terça-feira, 21 de junho de 2011

ESTUDO BÍBLICO - SÉRIE O QUE ATRAPALHA O CRESCIMENTO DA IGREJA - FALTA DA VERDADEIRA ADORAÇÃO




ESTUDO BÍBLICO - SÉRIE: O QUE ATRAPALHA O CRESCIMENTO DA IGREJA
ESTUDO 4 - FALTA DA VERDADEIRA ADORAÇÃO
João 4:23,24
Introdução: É muito claro que Deus o procura no assunto de adoração. Deseja Deus ser adorado por aquilo produzido por Ele. Isso seria uma adoração em “espírito e em verdade”. O que cria confusão entre os que querem adorar O SENHOR é tanto a teoria quanto a prática, de adorar em espírito. Podemos entender melhor este assunto, se entendêssemos o próprio espírito do homem.

1º O Espírito do Homem Natural e a Adoração Verdadeira

A. O homem natural não pode adorar a Deus verdadeiramente.

* Porque ele é natural (não espiritual). 1 Coríntios 2:14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

* Ele descende do primeiro Adão. 1 Coríntios 15:45 Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante.

* Ele é morto espiritualmente. Efésios 2:1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados.

* Ele é um pecador em desobediência. Efésios 2:2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; Efésios 2:3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.

* Ele é inimigo de Deus. Romanos 8:7 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

* Ele está separado de Deus. Isaias 59:1 Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. 2 Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

* Ele não tem entendimento espiritual. 1 Coríntios 2:14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente

* Naturalmente nada há nele que agrade a Deus. Jeremias 13:23 Pode, acaso, o etíope mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Então, poderíeis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal. Romanos 8:8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

* Ele é apenas um ser terreno com uma alma vivente. 1º Coríntios 15: 45 Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. 46 Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual. 47 O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu.

* Ele vive segundo a sua natureza pecaminosa, não podendo por si mesmo fazer o bem. Romanos 7: 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.

O Espírito do Homem Novo e a Adoração Verdadeira
* Ele agora é um homem espiritual. 1º Coríntios 15 Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém.

* Ele agora foi vivificado pela obra do último Adão. 15: 45 Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante.

* Ele é uma nova criatura. 2 Coríntios 5:17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

* Ele foi nascido de Deus. João 3:3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

* Ele agora está espiritualmente vivo. Efésios 2:1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados.

* Ele não vive pecando. 1º João 5:18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.

* Ele tem o Espírito Santo habitando em si. 1º Coríntios 6:19 Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

* Ele agora tem um homem interior (natureza espiritual). 22 Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus.

* Ele tem prazer na lei de Deus.

Conclusão do ponto: Resumo: A adoração “em espírito” é muito mais que um cântico bem cantado, ou uma aparência de santidade, uma concordância de observar uma lista de regras para a vida, ou um sentimento de bem estar. A adoração “em espírito” é um estilo de vida para com Deus, que deseja ser conforme o Seu Filho. Esse estilo de vida espiritual resulta em uma apresentação dos nossos corpos em sacrifício vivo para expressar pública e continuamente uma vida santa e agradável a Deus (Rom. 12:1,2; Gal. 2:20).

Estás com o principal de uma vida espiritual, o Cristo? Somente com Ele seremos agradáveis a Deus. Somente por Ele temos o espírito vivificado pelo qual Deus deseja ser adorado.

Como o Cristão Adora “Em Espírito”
1. Ele vai fazer de tudo para que o seu homem natural vença a guerra e ele não seja vencido pelo pecado. Rm 7:22-25
2. Esta adoração é possível mediante tudo o que ele recebeu, e por obediência confessando o seu pecado dia após dia. 1º João 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

Conclusão: O homem que cultiva uma sensibilidade ao temor de Deus nos seus pensamentos, na fala, na vestimenta, no estudar, no trabalhar e no adorar e é levado a obedecer a Palavra de Deus onde quer que seja, no lar, na sociedade ou na igreja, esse é o homem que adora Deus “em espírito”.
A adoração que agrada a Deus não é produto dos esforços do homem natural mas é fruto do Seu Espírito que está no homem novo. Isso é o que significa “adorar em espírito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário