segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

SÉRIE UMA VIDA COM PROPÓSITOS - ESTUDO 4


Estudo 4 - VOCÊ FOI CRIADO PARA SER COMO CRISTO !
I - INTRODUÇÃO
Na semana retrasada, nesta série vimos que você foi feito para agradar a Deus. Noutra aprendemos o segundo propósito porque Deus nos criou. Para fazermos parte da sua família. Para vivermos juntos, em comunhão.
Hoje veremos outro propósito de Deus para sua vida: você foi feito para ser semelhante a Cristo. Ser como Cristo (tomar a forma de Cristo) é o verdadeiro propósito do discipulado, que pode ser chamado também de santificação..
“Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”Rm. 8: 29
Você foi feito para se tornar semelhante a Cristo. Você foi criado para ser um cristão!
Desde o começo de tudo, este foi o plano de Deus para sua vida, este é o seu DESTINO!
Em Gn. 1: 26, vemos este desejo de Deus bem claro revelado nas Escrituras: Disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.”
Em toda criação somente o homem foi feito assim, isto é a imagem de Deus. Este é um grande privilégio que nos honra sobremaneira.
Como Deus:
Somos seres ESPIRITUAIS: Você tem um espírito imortal, que irá prevalecer sobre o seu corpo terreno.
Somos seres INTELIGENTES: Você tem uma mente brilhante! Você pode pensar, ponderar, refletir, avaliar; solucionar problemas, você pode até decidir se você vai crer ou não nesta mensagem.
Somos seres que nos RELACIONAMOS: Você pode dar e receber amor verdadeiro por toda sua vida.
Somos seres que possuímos CARÁTER: Você tem uma consciência moral. Em todo momento você está decidindo entre o certo e o errado, o que nos torna responsáveis diante de Deus.
Você está vendo como você é especial? Você possui características que o aproxima de Deus! Você foi feito para ser como Cristo, e não como Diabo!
A Bíblia diz que todas as pessoas possuem partes da imagem Deus, e não somente os crentes! E este é o maior motivo porque os assassinatos, aborto e eutanásia são errados.
Porém pelo pecado esta imagem está danificada, distorcida do projeto original de Deus.
Sem Jesus sua vida está incompleta... E está faltando a melhor parte!
Tenho uma boa nova para você! Deus quer restaurar sua vida!
Está escrito: “A revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade... e não dêem lugar ao Diabo.” Ef. 4: 24 e 27
Ouça bem: Deus não quer que você se torne um deus. Muitas religiões e filosofias de Nova Era estão promovendo esta mentira: que somos divinos ou podemos nos tornar deuses. É a velha mentira do diabo! Deus quer que você se torne um santo. Que assuma valores, atitudes e caráter próprios dele.
Tornar-se como Cristo não significa perder a personalidade ou se tornar um fanático. Deus quer moldar seu caráter e não sua personalidade. E quem faz esta obra é o Espírito Santo.
A Bíblia diz: “Conforme o Espírito do Senhor opera em nós, tornamo-nos mais e mais como ele e refletimos sua glória cada vez mais” 2 Cor. 3.18b
O principal objetivo de Deus para sua vida na terra não é CONFORTO e sim desenvolvimento do seu CARATER.
Caráter como o descrito nas Bem-Aventuranças, nos Frutos do Espírito, Em I Co. 13 (O Grande capítulo de Paulo sobre o amor).
E é a pessoa do ESPÍRITO SANTO que faz esta obra em sua vida, não é por você mesmo. Você por si mesmo não consegue!
“...Segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.” II Co. 3: 18.
Toda vez que você passar por um momento difícil lembre-se: A TERRA NÃO É O CÉU!
Não espere baseado em Jo. 10:10b. que a vida na terra será fácil, a vida na terra é uma atribuição temporária, um teste, uma preparação para eternidade.
Na terra você nunca terá:Saúde perfeita, Conforto eterno, Ausência de problemas, Alívio instantâneo das crises, Todos os sonhos realizados, etc...
Sabe por que? Aqui ainda não é o fim da história. A Vida não termina aqui. O melhor ainda está por vir!!!
Preciso te dizer isto, você pode ter desejos e sentimentos de um fim de ano melhor, porém para você vencer, será necessário muito mais que boa vontade, boas intenções, força de vontade, pensamento positivo, pé de coelho!
II – PARA TER O SEU CARÁTER MOLDADO POR DEUS...
1. DEIXE CRISTO HABITAR EM SUA VIDA
As características de Cristo não são produzidas por imitação, mas por habitação. Nós permitimos que Cristo viva através de nós.
“...Pois este é o segredo: Cristo vive em nós” Cl. 1.27
Quem escreveu estas palavras foi Paulo, que antes vivia para si mesmo. Um homem muito religioso, que só pensava em si mesmo, na sua religiosidade, nas suas boas obras. Ele perseguia cristãos, em nome da sua fé!
Mas isto mudou, quando ele teve um encontro pessoal com Cristo, no caminho de Damasco. Ele abriu o seu coração pra Jesus, o Senhor. Anos depois, Paulo escreveu:
“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” Gl. 2.20
Nunca se esqueça de que a vida não gira em torno de você! Você existe para os propósitos de Deus e não o contrário.
O segredo para se tornar como Cristo é deixar Cristo viver em nós. Somente o Espírito Santo poderá fazer você ser uma nova pessoa, e leva-lo a ter os pensamentos de Cristo, a falar como Cristo, reagir como Cristo, viver como Cristo!
2. MUDE A SUA FORMA DE PENSAR
A Bíblia diz que somos transformados pela renovação de nossa mente.
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” Rm. 12.2
Transformar aqui é “metamorfose” , palavra empregada para descrever a fantástica transformação de uma lagarta em borboleta.
Você quer voar mais alto? Permita que Deus dirija os seus pensamentos. Provérbios diz:
“Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos” Pv. 4.23
Deixe de pensar como criança, diz a Bíblia. A criança é imatura, só pensa em si, é egocêntrica. Muitos cristãos permanecem como bebês a vida toda. Não seja um deles! Vença a imaturidade! Paulo disse que quando ele era menino, falava e pensava como menino. Mas quando se tornou homem deixou para trás as coisas de menino. 1 Cor. 13. Pensar nos outros é a marca da maturidade. Não basta só conhecer a Bíblia e suas doutrinas. A vida cristã é muito mais do que credos e convicções. Tem a ver com conduta e caráter. Nosso comportamento deve ser coerente com a nossa fé!
“...Tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” Fp. 4.8
O cristianismo não é uma religião ou uma filosofia. É um relacionamento, um estilo de vida. E pensar nos outros é a melhor evidência de crescimento espiritual.
Paulo disse: “Nós temos a mente de Cristo”. Um verdadeiro discípulo de Jesus busca isto constantemente. Pensamento altruísta (dê a preferência para o outro, ceda sua vez, seja generoso, doe de si e do seu, sem segundas intenções), longânimo(ande mais 1 milha, se for preciso, seja paciente), pensamento perdoador (não guarde mágoa, ressentimento, libere perdão para o patrão, empregado, parente, irmão em Cristo). Peça ao Espírito Santo que vá transformando a sua maneira de pensar, que renove sua mente todos os dias.
Ao acordar, cada dia, diga pra Deus: “Senhor, não me deixes rastejar como uma lagarta. Faz algo novo e belo em minha vida hoje. Que os teus pensamentos sejam os meus pensamentos, para a tua glória!”
3. DESENVOLVA NOVOS HÁBITOS
O caráter é basicamente a soma dos hábitos. É como você age habitualmente. A Bíblia diz:
“Revestir-se do novo homem , criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade” Ef. 4.24
Para ser semelhante a Cristo, você precisa deixar velhos hábitos e desenvolver hábitos novos e dignos de Deus. Crescimento espiritual não é algo automático. Você deve querer crescer, decidir crescer, fazer um esforço para crescer e persistir em crescer!
Você precisa assumir compromissos!
Substitua a mentira pela verdade
Páginas amarelas da revista Veja. Entrevista que revela como as pessoas mentem e o prazer que elas sentem em mentir.
“Por meio da Palavra, somos unidos e moldados para as tarefas que Deus tem para nós” 2 Tm. 3.17
Para ser um discípulo saudável, alimente-se da Palavra de Deus.
“Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos” Jo. 8.31
Escolha a Bíblia como autoridade definitiva em sua vida. Separe tempo todos os dias para ler, memorizar, meditar e aplicar os ensinos da Bíblia. A verdade irá libertá-lo!
Troque a solidão por uma família
Além da verdade para crescer, você precisa do apoio de uma família espiritual. Maturidade espiritual não se alcança de forma individual e solitária. Você precisa fazer parte de uma igreja e interagir com pessoas. Jesus andava no meio das pessoas e as amava.
“Em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros” Rm. 12.5
Seguir a Cristo inclui integrar, não apenas acreditar. A igreja é o plano de Deus para o mundo!
Um órgão desligado do corpo, murcha e morre. Você está conectado a uma igreja local? É só um freqüentador? Muitos cristãos usam a igreja, mas não a amam.
Deus nos manda amar a igreja, tanto quanto Jesus amou.
O cristão sem a igreja local é como o órgão sem o corpo, ovelha sem rebanho, criança sem família.
Não seja um “crente coelho”, que salta de uma igreja para outra, sem responsabilidade, sem compromisso.
A verdadeira maturidade se manifesta nos relacionamentos. Crescemos mais fortes e mais rapidamente aprendendo uns com os outros e sendo responsáveis uns pelos outros.
Nós queremos ser uma família para você!
Descuide-se da sua igreja, e veja sua vida cristã desmoronar rapidinho.
Aprenda a confiar em Deus nos momentos difíceis
Deus tem um propósito por trás de cada problema. Ele usa as circunstâncias para desenvolver seu caráter. A vida é uma série de problemas, e todos passamos por dores.
Deus utiliza os problemas para trazer-nos para perto de si. A Bíblia diz:
“O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido” Sl. 34.18
Os problemas nos forçam a olhar para Deus e a depender dele, em vez de confiar em nós mesmos.
“Sabemos que Deus age em todas as coisas, de modo que trabalhem em conjunto para o bem dos que o amam e são chamados de acordo com o seu propósito. Pois Deus conhecia de antemão as pessoas e as escolheu para se tornarem iguais ao seu Filho” Rm. 8.28-29.
A história pertence a Deus. Ele controla o leme das nossas vidas. Nós erramos, mas Deus jamais comete erros. O plano de Deus para nossa vida inclui tudo o que nos acontece – erros, pecados e mágoas. Deus pode fazer o bem aflorar da pior adversidade. Ele fez isso no Calvário.
O propósito de Deus é maior do que os seus problemas, sofrimentos e até mesmo pecados!
Cada problema é uma oportunidade para edificação do caráter.
As circunstâncias são temporárias, mas o caráter durará para sempre.
As provações são como o fogo que refina o metal, queimando as impurezas.
VOCÊ TEM DE REAGIR DA FORMA QUE JESUS REAGIRIA.
Mantenha-se concentrado no plano de Deus, não no seu problema ou sofrimento.
Não seja obstinado, rebelde. Deixe Deus trabalhar em sua vida. Somos como jóias moldadas pelo grande Joalheiro. Se o martelete dele não for forte o suficiente para aparar nossas arestas, ele usará uma marreta. Usará o que for necessário. Deus disse:
“Os planos que tenho para vocês são planos de faze-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” Jr. 29.11
Creia: o plano de Deus é bom, e ele sabe o que é melhor para você !
Você está com problemas? Não pergunte pra Deus: “Por que eu?” Diga para ele: “O que o Senhor quer que eu aprenda?”. Então siga em frente, confiando em Deus e fazendo o que é certo. NÃO DESISTA. CRESÇA!
III - CONCLUSÃO:
“E eu tenho certeza de que Deus, que começou a boa obra em vocês, continuará ajudando-os a crescer em sua graça até quando sua tarefa em vocês estiver finalmente terminada naquele dia em que Jesus Cristo voltar” Fp. 1.6
Lembre-se: não existem atalhos para chegar à maturidade.
Queremos o jeitinho, o atalho, a solução imediata. Queremos um sermão, um seminário, ou uma experiência que resolva instantaneamente todos os problemas e que nos alivie da dor. Crescer é um processo gradual.
Deus quer que você dê o primeiro passo em direção a Ele.
Deus espera como Pai, os primeiros passos do seu filho em direção aos seus braços!
Vença seus medos e preconceitos! Hoje é tempo de você agir primeiro!
Você precisa se esforçar para se tornar como Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário