terça-feira, 31 de maio de 2011

SÉRIE ARMADURA DO CRISTÃO - ESTUDO 7 - ESPADA




ESTUDOS BÍBLICOS - SÉRIE: A ARMADURA DO CRISTÃO
Durante oito semanas examinamos, à luz da Bíblia, a realidade da batalha espiritual que está em curso neste mundo. É uma batalha entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas, Deus e Satanás. Seremos encorajados a nos revestir do Senhor e da força do seu poder. Conheceremos a armadura que Deus deixou disponível para todo cristão em sua jornada vitoriosa. Hoje veremos:
Estudo 7 - A ESPADA DO ESPÍRITO
17 Usem ... a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
• O soldado romano usava o gladius ou gládio (de onde vem a palavra gladiador). Era uma espada com uma lâmina longa (50-55 cm), a arma por excelência do legionário romano, levado à direita da cintura;
Alguns comentaristas observam que a espada é a única arma usada para o ataque na série da armadura descrita. De fato, a espada é tanto uma arma defensiva como ofensiva. A implicação dela ser uma espada curta é que a luta envolve encontros próximos com o inimigo, o que demanda o uso de uma arma relativamente leve e flexível.
Trata-se da palavra RHEMA que é a palavra específica para cada ocasião, diferente da palavra LOGOS, que é a palavra eterna.
A espada do Espírito é a palavra eterna de Deus aplicada no dia-a-dia.
Manejar a espada do Espírito é apresentar e defender as verdades bíblicas e atacar as crenças não-bíblicas com a Verdade da Palavra de Deus aplicada à situação concreta.
Também é o único modo eficaz de vencer as mentiras do Maligno.
PARA USAR BEM A ESPADA DO ESPÍRITO...
1) SUA ESPADA PRECISA SER FORTE
Cl 1.10-11 E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria.
• O poder do Espírito não vem de qualquer jeito. Deus primeiro precisa nos provar.
Falar do processo de fabricação da espada: calor, pancada, frio.
2) SUA ESPADA PRECISA ESTAR AFIADA
Ef 5.18-20 Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
• Com o tempo a espada perde o corte. Precisamos renovar nossa comunhão com o Espírito Santo.
Precisamos também renovar nossas forças em ambientes de culto como as celebrações e os pequenos grupos.
3) SUA ESPADA PRECISA ESTAR NO LUGAR CERTO
Fl 3.13-14 Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.
• Precisamos definir nossas prioridades. O que vamos carregar em nosso cinto?
Também não podemos servir a Deus com o coração dividido.
4) SUA ESPADA PRECISA SER DO MATERIAL CERTO
Pv. 4.23 Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.
• Para ser forte, a espada precisa ser feita do melhor material.
Mais do que os nossos dons, conhecimentos e experiências, o Espírito usa o nosso caráter.
5) SUA ESPADA PRECISA SER BEM MANEJADA
2 Tm 2.15 Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.
• A Bíblia foi inspirada pelo Espírito Santo. A Bíblia também é chamada de espada.
Não manejamos o Espírito, mas podemos manejar (usar) bem a Palavra inspirada pelo Espírito.
O soldado sem treinamento, com treinamento ruim ou incompleto, morre mais cedo no campo de batalha.
Estude a Bíblia todos os dias. Medite nela. Leia livros sobre a Bíblia, pergunte. Quem sabe você pode até mesmo ir a um seminário?
6) SUA ESPADA PRECISA SER UNGIDA
Ef 6.18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
• Unção significa revestimento espiritual. Unção também é símbolo de separação/santificação. Os reis, os profetas, os sacerdotes e os lugares sagrados eram ungidos.
Não basta ter o melhor material e o melhor treinamento. O soldado cristão precisa de unção.
Não existe unção sem oração. Somente a oração libera o poder da unção.
CONCLUSÃO
Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Rm 8.37-39
• Em Cristo vamos triunfar sobre os exércitos das trevas.
• O resultado dessa batalha ecoará por toda a eternidade.

3 comentários:

  1. Parabéns meu caríssimo Heraldo Costa. Que Deus continue iluminando-o com o conhecimento da sua Palavra. Um abraço fraternal em Cristo. Pr. Alex Marcondes (Igreja Batista Betsaida)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meu caríssimo Heraldo Costa. Que Deus continue iluminando-o com o conhecimento da sua Palavra. Um abraço fraternal em Cristo. Pr. Alex Marcondes (Igreja Batista Betsaida)

    ResponderExcluir