quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SÉRIE DESPERTAR PARA O EVANGELISMO - ESTUDO 4



ESTUDO 4 - A BUSCA CONSTANTE DA SANTIDADE
Passagem Bíblica: Gálatas 5.1,16-25
Memorizar: Hebreus 17.14

Introdução
Ser santo nos dias atuais é muito difícil, quando a humanidade está sendo levada impiedosamente para a prática do mal. Mas se Deus requer de seus filhos que vivam em santidade é porque isso é possível. Mesmo que para conseguir tal situação seja necessário que o crente abra mão de muita coisa que ele aprecia. Deus requer do homem algumas coisas que às vezes lhe parecem difíceis, mas Deus nunca pede nada impossível. Se o crente contar apenas com a sua disponibilidade de força e capacidade, nunca conseguirá a vida de santidade necessária para agradar a Deus. É preciso, pois, que ele aprenda a depender do Espírito Santo e deixe que Ele conduza todos os seus passos.

I. SANTIFICAÇÃO: RESULTADO DA JUSTIFICAÇÃO
Falar em santidade nos dias atuais, para muitos, parece ser sinônimo de falta de juízo, ou melhor, loucura mesmo. O mundo está de tal forma escravizado pelo pecado, que as pessoas perderam o conceito de santidade. Os limites vão se alargando e quanto mais liberdade o homem possui mais ele a deseja, e mais se distancia do padrão dado por Deus.. Alguns acham que santos foram somente aquelas pessoas que nos tempos antigos viveram em conventos, enclausuradas, isoladas em montanhas onde viviam como eremitas, separadas da sociedade ou longe do convívio com outras pessoas. O conceito de santidade encontrado na Bíblia é bem diferente.

1. O Que se Entende Por Santificação
Santificação significa tornar-se santo; significa também: Separação – viver no mundo, mas não compartilhar com o que ele oferece, com aquilo que não agrada a Deus.
(II Coríntios 6.17-18). Dedicação – O crente é separado do mundo para dedicar-se a Deus (Gálatas 2.20). Purificação – É a condição de retidão que Deus exige dos seus filhos. Significa limpeza, pureza (Hebreus 9.13). Consagração – significa viver em conformidade com a natureza divina (I Pedro 1.16). A santidade e a fidelidade se harmonizam. Fidelidade –significa obedecer e praticar aquilo que Jesus determinou. Enquanto que a santidade é a maneira como se pratica.

2. O Caminho Para a Santificação
A santificação é algo que se alcança paulatinamente, com o crescimento espiritual (Efésios 4.13), que vem com o estudo sistemático da Palavra. Santidade é, pois, separar-se do pecado (I Pedro 2.9) e voltar-se para Deus em obediência ao seu querer. Só através da identificação com Cristo em sua morte, o homem poderá alcançar condições de se santificar. Isso deve estar bem claro na memória de cada cristão. Como diz o apóstolo Paulo: sabendo (Romanos 6.6), isto é, tomando conhecimento, tendo certeza. Considerai-vos (Romanos 6.11): significa fazer análise, aceitar, fazer considerações acerca do assunto. Apresentar-vos (Romanos 6.13): após tomar conhecimento da situação, considerar e aceitar o fato, o crente deve apresentar-se a Deus “como vivo dentre os mortos”, isto é, ressuscitados com Cristo para viver em santificação. Entende-se, pois, qua a entrega total da vida do crente para a santificação é um oferecimento a Deus, é um culto racional (Romanos 12.1). A razão permanece viva, a mente, o raciocínio não ficam afetados ou paralisados (I Coríntios 14.32). Tudo é praticado com consciência.
3. Passos dados em direção à santidade – o homem, por melhor que ele seja, não pode aproximar-se de Deus. Ele precisa, em primeiro lugar, restaurar sua situação. Isso só acontece através da salvação oferecida por Jesus.
Primeiro passo – arrependimento – significa reconhecer seu estado de pecador (Romanos 3.23) e crer em Jesus como Salvador. Segundo passo – perdão – reconhecendo sua culpa e arrependendo-se é alcançado pela misericórdia divina (Colossenses 3.13; I João 2.12) e seus pecados são perdoados. Terceiro passo – regeneração – o passo seguinte ao perdão é a regeneração que significa mudança em todos os sentidos. Mudança de dentro para fora (João 15.3). Quarto passo – justificação – significa que não existe mais nenhuma acusação contra o regenerado que seja levado em conta. Jesus levou na cruz todas as ofensas e pecados e aquele que crê no Seu sacrifício é justificado por Ele (Romanos 5.1; Efésios 2.13-16).)
4. Alcançando a Santificação – (I Tessalonicenses 4.3) – A vontade de Deus é que Seus filhos sejam santos. O que se deve santificar – O homem é um ser tricotônico, isto é, constituído de espírito, alma e corpo (I Tessalonicenses 5.23). Ele é também um indivíduo, o que significa que nada atua em separado. Por essa razão, tudo no homem deve ser santificado.
a) A Santificação do Espírito
É com o espírito que o homem toma consciência do bem e do mal, do que é certo e do que é errado (Salmo 3.2; 51.10-12; II Coríntios 7.1). É com o espírito que nos ligamos a Deus.

b) A Santificação da Alma
A alma é a sede da vontade, dos sentimentos e das emoções. Se os nossos sentimentos e a nossa vontade forem puros as nossas ações também serão puros (Filipenses 2.2-5; 4.7-8; I Pedro 1.22).

c) A Santificação do Corpo
O corpo precisa ser puro porque é o templo do Espírito Santo ( I Coríntios 6.13,19).
O primeiro versículo de Gálatas 5 fala da liberdade que Cristo concedeu através da salvação. Paulo bem conhecia o pensamento de sua época com relação à santidade e ao viver religioso. Aqueles legalistas fariseus ensinavam que a observância da lei mosaica, por exemplo, a circuncisão, o lavar das mãos, os cerimoniais, etc., eram necessários para a garantia da justificação. Porém, Paulo mesmo enfatiza que Cristo veio libertar a pessoa desse tradicionalismo enganoso e conceder-lhes a justificação pela Sua obra redentiva. Depois de liberto, o homem precisa demonstrar firmeza em suas crenças para não voltar à servidão do pecado de onde foi liberto por Jesus.

5. Rejeitando as Obras da Carne
É claro que mesmo depois de aceitar Jesus, a pessoa não desconhece as obras da carne. Naturalmente, sabem que elas existem, são manifestas em toda parte, e até desafiam o crente porque elas provém de satanás. Diante desses fatos, o cristão deve estar sempre vigilante para saber o que deve ser evitado e o que deve ser praticado.

CONCLUSÃO
Entende-se, portanto, que a santificação vem depois que a pessoa crucifica sua carne, isto é, morre para o pecado e ressuscita com Cristo para viver em novidade de vida (II Coríntios 5.17). Para uma nova criatura é possível sim, viver em santidade. Negar-se a si mesmo não é fácil. Isso só acontecerá com a intervenção do Espírito Santo. O “homem velho” com suas obras carnais desaparece, dando lugar à nova criatura. Esta, por sua vez, vai crescer e se desenvolver e produzir bons frutos, o fruto do Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário