quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SÉRIE DESPERTAR PARA O EVANGELISTMO - ESTUDO 5



ESTUDO 5 - A ESPERANÇA DO VERDADEIRO CRISTÃO
Passagens Bíblicas: Romanos 8.16-25; II Coríntios 4.16-18
Memorizar: Tito 2.13

Introdução
O apóstolo Paulo fez uma bela advertência quando se expressou sobre a esperança “Se esperamos nesta vida, somos os mais miseráveis...” (I Coríntios 15.19). O fato verdadeiro que Jesus prometeu a vida eterna aos que permanecem firmes até o fim (João 5.24).
I. DESCREVENDO A ESPERANÇA
a) O Que é a Esperança?
Esperança é o ato de esperar aquilo que se deseja. É uma expectativa relacionada a uma promessa. É manter confiante perseverança para se alcançar o futuro. O cristão tem sua visão direcionada para o futuro. Mesmo passando por tribulações, o crente não deve deixar sua esperança se desvanecer quando os sofrimentos ou adversidades se apresentarem em larga escala. O apóstolo aconselha que devemos lançar mão da esperança proposta, a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu, onde Jesus, como precursor entrou por nós à direita de Deus Pai como nosso intercessor.

b) Como obter a Esperança
A esperança é fruto da experiência com Cristo (Romanos 5.3-5). É a comunhão com Deus que faz o crente entender coisas que são ocultas ao homem natural.
O cristão não tem motivos para viver triste. A tristeza em sua vida é passageira porque ele possui um regozijo que a ultrapassa.

II. A RECOMPENSA DA ESPERANÇA
A visão do verdadeiro cristão está direcionada para um futuro eterno com Jesus. O salvo aguarda, com expectativa, o grande momento da volta do Senhor Jesus, a qual poderá acontecer a qualquer instante.

a) A Esperança no Presente
Enquanto o crente vive nesta vida terrena, é claro que ele necessita de sobreviver como todo o ser humano. Não é pecado desejar prosperidade. O homem foi dotado, por Deus, de instintos para o seu bem viver. Um deles é o instinto de aquisição. O que constitui pecado é a ganância, a avareza, a cobiça, a inveja. Valorizar mais o material do que o espiritual, isso sim é condenado pelo Senhor (Mateus 6.19). Ele sabe que tudo pertence ao Senhor. Que é apenas um dos bens

b) A Esperança do Porvir
A esperança e a fé se completam. É como se a esperança fosse o caminho para se alcançar aquilo que se aguarda por fé. É a esperança nas coisas futuras que desvia a atenção do crente das coisas terrenas. Alguns estão oferecendo um evangelho que muda a vida material de uma hora para outra. O pobre se torna rico, o desempregado vira empresário, o que ganhava salário mínimo vai ter condições de possuir um carro importado, e assim por diante. Esse é um evangelho fraco, mentiroso e enganoso. O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo o que nele crê (Romanos 1.16). O apóstolo Paulo disse: “não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas coisas que se não se vêem, porque as coisas que se vêem são temporárias e as coisas que se não vêem são eternas - II Coríntios 4.18. Aquele que coloca como prioridade do evangelho as coisas materiais está depreciando todo o sacrifício feito por Jesus. O Evangelho oferece salvação, vida eterna com Cristo.
A esperança e a fé se completam. É como se a esperança fosse o caminho para se alcançar aquilo que se aguarda por fé.
Portanto, a esperança maior do cristão é naquilo que não se vê. O verdadeiro cristão espera ser arrebatado por Cristo se não passar pela morte. (I Tessalonicenses 4.17).

CONCLUSÃO
O crente tem convicção de sua fé. Tem esperança de vida eterna através de Jesus. Sabe que Jesus é o único caminho que conduz à salvação. O mundo jaz no maligno. Ele é enganador e mentiroso. Distrai as pessoas com falsos conceitos de salvação. Então, as pessoas começam crer em reencarnação, purgatório, salvação pelas obras, pensam que depois da morte serão salvas por orações feitas por parentes aqui na terra; outros acreditam que não existe inferno, nem haverá julgamento porque Deus é Pai amoroso. Quanto engano!!! A hora de apresentar o verdadeiro Salvador é agora. Ele disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” João 14.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário