sexta-feira, 8 de abril de 2011

EST. BÍBLICOS - SÉRIE ARMADURA DO CRISTÃO - ESTUDO 4: CALÇADOS




Estudo 4 - CALÇADOS DA PAZ
Introdução
A paz do mundo: Assim diz o SENHOR: “Ouvem-se gritos de pânico, de pavor e não de paz.
(Jeremias 30.5)
Vejamos como é a paz de Jesus:
Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo. (João 14.27)
A Paz de Jesus é diferente! Ela é Duradoura! Precisamos conhecê-la a fim de pregar o evangelho da paz.

1. A paz de Jesus é perfeita.
Tu, SENHOR, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia. (Isaías 26.3)
2. A paz de Jesus é abundante.
“Então Jerusalém será para mim uma fonte de alegria, de louvor e de glória, diante de todas as nações da terra que ouvirem acerca de todos os benefícios que faço por ela. Elas temerão e tremerão diante da paz e da prosperidade que eu lhe concedo”. (Jeremias 33.9)
3. A paz de Jesus é infalível.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. Filipenses 4.7
4. A paz de Jesus é interna.
Enquanto falavam sobre isso, o próprio Jesus apresentou-se entre eles e lhes disse: “Paz seja com vocês!” (Lucas 24.36)
5. A paz de Jesus é de arriba.
Assim se fala no nordeste! A paz de Jesus é do alto... é de arriba!
“Bendito é o rei que vem em nome do Senhor!” “Paz no céu e glória nas alturas!” (Lucas 19.38)
É possível ter esta paz! Pois ela é fruto do Espírito Santo de Deus!
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade,
fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
(Gálatas 5.22-23)
É preciso que momento a momento você primeiro receba a paz de Jesus, regozije-se nessa paz para só depois compartilhar com o próximo!
Você precisa fazer o exercício espiritual! Entre na academia da alma! A Palavra de Deus diz:
(...) mas enchei-vos do Espírito. Efésios 5.18
Encher-se do Espírito é algo que exige ação! Para calçar os pés é necessário ação! Calce... Veja:
(...) e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. (Efésios 6.15)
Jesus é a paz!
Sei que não é fácil ficar em paz num mundo como o nosso... Mas não desista! Tenha as seguintes atitudes para alcançar a vitória:
Tenha uma percepção correta da adversidade.
Morreu Elimeleque, marido de Noemi, e ela ficou sozinha, com seus dois filhos. Eles se casaram com mulheres moabitas, uma chamada Orfa e a outra Rute. Depois de terem morado lá por quase dez anos, morreram também Malom e Quiliom, e Noemi ficou sozinha, sem os seus dois filhos e sem o seu marido. (Rute 1.3-5)
Na matemática de Deus perda é ganho!
“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” Romanos 8.28
Existe uma conexão entre a sua luta com o amor do Pai!
Persevere em olhar para Deus.
“Quando Noemi soube em Moabe que o SENHOR viera em auxílio do seu povo, dando-lhe alimento, decidiu voltar com suas duas noras para a sua terra.” Rute 1.6
Aquilo que ganha a sua atenção ganha você! (Carlos McCord)
“Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus em pé, à direita de Deus, e disse: "Vejo os céus abertos e o Filho do homem em pé, à direita de Deus".” Atos 7.55,56
Mova-se em direção ao seu milagre.
“Quando Noemi soube em Moabe que o SENHOR viera em auxílio do seu povo, dando-lhe alimento, decidiu voltar com suas duas noras para a sua terra.” Rute 1.6
“Rute, a moabita, disse a Noemi: "Vou recolher espigas no campo daquele que me permitir". "Vá, minha filha", respondeu-lhe Noemi. Rute 2.2
A grande diferença de um crente para o outro está na sua atitude diante das dificuldades!
Prossiga abençoando os outros.
“(...) Certo dia, Noemi, sua sogra, lhe disse: "Minha filha, tenho que procurar um lar seguro, para a sua felicidade...” Rute 3.1
Diante da situação que se encontra você é um candidato a se tornar um tipo ‘uva estressada’, a qual é muito mais valiosa.
A uva estressada é m processo de congelamento produzindo muito mais sabor e doçura... (Mike Wells)
Aguarde um desfecho sobrenatural.
“Então ela foi e começou a recolher espigas atrás dos ceifeiros. Casualmente entrou justo na parte da plantação que pertencia a Boaz, que era do clã de Elimeleque. Naquele exato momento, Boaz chegou...” Rute 2.3
Deus ama surpreender os seus filhos!
“Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós.” Efésios 3.20
O desfecho da história encontra-se em Rute 4.13-17:
Boaz casou-se com Rute, e ela se tornou sua mulher. Boaz a possuiu e o SENHOR
concedeu que ela engravidasse dele e desse à luz um filho. As mulheres disseram a Noemi: “Louvado seja o SENHOR, que hoje não a deixou sem resgatador! Que o seu nome seja celebrado em Israel! O menino lhe dará nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que lhe é melhor do que sete filhos!” Noemi pôs o menino no colo, e passou a cuidar dele. As mulheres da vizinhança celebraram o seu nome e disseram: “Noemi tem um filho!”, e lhe deram o nome de Obede. Este foi o pai de Jessé, pai de Davi.
Conclusão
“Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança: Graças ao grande amor do SENHOR é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.”(Lamentações 3.22)
A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. (Efésios 1.2)
A graça, a misericórdia e a paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, seu Filho, estarão conosco em verdade e em amor.(2João1.3)
Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, SENHOR, me fazes viver em segurança. (Salmos 4.8).

Um comentário:

  1. Estou muito agradecida e cada vez mais convencida
    que Deus é e sempre será a solução para todos as
    nossas dificuldades e dores. Ele tem dado constantes provas disso, que Deus o abençoe sempre.

    ResponderExcluir