segunda-feira, 14 de novembro de 2011

SÉRIE: A RECEITA PARA CUMPRIR SEUS OBJETIVOS - ESTUDO 3

ESTUDOS BÍBLICOS – SÉRIE: A RECEITA PARA CUMPRIR SEUS OBJETIVOS
Estudo 3 – DEIXAR DE LADO O MEDO
Leitura para reflexão: E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias? I Rs. 19.9
I – O QUE É MEDO?
Segundo o dicionário Aurélio medo é um sentimento de grande inquietação ante a noção de um perigo real ou
imaginário. Significa, terror, receio, inquietação, preocupação, ansiedade, temor, timidez e pânico.
Podemos dizer que medo é o desejo sufocante de nos esconder, defender-nos ou fugir de algo, ou alguém que nos incomoda ou nos ameaça.
Vejamos o que acontece quando o medo encontra um espaço para morar em nossos corações. Ela trava o cumprimento de nossos objetivos.
1. O MEDO PRODUZ DESGASTE FÍSICO.
É do conhecimento comum que o medo ou a ansiedade pode provocar úlceras, dores de cabeça, alergia na pele, dor nas costas e vários outros problemas físicos.
2. O MEDO PRODUZ DESGASTE EMOCIONAL.
Todos os anos, incontáveis milhares de indivíduos sofrem um esgotamento mental e emocional por causa do medo. O tratamento por choques elétricos, de insulina, estão cada vez mais comuns como formas de terapia para pacientes sujeitos à influência tirânica do medo. Muitas pessoas medrosas se recolhem dentro de uma concha e deixam a vida passar, jamais experimentando as riquezas que Deus lhes reserva, simplesmente porque tem medo. Gary Collins diz que várias pesquisas mostram que o medo ou ansiedade, reduz o nível de produtividade, sufoca a criatividade e originalidade, prejudica a capacidade de um bom relacionamento com outros, e interfere com a habilidade de pensar ou lembrar.
Tim Lahaye, em seu livro temperamento controlado pelo espírito. Na página 109, fala das manifestações do medo. Ele diz que devido o grande desgaste emocional o medo provoca: ansiedade, preocupação, dúvidas, inferioridade, timidez, covardia, indecisão, suspeita, superstição, hesitação, retraimento, depressão, solidão, arrogância, hostilidade excessiva, acanhamento social.
3. O MEDO PRODUZ DESGASTE ESPIRITUAL.
A razão do pouco desenvolvimento espiritual dos cristãos são os temores aninhados no coração. A Bíblia se refere a Pedro que, olhando para as ondas teve medo e começou a afundar. (Mt 14:30).
O homem da parábola que enterrou o talento devolveu sem negociar, e afirmou: “Tive medo e escondi na terra o seu talento” (Mt 25:25). Todo trabalho e esforço da sua vida foi paralisado pelo medo e o resultado foi um buraco cavado na terra, onde entrou seus esforços.
O medo não permite que sejamos cristãos alegres, felizes e radiosos, pelo contrário, nos torna cristãos ingratos, plenos de queixas e derrotas, até infiéis.
Tim Lahaye, diz que um indivíduo medroso não há de ostentar um tipo de vida que encoraje um pecador a se aproximar dele e dizer: Meu senhor, o que devo fazer para ser salvo? Se Paulo e Silas tivessem deixado que o medo os dominassem, o carcereiro filipense jamais teria sido convertido e nós não teríamos o grande versículo da salvação (Atos 16:31).
O Dr. Narramore em seu livro a psicologia da felicidade diz que o medo não vem de Deus, pois Deus é amor. E no amor não há medo (I Jo 4:18). Quando nos afastamos de Deus, então abandonamos o centro do amor da paz. Deus jamais cria a perturbação no coração do crente consagrado... porque Deus não é de confusão e sim de paz. (I Co 14:33)
Ele afirma que quando o crente começa a perder a comunhão intima com Deus, geralmente procura dissimular, buscar os seus próprios meios, dar desculpas e apelar para vários mecanismos de compensação.
Assim foi que Adão agiu. Isso foi que Eva fez. Quando se afastarão de Deus, procurarão encobrir a própria culpa, disfarça o medo e ocultar o pecado.
Não há qualquer registro de que Adão tivesse sido assaltado por temores enquanto amou a Deus e com ele manteve comunhão viva. Só revelou o medo depois que pecou.
Gary Collins diz que o medo pode afastar-nos de Deus justamente na ocasião em que mais precisamos dele.
II. PASSOS PARA LIBERTAÇÃO DO MEDO.
IDENTIFICANDO A ORIGEM DO NOSSO MEDO.
Existem três raízes de medo. Em primeiro lugar, podemos sentir medo normal e saudável, que nos protege de algo perigoso. Nesse caso, podemos agradecer a Deus por alertar-nos quanto a necessidade de fugir, nos defender ou nos esconder nele.
Em segundo lugar, podemos sentir medo exagerado ou irracional que nos estar paralisando ou debilitando. Esse medo tem geralmente sua raiz no passado.
Grande parte de nossos medos tem suas origens nas diversas fases de infância. Fatos aparentemente sem valor do passado tem poder muito maior do que imaginamos em nossas emoções. A queda de uma escada ou outro acidente qualquer, o castigo em um quarto escuro, adulto molestando sexualmente criança são alguns
dos exemplos de experiências negativas com o poder de detonar o surgimento de determinados tipos de medo que nos acompanham por toda a vida. Precisamos entender o que está por trás do medo para poder supera-lo.
Em terceiro podemos sentir medo ou ansiedade quando estamos desobedecendo a Deus um teste normal de estar na vontade de Deus é a paz que governa nossos corações (Fp 4:6-7). Desobediência tira a paz e abre a porta para o medo. Deus até permitiu que um espírito de medo dominasse seu povo, como castigo pela desobediência (Lv 26:36-37), especialmente onde houve idolatria e envolvimento com demônios Deus abandonou o seu povo, deixando o medo facilmente ataca-lo (Dt 32:17). Por isso o rebelde é assediado pelo medo (Jó 15:24).
2. APRESENTAR AO SENHOR OS MEDOS.
O medo nos coloca na mesma situação dos discípulos dominados pelas incertezas da morte dramática de Jesus. Naquela ocasião ... tinha fechado as portas do lugar onde se achava por medo dos judeus. (Jo 20:19).
O Senhor ressuscitado aparece a estes discípulos sem recriminações, mais com profunda compaixão lhes diz de imediato: a paz esteja convosco. Tal saudação serviu para produzir um resultado imediato: os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor (Jo 20:20).
Devemos despertar nosso animo para a certeza de que em Jesus existe a resposta para nosso medo pela oração confiante passamos por esta porta onde habita o auxilio para a vitória. Não devemos ter pressa, muito do nosso medo tem origem na perda desta consciência que temos alguém olhando por nós. Saborear a presença do senhor enche o nosso coração com a mesma paz do dia da ressurreição.

III – DEUS MANDA SAIRMOS DA CAVERNA – Deus quis dizer para Elias: sai desse lugar, pois não te quero nele! Essa voz do maravilhoso Deus, que veio a Elias, uma voz mansa e delicada, ainda continua soando, e nos chamando a sair fora dessas cavernas que nós mesmos entramos. Observe que foi Elias que entrou, não foi Deus quem o colocou. O que levou Elias à caverna foi o medo, pois temeu por sua vida.
Sai da caverna do medo, pois ele pode destruir nossa vida ou frustrar de cumprirmos seus objetivos. Se você tem convicção do teu chamado, de que o que você está passando é plano de Deus segue em frente e não olhes para trás. Deus falará contigo, e caminharás seguro. Não dê ouvidos as vozes negativas, mas só a voz do Espírito Santo. Sai dessa caverna e Deus será contigo! Mas é necessário sair, só assim o Senhor poderá contar com a tua vida. Não espere Deus te arrancar de lá, Ele te dará a palavra que te dará forças para vencer.

CONCLUSÃO
No livro o peregrino, de João Bunyan, há um episódio em que cristão, o personagem principal, defronta-se com dois leões ferozes que se encontram no caminho que conduz ao céu. Ele quer continuar por essa estrada, quer alcançar a vitória final, mas teme que se seguir adiante, os animais o despedacem. Fica dominado pelo medo, paralisado e indeciso, enquanto as duas feras, uma de cada lado do caminho a sua frente, rugem ameaçadoras. Por fim, enchendo-se de coragem caminha decidido rumo ao perigo. Aproxima-se cada vez mais dos leões que rosnam e rugem intimidadores. O coração de cristão bate acelerado. Então quando já se encontra bem junto deles, observa um fato que a distância não pudera ver: os animais estavam amarrados! Achavam-se presos por cordas a duas estacas. E o comprimento das cordas era o suficiente para que cristão passasse exatamente entre as duas feras sem ser tocado por elas. Da mesma maneira, se encararmos os perigos e os temores se entrarmos mais fundo no nosso medo, veremos que ele se desvanece como uma cortina de fumaça, e não nos tocará. Estaremos seguros. Podemos dar este passo de coragem, com confiança no Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário