terça-feira, 21 de junho de 2011

ESTUDO BÍBLICO - SÉRIE O QUE ATRAPALHA O CRESCIMENTO DA IGREJA - EST. 5 - NÃO CUMPRIR COM MINHAS RESPONSABILIDADES




ESTUDO BÍBLICO - SÉRIE: O QUE ATRAPALHA O CRESCIMENTO DA IGREJA
ESTUDO 5 - NÃO CUMPRIR COM MINHAS RESPONSABILIDADES.

1º Quando eu me recuso a estudar a palavra de Deus. Mateus 22:29 Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.
* Permitindo assim qualquer doutrina falsa infiltre no meio da igreja
* Perdendo as oportunidades de explanar esta palavra à outras pessoas.
* Não conseguindo agir consoante àquilo que está escrito na palavra de Deus.
* Não cresço na vida espiaritual perco assim uma plena do Espírito Santo.

2º Quando eu me recuso a obedecer a Deus. 1 Samuel 15:22 Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.
* Obediência é a base do sucesso espiritual.
* A obediência culmina nas bênçãos de Deus a favor do individuo

Provérbios 28:20 O homem fiel será cumulado de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não passará sem castigo.

3º Quando eu me recuso ser crente também fora da igreja. Mateus 5:16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
* Eu sendo crente em todos os lugares eu impacto as pessoas à minha volta.
* Sendo crente em todos os lugares eu abençôo as pessoas.

4º Quando eu me recuso exercer o meu papel no corpo de Cristo. 1 Coríntios 12:12 a 26
* O corpo é único, e seus membros indivisíveis.
* O corpo é interdependente
* O corpo tem a sua funcionalidade, quando todos os membros cumprem suas respectivas funções (dar exemplo do encontro de casais).
* Não temos escolha, precisamos dos membros do nosso corpo, a igreja da mesma forma precisa dos seus membros.

5º Quando eu me recuso amar, como Cristo mandou amar. Marcos 12:31 O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
* O amor é o mandamento
* O amor é o vínculo.

Colossenses 3:14 acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.

6º Quando eu me recuso ser um dizimista fiel.
* Abraão deu o Dizimo antes que existisse lei do Judeu
Gênesis 14:17 Após voltar Abrão de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele, saiu-lhe ao encontro o rei de Sodoma no vale de Savé, que é o vale do Rei. 18 Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo; 19 abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; 20 e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo.

* O dízimo é a manutenção da casa de Deus. Malaquias 3:10 Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.

* O dízimo é a alegria demonstrada do crente. 2 Coríntios 9:7 Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria.

7º Quando eu me recuso congregar. Hebreus 10:25 Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.
* A igreja congregada representa o corpo de Cristo na terra.

1 Coríntios 1:2 à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

2 Coríntios 1:1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto e a todos os santos em toda a Acaia.

* A igreja congregada pode orar e ser respondida. Atos 12:5-12

Atos 13:1 Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo. 2 E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3 Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.

* A igreja congregada colabora uns com os outros. Atos 2: 46 Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,

* A igreja congregada tem a simpatia das pessoas à sua volta. Atos 2:46 Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,

Conclusão:

Eclesiastes 9:10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário