sábado, 16 de julho de 2011

SÉRIE O QUE ATRAPALHA O CRESCIMENTO DA IGREJA - ESTUDO 8




ESTUDO 8 - QUANDO A IGREJA NÃO SE PREOCUPA COM OS PERDIDOS

Qual é o principal propósito da igreja? Jesus afirmou que sua missão primordial era "buscar e salvar o perdido" (Lc 19.10). Ele a transferiu para a igreja, pouco antes de deixar este mundo, ao dizer: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século" (Mt 28.19, 20).

Um homem sábio deixou este conselho muito prático para qualquer organização que deseje obter sucesso: "O principal é fazer do principal o principal". A igreja precisa se lembrar de que sua missão mais básica – o principal – é evangelizar. Quando levamos pessoas a Jesus Cristo, oferecemo-lhes algo mais importante do que o aprimoramento do sistema legal ou uma dieta melhor. Damos-lhe esperança de vida eterna.

Embora o evangelismo deva ser uma das prioridades da igreja, desejo frisar alguns aspectos desse assunto:

1 - O evangelismo não deve ter preferência sobre a verdade: A Bíblia nos afirma que 'conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Não podemos levar a mensagem de uma Igreja, seus costumes e sua obra social, se não levarmos a verdade do evangelho: O Poder transformador da salvação em Jesus Cristo.

2 - Evangelismo não é o único objetivo da igreja – O evangelismo é o principal objetivo da igreja, mas não é o único. Jesus nos ordenou fazer discípulos e ensinar-lhes seus mandamentos.

3 - Não podemos avaliar o evangelismo com base em estatísticas – Jesus disse que algumas sementes cairão em solo duro e não irão germinar. Outras cairão em solo fértil, mas mesmo assim produzirão resultados diferentes. Uma rendera trinta vezes mais, outra sessenta e ainda outra cem vezes mais (ver Mt 13.3-9).

Algumas sugestões práticas:

1 - Pregue para os cristãos de sua igreja – Cristãos que crescem espiritualmente são mais "evangelísticos" do que pregações evangelísticas. Incentive os membros de sua igreja – desperte-os para Jesus Cristo e leve-os a buscar crescimento espiritual. Assim eles desejarão contar aos amigos a respeito de Jesus. O melhor evangelismo é o que brota naturalmente da vida dos cristãos com base em sua experiência.

2 - Adote o método evangelístico do "venha e veja" – Alguns dos maiores evangelistas do Novo Testamento foram aqueles que disseram, simplesmente: "Vem e vê". Não há qualquer menção na Bíblia de uma pregação fabulosa por parte de André. Entretanto foi ele quem disse a Pedro: "Achamos o Messias – vem e vê". Quando Natanael questionou se alguma coisa boa podia sair de Nazaré, Filipe lhe disse: "Vem e vê". E a mulher samaritana disse aos seus conterrâneos: "Vinde comigo e vede...".

3 - Inspire as pessoas

4 - Relembre aos membros a missão da igreja

5 - Relembre os membros de convidar os amigos

6 - Tenha consideração pelos convidados

7 - Ofereça um curso sobre as doutrinas da igreja

8 - Ofereça aconselhamento pessoal para os interessados em aceitar a Cristo

9 - Sempre que pregar a palavra, ofereça a oportunidade para que pessoas aceitem a Cristo como salvador.

10 - Esteja preparado para o mover do Espírito Santo

POR QUE DEVEMOS GANHAR ALMAS?
1.Porque Cristo o quer. “Ide por todo o mudo e pregai o Evangelho a toda a criatura” (Mar 16.15).
Pode o crente lavado no precioso sangue do Calvário recusar-se a este pedido? Só queremos receber ou estamos também prontos a dar? Abrimos os nossos corações para as maravilhas de João 3.16, e fechamo-lo às responsabilidades em 1 João 3.16?
Dizemos que estamos ocupados ou enfadados? Estavam ocupados nos céus, de forma que Jesus não pudesse descer e nos redimir? Estava Jesus cansado em demasia, sentado a pé da fonte de Jacó, para falar a palavra que levou o povo, de uma vila, a Deus? Estava ocupado demais com a multidão, a ponto de não ouvir o clamor do cego Bartimeu? Estava com muita pressa para não responder ao desejo da mulher que O tocou, entre o povo? Estava com pressa demais para não ouvir aos dez leprosos, na estrada? Nós, que já O recebemos, estamos fazendo como os nove que não voltaram para glorificar-lhe? Mesmo na cruz, pagando por nossos pecados, não estava ocupado demais para atender a um pobre salteador.
2. Porque somos devedores. “O que toma emprestado e não paga, é iníquo” (Sl 37.21). Muitos têm uma consciência sensível a pagar toda a dívida, mas esquecem que todos os crentes devem ao próximo. “Eu sou devedor a gregos e a bárbaros, a sábios e a ignorantes; assim, quanto é em mim, estou pronto para anunciar o Evangelho” (Rm 1.14-15). Quando recebemos o Evangelho, tornamo-nos devedores e devemos entregar o mesmo Evangelho. (Atos 20.26-27. Compare Ez 3.18; 1 Cor 9.16; Mat 25.26-30)
3. Porque as almas estão perdidas. Os que andam na estrada larga chegarão à destruição. Alguns andam nela propositadamente, mas outros andam porque não conhecem a “estrada que conduz à vida”. Mas, todos que andam nela estão perdidos. Não devemos nós ficar na entrada do caminho para os céus e convidar os homens a andarem conosco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário