terça-feira, 28 de julho de 2009

EVANGELHO



"Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus." (Marcos 1:1)

Evangelho é uma palavra de origem grega que significa “boa notícia” ou “boa mensagem”. O evangelista é uma pessoa que transmite essa boa notícia. O evangelho de Marcos começa com essa afirmação direta: “Este é o começo do evangelho de Jesus Cristo”. As boas notícias são a respeito do Filho de Deus, Jesus Cristo.

Não existe evangelho sem Jesus. Infelizmente, já fomos a algumas igrejas em que ouvimos mensagens positivas, inspiradoras, desafiantes, mas que não tinham nada de evangelho. Já ouvi pregações nas quais sequer era mencionado o nome de Jesus. Uma vez ouvi uma mensagem de uma hora inteira baseada em um capítulo de um livro de auto-ajuda de um consultor empresarial americano. Seria ótimo se fosse uma palestra da empresa, mas não era evangelho, faltava Jesus.

Por mais que a mensagem seja boa e possa ajudá-lo a resolver algum problema ou dificuldade desta vida, ela carece de uma característica importante do evangelho que é Jesus. A boa notícia que é transmitida pelo evangelho é justamente a de que Jesus veio buscar e salvar o perdido (Lucas 19:10) e dar-lhe a vida eterna (João 6:47).

Outra característica do evangelho é que ele é do Filho de Deus. Não é de um Jesus qualquer, não é de um homem comum. Se a mensagem fosse sobre alguém comum, por mais importante que a sociedade o considere, é uma mensagem limitada ao contexto e ao tempo desta pessoa. Já o evangelho do Filho de Deus, não se limita apenas aos judeus nem ao seu tempo.

E por fim a notícia é boa. É impressionante como, na tentativa de conseguir resultados, muitos pregadores transformam a pregação em um show de horrores. Por definição, evangelho é boa notícia. A notícia de que Deus se fez gente para, habitando entre nós, revelar-se a si mesmo em Jesus Cristo, e atrair-nos para Ele (João 12:32).

Nenhum comentário:

Postar um comentário