentário:

Postar um comentário