terça-feira, 18 de janeiro de 2011

SÉRIE UMA VIDA COM PROPÓSITOS - ESTUDO 1


ESTUDOS BÍBLICOS – SÉRIE: UMA VIDA COM PROPÓSITOS

Estudo 1 - VOCÊ NÃO ESTÁ AQUI POR ACASO

I - INTRODUÇÃO:
Você se conhece bem? Antes que você responda reflita sobre o que eu vou falar. De vez em quando você não tem aquela sensação de que fez ou falou algo que não queria? Não tem a impressão de que sentiu ou fez algo que jamais se julgava capaz? Por vezes você não fica surpreso consigo mesmo?
A verdade é que nós não nos conhecemos bem. A Bíblia diz que o nosso coração é enganoso (Jr 17.9). A Bíblia também nos diz que hoje nós vemos as coisas como quem enxerga apenas uma sombra, um reflexo (1 Co 13.12). Somente com a Revelação de Deus podemos de fato conhecer a verdade sobre as coisas.
Nosso coração sempre está a procura de respostas para o sentido da vida. Nessa procura todos nós fazemos pelo menos três perguntas na vida:

QUEM SOU EU?
QUAL É A RAZÃO DE MINHA VIDA?
PARA ONDE VOU DEPOIS DE MORRER?
QUAL É O SENTIDO DA VIDA?
A Bíblia, a Palavra de Deus tem as respostas.
Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, 4 pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra. (Salmo 8.3-5 – NVI)

II – VOCÊ TERÁ UMA VIDA COM PROPÓSITOS SE VOCÊ
1 - Viver para ADORAR a Deus
"Tu (Deus) criaste todas as coisas, e é para o teu prazer que elas existem e foram criadas." Ap 4.11 (NLT)
Trazer prazer ao Senhor se chama ADORAÇÃO. Fomos criados para adorar a Deus e nossa constituição revela isto. Nossa alma tem sede e fome de Deus. Somente nos sentimos saciados quando adoramos a Deus de todo o nosso coração.
Adoração não é somente cantar, bater palmas ou levantar as mãos. Adoração é um ESTILO DE VIDA.
"... se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus." Rm 12.1 (BLH)

2 - Viver em comunhão com a FAMÍLIA de Deus
"...(Deus) nos deu o privilégio de nascer de novo, de maneira que agora já somos membros da própria família de Deus." 1Pe 1.3b (BV)
EXPERIMENTAR A VIDA JUNTOS É CHAMADO DE COMUNHÃO.
"Assim também é o corpo de Cristo. Todos nós somos parte dele, e cada um de nós é necessário para fazê-lo completo, porque cada um de nós temos um trabalho diferente a executar. Assim pertencemos uns aos outros, e cada um precisa de todos os demais." Rm 12.5 (BV)
Um dos maiores problemas da vida moderna é a solidão. Não fomos criados para vier em solidão. Temos necessidade da presença de outras pessoas.

3 - Viver para tornar-se um DISCÍPULO de Cristo. Para ser como Jesus.
" Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos." Rm 8.29 (BLH)

COMO É QUE ELE NOS FAZ COMO JESUS?
• O Espírito Santo usa a VERDADE para produzir um caráter como o de Cristo.
• O Espírito Santo usa as PESSOAS para produzir um caráter como o de Cristo (Ef. 4:12-13; Tt. 1:13; etc.).
• O Espírito Santo usa as CIRCUNSTÂNCIAS para produzir um caráter como o de Cristo.
O PROCESSO DE TORNAR-SE COMO CRISTO É CHAMADO DE DISCIPULADO.
"Quando alguém se faz cristão, torna-se uma pessoa totalmente nova por dentro. Já não é mais a mesma. Teve início uma nova vida." 2 Co 5.17 (BV)

4 - Viver para SERVIR a Deus e ao próximo
"Deus deu a cada um de vocês algumas capacidades especiais; estejam certos de as estarem utilizando para se ajudarem mutuamente, transmitindo aos outros as muitas espécies de bênçãos de Deus." 1Pe 4.10 (BV)
Nossa vida somente ganha verdadeiro sentido quando estamos envolvidos em fazer algo significativo, algo de valor, algo que corresponda aos anseios do nosso coração. A vida ganha sentido quando sabemos que estamos verdadeiramente servindo a Deus e ao próximo.
Usar a maneira como Deus me formou para servir a outros é chamado de: ministério.

5 - Viver para uma MISSÃO: compartilhar os propósitos de Deus para as demais pessoas
"Da mesma maneira que Tu me deste uma missão no mundo, eu dei a eles uma missão no mundo." Jo 17.18
Realizar sua missão de vida é chamado de MISSÕES
Você precisa de um ministério na igreja e uma missão no mundo
Qual é a sua missão?
"... por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos deu a tarefa de fazer com que os outros também sejam amigos dele. Em nome de Cristo nós pedimos a vocês que deixem que Deus os transforme de inimigos em amigos dele." 2Co5.18,20 (BLH)
" Mas eu não dou valor à minha própria vida. O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer. E a missão é esta: Anunciar a boa notícia da graça de Deus " At 20.24 (BLH)
REALIZAR A MINHA MISSÃO DE VIDA É CHAMADO DE MISSÕES.
Por que minha missão é tão importante? Porque é ORDENADA por Deus.
"Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos." Mt 28.19-20 (NVI)
• porque é a maior CAUSA na qual eu poderia me engajar.
"Deus nos deu o privilégio de insistir com todos para que se tornem aceitáveis diante dEle e se reconciliem com Ele." 2Co 5.18 (BV)
• Porque dá SIGNIFICADO à minha vida .
"Somente aqueles que põe de lado a sua vida por minha causa e por causa da Boa Nova é que saberão realmente o que significa viver." Mc 8.35 (BV)
MAS TUDO ISTO COMEÇA COM UMA DECISÃO
• A decisão de abandonar o pecado;
• A decisão de crer em Jesus Cristo;
• A decisão de adorar somente a Deus;
• A decisão de ter comunhão com a Igreja, que é a Família de Deus;
• A decisão de tornar-se um discípulo de Jesus;
• A decisão de servir a Cristo;
• A decisão de compartilhar a fé em Jesus com as outras pessoas.
A verdadeira vida começa quando você se ARREPENDE e decide VIVER com cristo.
Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele" (Jo 3.36 – NVI)
QUAL É A SUA DECISÃO?
VIVA OS PROPÓSITOS DE DEUS PARA A SUA VIDA.

Um comentário: