terça-feira, 31 de maio de 2011

SÉRIE ARMADURA DO CRISTÃO - ESTUDO 5 - ESCUDO




ESTUDOS BÍBLICOS - SÉRIE: A ARMADURA DO CRISTÃO

Durante oito semanas examinaremos, à luz da Bíblia, a realidade da batalha espiritual que está em curso neste mundo. É uma batalha entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas, Deus e Satanás. Seremos encorajados a nos revestir do Senhor e da força do seu poder. Conheceremos a armadura que Deus deixou disponível para todo cristão em sua jornada vitoriosa. Hoje veremos
Estudo 5 - O ESCUDO DA FÉ
v.16 ...usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.
• Antiga arma de defesa, o escudo era feito de couro ou de metal, geralmente de forma circular ou oval. Os soldados prendiam o escudo num dos braços(quase sempre o esquerdo), por meio de braçadeiras, para se protegerem dos golpes de espada ou de lança.
• Existia duas espécies principais de escudo: o tsinnah, que encobria toda a pessoa, e o magen, para usar-se nos conflitos corpo a corpo. Eram usados para repelir os golpes do inimigo e também para abrigar-se quando os arqueiros inimigos desferiam suas flechas.
O exército romano ajoelhava-se no chão e erguia um muro de escudos para bloquear os mísseis flamejantes. Os Salmos estão repletos da figura do escudo, referindo-se metaforicamente ao amparo de Deus (Sl.3.3; 5.12; 7.10; 18.2,30; 28.7; 33.20; 59.11; 84.9,11; 115.9-11; 119.114; 144.2).
Bendito seja o SENHOR, a minha Rocha, que treina as minhas mãos para a guerra e os meus dedos para a batalha. Ele é o meu aliado fiel, a minha fortaleza, a minha torre de proteção e o meu libertador, é o meu escudo, aquele em quem me refugio. Sl 144.1-2
Porque este escudo é chamado de escudo da fé?
Porque a fé nos protege dos dardos inflamados do inimigo.
Satanás tenta de todas as formas nos atingir. Nem sempre ele pode se aproximar de nós, porque “o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra”. Sl 34.7. Então ele procura nos atingir de longe, lançando os seus “dardos” ou “setas inflamadas”. Eis algumas de suas mais perigosas setas:
• SETA DA INCREDULIDADE
O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2 Co 4.4
Quando o homem permite que a incredulidade contamine os seus pensamentos, ele afasta todas as possibilidades de Deus operar a seu favor.
Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hb 11.6
• A incredulidade anda junto com a perversidade (Mt 17.17);
Onde há incredulidade ocorrem poucos milagres (Mc 6.4-6);
A incredulidade não nos deixa desfrutar do “descanso” do Senhor (Hb 3.18,19).
SETA DO MEDO
“...quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me!" Mt 14.30.
Sentimos medo, quando não podemos controlar uma situação ameaçadora. Quando o inimigo se apresenta mais forte e mais poderoso do que nós! O que fazer quando isso acontece? Como podemos vencer o medo? Vejamos o exemplo do rei Jeosafá, em II Cr 20:
Ele orou, jejuou e buscou ao Senhor, vers. 1-4;
Ele confessou a Palavra do Senhor, vers. 5-9;
Ele ouviu a Palavra de Deus, vers. 14-17;
Ele adorou e louvou ao Senhor, vers. 18-21;
Ele obteve grande vitória do Senhor, vers. 22-26;
Ele se alegrou em Deus e obteve repouso, 27-30.
'Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus’. 2 Cr 20,15b
• SETA DA DÚVIDA
A dúvida é a companheira inseparável do medo. Satanás é o mestre da dúvida. Ele faz tudo para que duvidemos...
Da veracidade de Deus (Gn 3.1-5);
Do amor de Deus (Jó 2.7-10);
De nossa experiência com Deus (Mt 4.3);
A dúvida dificulta a operação de Deus em nossas vidas (Mt 14.28-32);
O homem que duvida é inconstante em todos os seus caminhos (Tg 1.6-8);
Jesus disse para termos fé em Deus, sem qualquer dúvida e, obteremos tudo o que quisermos, conforme a sua vontade! (Mc 11.22-24);
• Tudo é possível ao que crê! (Mc 9.23).
SETA DA CULPA
“...foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite”. Ap 12.10
Satanás tenta nos imobilizar usando a estratégia da acusação. Seu objetivo é manter sempre as nossas consciências sobrecarregadas com o peso da culpa. Ele está sempre procurando trazer à nossa memória a lembrança dos nossos erros e pecados passados. Seu propósito é nos roubar a paz e a confiança no Senhor, e nos fazer sentir rejeitados por Deus! No entanto, podemos ser vitoriosos sobre tudo isso! Na sequência de Ap. 12.10 vem 12.11:
“Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida”. Ap 12.11
Neste texto, nós temos as três atitudes de fé para vencermos a “seta da culpa”:
ü Fé na eficácia do sangue do Cordeiro. (I Jo 1.7; Hb 9.14; Ef 2.13,14);
ü Fé no testemunho da Palavra. Ou seja, quando confessamos o que a Sua Palavra diz, a nosso respeito, vencemos todos os dardos inflamados do maligno. A incredulidade, a dúvida, o medo e a culpa caem por terra, e perdem o poder de nos afetar. Este é o escudo da fé.
• Rendição completa a Deus. Isto significa que deixamos de confiar em nós mesmos, porque já “estamos mortos e a nossa vida está escondida com Cristo em Deus!”. (Cl 3.3)
Vença pela fé os gigantes da incredulidade, dúvida, medo, culpa, e todos os demais que o inimigo colocar diante de você.
Vença os gigantes com o escudo da fé, como Davi venceu. 1 Sm 17.1-50
PARA VENCER OS GIGANTES COM A SUA FÉ...
• APROVEITE AS OPORTUNIDADES
Conhecemos Davi como pastor, músico, salmista, lutador, rei. Mas a porta para uma carreira bem sucedida para ele apareceu no Vale de Elá.
“Enquanto conversava com eles, Golias, o guerreiro filisteu de Gate, avançou e lançou seu desafio habitual; e Davi o ouviu”. v.23
“Davi perguntou aos soldados que estavam ao seu lado: "O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?". v.26
• Ninguém jamais consegue qualquer coisa de importância se não aproveitar as oportunidades. A covardia das forças armadas israelitas, incluindo o Rei Saul, era uma porta aberta para Davi. O mesmo menino pastor que havia matado um leão e um urso diria ao rei “este incircunciso filisteu será como um deles...” (17.36).
NÃO PERMITA QUE NADA O DETENHA
O irmão mais velho de Davi, Eliabe, falou com desdém:
"Por que você veio até aqui? Com quem deixou aquelas poucas ovelhas no deserto? Sei que você é presunçoso e que o seu coração é mau; você veio só para ver a batalha". v.28
Outros que minimizavam poderiam ter dito: “ele é jovem e inexperiente; é a exuberância da juventude”. Um jovem piedoso e cheio de fé pode fazer muita diferença!
A fé remove montanhas. Não fique parado. Não ceda ao primeiro obstáculo. Siga em frente!
• APRESENTE-SE PARA A BATALHA
Davi disse a Saul: "Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele". v. 32
O jovem pastor não se intimidou diante de Golias. Havia matado um leão e um urso, e a afronta não era contra ele e seu povo, mas contra o Senhor dos Exércitos a quem Davi servia. Um cajado, 5 pedras e uma atiradeira na mão!
• CREIA NA VITÓRIA
“Davi, porém, disse ao filisteu: "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. 46 Hoje mesmo o SENHOR o entregará nas minhas mãos... Todos os que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o SENHOR concede vitória; pois a batalha é do SENHOR, e ele entregará todos vocês em nossas mãos". v.45,47
Com sua fé no Deus vivo, Davi venceu todo o medo. O medo nos afasta de Deus e da vitória que somente ele pode nos dar. O povo de Israel ficou 40 anos vagando no deserto porque teve medo e não confiou em Deus para conquistar a Terra Prometida.(Dt 1).
Você se lembra da declaração de Davi no Salmo 27.1?
“O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O SENHOR é o meu forte refúgio; de quem terei medo?”. Sl 27.1
• SEJA MOVIDO POR UM PROPÓSITO MAIOR
Davi fala ao seu oponente que a vitória tinha um propósito maior:
“...e toda a terra saberá que há Deus em Israel”. v.46
A nossa batalha tem por objetivo a glória de Deus. Não a nossa própria glória ou honra, mas a exaltação do nome do Senhor. Ele é digno!
“Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão, derrubou o filisteu e o matou”. v.50

CONCLUSÃO
O escudo dos soldados cobria o corpo todo e era usado para apagar as flechas com fogo lançadas contra eles. A fé é o escudo que cobre todo nosso corpo; com ela estamos protegidos dos ataques de nosso inimigo. Mas não podemos ter fé em nossa própria força, temos que ter fé em Deus.
Na borda do escudo havia ganchos para que um soldado se enganchasse no outro e assim formassem uma barreira enorme. Se andarmos unidos com nossos irmãos, um ajuda o outro a ter fé.
O Senhor diz que nossa fé é pequena, mas pode crescer (Mc 4.31 e 32). Ela cresce quando ouvimos a palavra de Deus (Rm 10.17). Vamos pedir para Jesus aumentar nossa fé (Lc 17.5) porque se ela for grande, Deus poderá fazer coisas impossíveis (Mt 17.20).
A gente também tem que fazer a nossa parte. Não basta ter fé, a gente tem que demonstrá-la: orando, trabalhando na obra de Deus, falando de Jesus aos nossos amigos (Tg 2.17).
Nesta semana Satanás certamente atacará com setas de mentiras e golpeará no seu ponto fraco. Identifique o ataque e se defenda com o escudo da fé.
São muitos os que dizem a meu respeito: "Deus nunca o salvará!". Mas tu, SENHOR, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida. Sl 3.2-3
Deus está levantando uma geração de homens e mulheres de fé que ousam sonhar os Seus sonhos e fielmente se deixar conduzir por eles. Certamente você faz parte desta geração que já faz diferença nesse tempo de grandes conquistas.
33 Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós. 35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro". 37 Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Rm 8.33-37
Apropriando-se do escudo da fé
Amado Pai Celestial, pela fé eu me aproprio da proteção do escudo da fé. Com a tua santa presença para envolver-me como uma cápsula, oferecendo-me proteção total contra todos os dardos inflamados. Concede-me a graça de aceitar o teu propósito ao permitir que algumas das flechas de Satanás ultrapassem o escudo e, ainda assim, louvar-te por isso. Ajuda-me a estar concentrado na tua presença e não nas setas do inimigo.
Em nome do Senhor Jesus Cristo, clamo que me guardes e protejas dos ataques do reino de Satanás. Concede-me fé e aumenta a cada dia a minha fé no teu sangue e no teu grande poder, Senhor. Que os teus anjos ministradores, acampados ao redor de mim, frustrem toda a estratégia do diabo e de seus demônios contra minha vida, meu lar, ministério, minha igreja. Aproprio-me da vitória do sangue do Senhor Jesus Cristo e creio que, por meio dele, sou mais do que vencedor. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário