quinta-feira, 11 de novembro de 2010

SÉRIE PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA O SUCESSO - ESTUDO 2 - PRINC. DA HONRA




“… porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados.”
(I Samuel 2:30)
• A Definição de Honra
A palavra honra no dicionário tem o seguinte significado: avaliação, apreço, valorização, respeito e gloria. Quando “honramos” uma pessoa falamos que ela é extremamente valiosa aos nossos olhos. Dizemos que quem ela é e o que ela diz tem um peso grande.
I - A quem devemos honrar?
• Honrar a Deus
Para alguns isso não é novidade. Honrar a Deus é dar o primeiro lugar a Ele, é entregar a vida à orientação dEle. Mas podemos fazer mais do que isso.
Em Mateus 15:8 está escrito: “Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.”
Jesus disse: “Onde estiver o teu tesouro, ali estará também o teu coração”. Deus se importa com tudo o que fazemos se conseguimos, por meio disso, honrá-lo! Olhe para as Escrituras: Israel durante séculos honrou a Deus com tudo. Cada animal do campo que nascia, cada nova colheita, cada filho que saía de suas entranhas, as festas mensais, feriados, refeições, roupas, corte de cabelo, famílias, casas… tudo trazia a idéia: Isso é para honrar a Deus!
• Honrar a Deus através das Finanças
(Provérbios 3:9-10) – “Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.”
Quando o homem honra a Deus com seus bens ele é abençoado. Em Malaquias 3:10 diz: “Trazei todos os dízimos a casa do tesouro, para que haja mantimento em minha casa, e depois fazei prova de mim, diz O Senhor dos Exércitos se Eu não vos abrir as janelas dos céu e não derramar sobre vós uma benção tal,que não tenham onde guardá-la.”
Quando honramos ao Senhor com nossos bens, Ele repreende o demônio chamado devorador. E quando o homem honra ao Senhor da forma que Ele quer ser honrado, Deus tem o compromisso de abençoá-lo.
Deuteronômio 28:1-6 diz – Se obedecerem fielmente a todos estes mandamentos do Senhor nosso Deus,a todas as leis que estou transmitindo, Deus fará de vocês a maior nação do mundo! E vejam as bênçãos que receberão, resultantes da obediência: Bênçãos nas cidades, bênçãos nos campos, bênçãos de muitos filhos, de colheitas abundantes, de numeroso gado,de numerosas tropas, de numerosos rebanhos, bênçãos de pomares repletos de frutas, bênçãos de fartura de pão, bênçãos quando entrarem e bênçãos quando saírem.
• Honrar a Família
Quando uma família cresce e prospera não é por acaso. Da mesma forma quando famílias falham não é por acaso. Muitas vezes é porque algum princípio na palavra de Deus tem sido negligenciado. Um princípio freqüentemente negligenciado é o da honra. Veja o que diz a palavra sobre o marido honrar a mulher (I Pedro 3:7). Sobre a mulher honrar o marido (I Pedro 3:1). Sobre os filhos honrarem os pais (Exodo 20:12).
(I Pedro 3:7) – “Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.”
(I Pedro 3:1) – “SEMELHANTEMENTE, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;
(Êxodo 20:12) – “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.”
O apóstolo Paulo disse para os maridos serem o cabeça, amarem suas esposas, sacrificarem-se por elas, alimentarem e cuidarem delas. Às esposas foi dito para serem submissas, temerem e respeitarem seus maridos. É dito aos filhos que devem obedecer seus pais. Há muitas outras coisas que podemos fazer para mostrar que valorizamos as pessoas da nossa família.
A atitude de honra e as ações que acompanham criarão um ambiente saudável e aconchegante onde a família possa crescer.
Mas precisamos tomar o cuidado para não deixar que a família tome o primeiro lugar em nossas vidas e honremos mais a ela do que a Deus.
(I Samuel 2:29) - “Por que pisastes o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel?”
• Honrar às autoridades
(Hebreus 13:17) – “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.”
(Romanos 13:1) – “TODA a alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus.”
Não precisa comentar, pois os versículos já falam por si só.

II - Como podemos restaurar a honra nas nossas vidas?
1. Decidir honrar e valorizar mais à Deus e as outras pessoas. Enfatizo a palavra decidir porque honra não é um sentimento, é uma decisão. Deus não ordena sentimentos, mas nos ordena a pensarmos e agirmos de certa formas. Em 1 Pedro 2:17, Deus disse, “tratai todos com honra”. Primeiro temos de decidir que as pessoas são valiosas e principalmente aquelas que Deus pôs sobre nossos cuidados.
2. Agir de acordo com nossa decisão. Enfatizo a palavra agir porque honra envolve fazer, mostrar e expressar.

III - E se as pessoas não merecem honra?
É verdade que algumas pessoas possam não merecer honra devido a sua conduta. Talvez um cônjuge agiu com ódio ou sem amor, ou um filho foi rebelde. Mas é interessante o que Pedro disse: “tratai todos com honra” (1 Pedro 2:17).
A DUPLA HONRA PARA A SUA VIDA SE CUMPRIR ESSE PRINCIPIO
“Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.” (Isaías 61:7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário