sábado, 30 de julho de 2011

ALA CULTURAL - MUNICÍPIO DE AMAPÁ

HOJE A ALA CULTURA, FAZ UMA VISITA PELO MUNICIPIO DO AMAPÁ

O Município de Amapá, que fica no leste do Estado homônimo, já desfrutou da condição de capital do então Território Federal do Amapá, passando o privilégio para Macapá a partir de 1945.
A história do Município é antiga mas seu período mais importante foi quando os garimpeiros paraenses, naturais de Curuçá, Germano e Firmino, descobrem ouro em Calçoene (a esse tempo pertencente ao município de Amapá). O "rush" dos franceses da Guiana, que queriam o ouro a todo custo, criou vários incidentes, com choques violentos que culminaram com a vitória dos brasileiros sob o comando de Veiga Cabral (Cabrallzinho).
Em 21 de janeiro de 1901, as terras do atual município, antes contestadas pela França, foram anexadas ao Estado do Pará após o ganho de causa do Brasil, compreendendo três municípios (Amapá, Oiapoque e Calçoene), com o nome de Aricari. Em 22 de outubro de 1901, pelo decreto nº 798, surge o município de Amapá com a denominação de Montenegro, em homenagem ao governador do Pará, Augusto Montenegro.
Distante 302 km da capital, Macapá, o Município de Amapá oferece todas as condições de franco desenvolvimento em todos os setores da economia sendo favorável à agropecuária, com expressiva produção de rebanhos de bovinos, bubalinos, suínos e eqüinos, em relação aos demais municípios é o maior produtor de leite do estado. O Amapá tem ainda forte tendência para o setor turístico.

NAS FOTOS VOCÊ VAI VER:

- O MUSEU DA BASE AÉREA DA SEGUNDA GUERRA DO AMAPÁ
- A TORRE DO ZEPELIN
- O TUCUMANZEIRO - PALMEIRA NATIVA QUE PRODUZ TUCUMÃ DE ONDE SE FAZ SORVETE
- ESTÁTUA DE CABRALZINHO - HEROI DO AMAPÁ
- PEÕES DAS FAZENDAS CHEGANDO À CIDADE
- CASA CENTENÁRIA - VENDA DE FLORES






Nenhum comentário:

Postar um comentário