sexta-feira, 26 de novembro de 2010

SÉRIE PRINCÍPIOS BÍBLICOS - ESTUDO 4 - PRINC. CARÁTER



Textos-base: Gn 1:26 / I Co 6:9; 11:1 / Gl 5:16-21 / 1Pe 1:16
“Sede santos, porque Eu sou santo”
Quando Deus criou o homem, tinha um sonho: formá-lo à Sua imagem e a Sua semelhança. Você sabe o que é ser imagem e semelhança de alguém? É ser parecido a tal ponto de ser confundido com outra pessoa. Deus queria que a Sua obra prima fosse parecida com Ele em todas as coisas, inclusive no caráter. E quando terminou Sua obra, olhou e viu que era muito bom.
O que é caráter? Caráter é o conjunto das qualidades e os hábitos que cada um de nós tem.
Você, provavelmente, já deve ter ouvido alguém dizer: "Fulano não tem caráter" ou "Quem faz isso é alguém sem caráter". Na verdade, caráter todo mundo tem, pois são as qualidades, as características próprias de cada pessoa. A questão é: o caráter é bom ou mau?
Quais são as características de um mau caráter? De maneira geral, é o hábito da mentira, do engano, da rebeldia, da desobediência, da falta de respeito para com o próximo, da falta de amor, da falta de temor ao Senhor, da agressividade, da violência, do roubo, da inveja, da ira, da maldade, etc. Podemos dizer que o mau caráter está ligado às obras da carne que Paulo cita em Gálatas 5:16-21.
E o bom caráter? Podemos associá-lo ao fruto do Espírito (Gálatas 5:22,23). São os hábitos de obediência, cordialidade, amabilidade, integridade, honestidade, mansidão, bondade, paz, alegria, amor, o andar na verdade, em justiça, sendo reto em tudo o que faz. Este deve ser o caráter do cristão, de alguém que conhece a Jesus e procura viver segundo a Palavra de Deus.
O desejo de Deus é formar a imagem e a natureza de Jesus dentro de cada um de nós, tornando-nos a cada dia mais parecidos com Ele. Para isso, o caráter de Jesus tem que ser impresso em nós. Você sabe o que é imprimir? É colocar em algo uma marca profunda, assim como quando levamos uma camiseta para que seja impressa uma gravura ou frase. Você entende? O que Deus quer fazer é colocar dentro de nós o caráter de Jesus, é imprimir em nós uma marca única, para que os outros, ao olharem para nós, para o nosso comportamento, possam ver que somos filhos de Deus, que em nós brilha a glória do Pai, que a santidade está em nossa vida.
Todo líder de excelência, todo homem ou mulher de Deus, que deseja realmente ser imagem e semelhança do seu Criador, precisa ter um bom caráter. A mentira, a desobediência, a rebeldia, o engano, o roubo, a violência, a maldade, o colar na sala de aula, os palavrões, as brincadeiras indecentes, o fumo, a bebida, não podem fazer parte da sua vida.
Você quer realizar o sonho de Deus? Então se esforce para ter o caráter de Cristo e para que a glória e a santidade de Deus se derramem através da sua vida, amém?
ANALISANDO O CARÁTER CRISTÃO
Se você tivesse de escolher entre um músico talentoso mas sem caráter, e outro não tão talentoso, mas com caráter, para formar uma banda. Qual seria sua opção? O que determina o destino de uma pessoa não é o seu talento, mas sim, o seu caráter.
Com freqüência, vemos histórias de muitas pessoas talentosas que, por não terem caráter tiveram as suas carreiras destruídas. Em I Tm 4.12 podemos refletir um pouco sobre caráter através da palavra de Paulo.

Eis alguns pontos que nos ajudam a conhecer e observar numa pessoa de caráter firme e constante:
1º Na palavra – É impressionante como as pessoas são falsas no seu falar, mentem, manipulam, fofocam e não cumprem o que falam.
2º No procedimento – Nossas ações e atitudes refletem muito o nosso caráter. Temos um discurso bonito, mas as nossas ações e atitudes mostram que somos incoerentes.
3º) No amor – O caráter cristão é muito mais que o caráter segundo o mundo. Para o mundo integridade, responsabilidade, etc, denotam um homem de caráter. Mas o caráter cristão valoriza o amor. Em I Co 13, Paulo afirma que podemos ter os melhores dons e até fé para transportar montes, mas sem amor, nada somos.
4º) Fé – Sem fé não se pode agradar a Deus, aliás, a vida cristã começa pela fé e deve caminhar pela fé. As tribulações são momentos onde podemos constatar a grandeza de nossa fé. A fé é parte integrante do caráter cristã. Crer no amor e poder de Deus gera em nós atitudes e ações que exalam o perfume de Deus.
5º) Pureza – Sem santidade não veremos a Deus. (Hb 12.14) Aqueles que têm mãos limpas e um coração puro e que podem subir ao monte do Senhor (Sl 24). O mundo valoriza os talentos. O mundo valoriza as habilidades. O mundo valoriza a inteligência e conhecimento. As pessoas bem sucedidas sãos as mais capazes e mais talentosas. Esse é o sucesso do mundo. Mas o homem mais importante do mundo foi desprezado, humilhado, rejeitado e condenado com um ladrão ou assassino. Aos olhos do mundo um grande fracassado. Mas o seu caráter era incomparável e sua vida mudou o mundo.
Veja abaixo, alguns dos servos e servas que tiveram o caráter moldado por Deus:
Noé: homem justo e incorruptível
Abraão: amigo de Deus
Sara: mulher submissa
Moisés: líder eficaz
José: piedoso e temente
Ester: rainha altruísta
Elias: profeta humilde e determinado
Débora: mulher corajosa
Davi: homem segundo o coração de Deus
Paulo: missionário zeloso e autêntico
Pedro: um discípulo sincero e dinâmico
Jesus Cristo: o maior de todos

Será que o caráter cristão é compatível ou aceitável num mundo tão corrompido e cheio de impureza? Infelizmente, o mundo rejeita esse tipo de caráter cristão. Mas o Senhor está levantando uma geração de cristãos com caráter que há de manifestar a glória de Deus.
A palavra “CARÁTER” também exprime uma marca feita por meio de cortar, gravar, imprimir.
A marca feita por meio do cortar, gravar ou imprimir, pressupõe um encontro entre dois elementos diferentes que se interrelacionam, resultando em sinal.
Para melhor explicitar esta questão propomos uma reflexão sobre uma história que se tornará ilustrativa para com o tema caráter, diante das circunstâncias adversas.
ADVERSIDADES (Desconhecido)
“ Uma filha se queixou a seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam tão difíceis para ela. Ela já não sabia mais o que fazer e queria desistir. Estava cansada de lutar e combater. Parecia que assim que um problema estava resolvido outro surgia.Seu pai, um "chef", levou-a até a cozinha dele. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Em uma ele colocou cenouras, em outra colocou ovos e, na última, pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra. A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo. Cerca de vinte minutos depois, ele apagou as bocas de gás. Pescou as cenouras e as colocou em uma tigela. Retirou os ovos e os colocou em uma tigela. Então pegou o café com uma concha e o colocou em uma tigela. Virando-se para ela, perguntou: Querida, o que você está vendo? Cenouras, ovos e café, ela respondeu.
Ele a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias. Ele, então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura. Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso. O que isto significa, pai?
Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade, água fervendo, mas que cada um reagira de maneira diferente. A cenoura entrara forte, firme e inflexível. Mas depois de ter sido submetida à água fervendo, ela amolecera e se tornara frágil. Os ovos eram frágeis. Sua casca fina havia protegido o líquido interior.
Mas depois de terem sido fervidos na água, seu interior se tornou mais rijo. O pó de café, contudo, era incomparável. Depois que fora colocado na água fervente, ele havia mudado a água. Ele perguntou a sua filha: Qual deles é você? Quando a adversidade bate a sua porta, como você responde? Você é do tipo cenoura, ovo ou pó de café?”
Moral da História: CARÁTER é algo que precisa ser moldado, lapidado como uma pedra preciosa.
Imagine dois corações, um pequeno e outro enorme. O nosso coração, que é pequeno e cheio de defeitos, precisa ser como o de Jesus, grande e perfeito. Para isso, precisamos decidir mudar nossas atitudes (como Paulo, Moisés, Davi, Daniel, etc.) e deixar Deus moldar o nosso CARÁTER.

8 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, poucos são os que agem conforme seus pensamentos e têm a coragem de buscar
    agir conforme Jesus Cristo, mostrar às pessoas que não são compráveis ou que submetem aos princípios contrários de Jesus é algo que requer coragem e muita fé, mas sob tudo Amor.
    Foi muito bom ler este Texto!

    ResponderExcluir
  2. Você é o um homem de DEUS , O caráter q DEUS colocou em você è justamente o que você falou tremendo ..

    ResponderExcluir
  3. Parabéns amado irmão, como nos precisamos aperfeiçoar o nosso caráter a medida de varão perfeito. Bp. Narciso L. Silva. Àgapteos

    ResponderExcluir
  4. Amei, muito profundo mesmo. Que o Senhor o abençoe sempre.

    ResponderExcluir