terça-feira, 31 de maio de 2011

SÉRIE ESTUDOS FAMÍLIA - ESTUDO 2 - O DESTRUIDOR DE FAMÍLIAS




SÉRIE: ESTUDOS PARA A FAMÍLIA
ESTUDO 2: EGOISMO – O DESTRUIDOR DE FAMÍLIAS
O DESTRUIDOR DE LARES
Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens egoístas, avarentos, presunçosos, soberbos… sem amor para com os bons…” (II Timóteo 3:1,2)
Você acha que o egoísmo pode nos dar uma vida relevante, gratificante, uma vida feliz?
Veja o que a Bíblia diz sobre egoísmo:
“Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas...” Rm 2:8a
“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade” Fp 2:3a
“Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda a espécie de males”. Tg 3:16
“Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”. 1 Tm 6:10
Embora raramente identificado, o pecado do egoísmo é o culpado responsável por quase todos os problemas, tristezas, miséria e divisões que ocorrem no lar. Uma das marcas dos “tempos difíceis” sobre a qual Paulo profetizou era que os homens seriam egoístas (2 Timóteo 3:1-2). E, como é triste quando os maridos e as esposas subordinarão as necessidades da família às preferências pessoais, pensando nos termos do egoísmo:
O que eu quero, o que eu gosto, meus direitos, meus interesses, e minha felicidade. Pensar de tal modo é praticamente a garantia de tempos difíceis no lar. Mas poucas pessoas vêem o egoísmo como um problema pessoal.
Como H.W. Beecher disse, “O egoísmo é aquele vício detestável que ninguém perdoará nos outros, e ninguém está sem ele dentro de si.” É nossa inclinação a nos vermos como as vítimas do egoísmo em vez de culpados.
Como uma esposa infeliz sobre a qual li recentemente foi ouvida dizendo, “Meu marido não mostra nenhum interesse no que eu faço. Tudo que importa a ele é o que ele faz naquele lugar – seja lá onde é – que ele trabalha!” Tal atitude pode descrever-nos mais do que nós queremos admitir.
Como o povo de Deus, nós não somos ignorantes a respeito dos dispositivos de Satanás (2 Coríntios 2:11), de como o pecado é enganoso, nem de seu poder cegante. Por isso, por mais remoto e improvável que possa parecer, nós devemos ver a possibilidade de egoísmo nas nossas próprias vidas! Como o filho pródigo, cada um de nós deve cair em si para superar a si mesmo (Lucas 15:17).
Como Paulo disse, “Examinai-vos a vós mesmos…” (2 Coríntios 13:5), teste seus motivos com honestidade absoluta pois ninguém pode lidar com um problema que não admita que tenha. Negar a si mesmo é uma das primeiras lições a ser aprendida pelo seguidor de Cristo (Mateus 16:24). Nada é mais fundamental para a obediência e justiça. Sem isso, nenhum homem pode verdadeiramente amar sua esposa como Cristo amou a igreja (Efésios 5:25). Como o amor de Cristo sacrificou a si mesmo para a igreja, assim deve ser o amor do marido para sua esposa. É um amor que dá sem egoísmo. Sem isso, as esposas não podem ser submissas a seus maridos, assim com ao Senhor (versículo 22). O mesmo espírito que leva à submissão ao Senhor deve levar à submissão entre o marido e a esposa. Ser o que o Senhor quer que eu seja significa ser o que devo ser com meu cônjuge.
O egoísmo, então, é um pecado contra o homem e Deus – e, muitas vezes, contra os filhos.
Conseqüentemente, criar os filhos na disciplina e admoestação do Senhor (Efésios 6:4) envolve negar a si. Por exemplo, criar os filhos para o céu leva tempo. O egoísmo rouba esse tempo precioso de muitos filhos – sob um pseudônimo, para ter certeza. Ocupado demais, cansado demais, para falar e responder perguntas, para ler a Bíblia, para orar com eles, para levá-los aos cultos. Mas, talvez o que seja pior são aqueles filhos que sofrem porque os pais egoístas dividem o lar em vez de negar a si. É quase impensável que alguns negociariam uma família boa pelo prazer próprio; por uma garrafa, por um amante, pelos “bons tempos”. No entanto, continua a acontecer, até em alguns que alegam ser cristãos. Dessas formas, e de outras até ainda mais sutil, o egoísmo é um grande destruidor de lares. Que Deus possa nos ajudar a removê-lo das nossas vidas.
- O egoísmo está na base de um número incrível de dificuldades matrimoniais.
- É extremamente difícil viver com alguém que sempre pensa só em si mesmo.
- Cuidar de uma criança é trabalho duro porque ela não tem consideração com as necessidades e desejos dos outros. Suas necessidades precisam ser satisfeitas imediatamente ou ela fará com que seus pais saibam de sua infelicidade por meio de gritos estridentes!
- Como adultos, já deveremos ter ultrapassado tal egoísmo, mas infelizmente alguns esposos agem bem dessa mesma maneira. Se as coisas não são feitas como lhes serve, eles ficam trombudos ou têm ataques de cólera, muito parecidos com os das crianças que não sabem de nada melhor.
- A mulher virtuosa de Provérbios 31 sacrificava-se, trabalhando para prover a sua casa (Provérbios 31:10-31).
- Cada cônjuge [amadurecido] deverá estar querendo pôr as necessidades e desejos do outro antes do seu próprio, se necessário (Filipenses 2:4; 1 Coríntios 13:5), e os que são infantis não deveriam casar-se!
- O egoísmo é a causa central dos problemas que há entre pessoas. A Bíblia diz em Tiago 4:3 “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.”

Um comentário:

  1. Realmente o egoímo e a servidão ao dinheiro é a causa central de nossos problemas. Sofri muito por causa de pessoas egoístas dentro de minha família e ainda sofro, mas meu grande objetivo é ficar bem longe destas pessoas.
    Muitos me julgam por causa disso, mas quando se tem uma mãe que me deu um golpe financeiro por pensar na felicidade dela, pouco importanto se eu ficaria sem nada e necessitando de ajuda alheia ou um pai que destruiu a familia para ir atras de mulheres jovens e quando elas envelhecem e/ou ficam um pouco mais chatas as troca como alguem troca de roupa, sem citar suas falsas promessas de ajuda nunca cumpridas por interesses egoistas e sem sentimento de culpa e responsabilidade. Entao eu desconsidero as pessoas que me julgam e não compreendem meus atos.
    Por fim, eu não me considero uma pessoa egoista,mas tambem não sou perfeita, deixar de ser egoista é uma luta constante no nosso dia-a-dia. Penso nos outros, tento ao maximo não julga-los e ajudo dentro do possivel e o pior que ainda sim sou julgada quando ajudo aqueles que me pedem comida!!!! Ja vieram reclamar de mim por dar alimento a um mendigo, pois para as pessoas ele não merecia. Tambem luto muito para não ser escrava de dinheiro, o qual para mim destroi fortemente as pessoas e tento perdoar aqueles que me machuram profundamente.
    A biblia esta correta e para mim pessoas que vivem sem seguir a biblia é igual a um cego que tenta guiar o outro ou como uma criança tentando viver em um mundo cruel sem ter um bom guia para ajuda-la.

    ResponderExcluir