segunda-feira, 14 de novembro de 2011

SÉRIE LAR CRISTÃO - ESTUDO 1 - TOMO POSSE

ESTUDOS BÍBLICOS - SÉRIE LAR CRISTÃO
ESTUDO 1 - TOMO POSSE DO MELHOR DE DEUS PARA MINHA FAMÍLIA
Deus nos fez seres sociais, fomos gerados em família para viver em família. A benção da vida abundante (Jo 10.10) não pode ser vista apenas para a individualidade, viver com excelência também é um projeto coletivo de Deus para nós.
Deus não nos fez para ser humilhados ou para viver sob escravidão de crises permanentes, ELE nos criou e proveu para nós, através de seu filho, um projeto de restauração completa. É certo, que somente na eternidade viveremos a plenitude dessa restauração, mas, desde agora, podemos receber muitos de seus benefícios.
O melhor de Deus na família inclui:
A família espiritualmente restaurada. O projeto de Deus é que nenhum dos nossos se perca. A Salvação é um projeto para toda a casa (At 16.31). Não desista até ver toda a sua família servindo no reino, ainda que falte apenas um, não desista até ver todos na presença de Deus.
A família emocionalmente equilibrada. Relacionamentos sadios num ambiente de plena harmonia, esse é o projeto de Deus para nosso lar. Nossa casa precisa ser “um pedacinho do céu”. É preciso cultivar sentimentos e atitudes nobres, como amor, cortesia, altruísmo, bondade, etc…
A família vivendo em plena prosperidade. Ser próspero é ser suprido. Deus tem pra nós um cuidado especial que excede o cuidado dele com os lírios dos campos ou com as aves dos céus (Mt 6.28,29). Ele “suprirá” cada uma de nossas necessidades (Fp 4.19). Esse “suprir” de Deus envolve não apenas questões ligadas a finanças, mas a todas as carências humanas, e isso implica, inclusive, saúde física para nossa família.
A parábola da dracma (moeda) perdida é um daqueles textos bíblicos que nos revela de forma extraordinária os segredos de como viver o melhor de Deus. Veja o que o texto de Lc 15.8,9 diz:
“Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?
E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.”
Desse texto podemos extrair algumas preciosas lições, vejamos:
LIÇÃO 01
É Preciso ter a consciência e o desejo de viver O MELHOR DE DEUS. Ao perder uma dentre suas dez dracmas, essa mulher não ficou conformada por ainda ter nove moedas, afinal, se o projeto de Deus para ela era dez moedas, porque se conformar com “quase” dez. às vezes “boas” experiências ou “quase conquistas” tem sido nossas maiores barreiras para seguir em frente. Se por um lado não podemos ser ingratos com o que temos e vivemos, por outro, precisamos ter cuidado para que o “bom” não nos impeça de viver o “melhor”.
Em Dt 1.26 temos um péssimo exemplo de quem perdeu essa consciência e esse desejo de viver o melhor de Deus, lá diz que a nação de Israel “não quis tomar posse da terra”. Tenhamos cuidado para não nos adaptar ao modelo de vida medíocre que o mundo nos oferece. Por mais que esteja “bom”, vamos avante, Deus tem o “melhor” para nós.
LIÇÃO 02
É preciso ter iniciativa para se viver O MELHOR DE DEUS. Iniciativa aqui pode também ser vista como a capacidade de reação em meio à perda. Ela não ficou lamuriosa, chorando pelos cantos, lamentando a perda da moeda ou achando que a vida tinha acabado. O que vemos é alguém capaz de reagir, capaz de tomar iniciativa e de re-conquistar o tesouro perdido. É disso que precisamos: tirar o foco das perdas do passado, e com certeza todos nós tivemos muitas, e olhar para frente! “Vou atrás daquilo que é meu, vou atrás da minha promessa!”
LIÇÃO 03
É preciso ter persistência para se viver O MELHOR DE DEUS. Fico impressionado com a capacidade dessa mulher de perseverar, veja que ela busca com diligência até a achar. Ela estava disposta a não desistir! Não basta ter iniciativa, é preciso também ter acabativa. Fracasso é acima de tudo, desistir cedo demais, é preciso ir até o fim. Quantos projetos inacabados marcam nossa história. É preciso aprender com o curso do rio que atinge seus objetivos, porque aprendeu a contornar obstáculos e seguir adiante!
LIÇÃO 04
É preciso ter atitude de comemoração diante do MELHOR DE DEUS. Deus fará grandes milagres em nossa vida ao longo do ano, e quando isso acontecer, devemos realizar grandes comemorações, entretanto, o cuidado de Deus se dará com manifestações diárias de seu cuidado por nós, são milagres diários e, muitas vezes, imperceptíveis, mas que revelam seu grande amor, e seu desejo de ver os seus filhos vivendo com excelência nesta terra. Temos que comemorar cada vitória, mesmo quando tratar-se de apenas “uma moeda”. Talvez o custo da festa que ela ofereceu às amigas e vizinhas, tenha sido superior ao valor de uma moeda, mas o importante era não perder a oportunidade de celebrar.
Finalmente, estou certo que Deus tem grandes conquistas para o seu povo, mas observe bem, são “conquistas”, ou seja, exige iniciativa, luta, esforço, perseverança, estratégias, e acima de tudo, dependência dEle. Afinal “…o cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas do Senhor vem a vitória” Pv 21.31
Teremos um ano de grandes realizações, e já posso vislumbrar grandes comemorações que faremos, afinal, serão grandes vitórias. Ao viver o melhor de Deus a palavra vitória se torna insuficiente para expressar nossas conquistas, e por isso, assim como Paulo, podemos nos chamar de “mais que vencedores” ou “super vencedores” Rm 8.37. Que Deus inunde sua vida com ricas bênçãos e conquistas, dia a dia! Pr. Elismar Veiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário