segunda-feira, 14 de novembro de 2011

SÉRIE: A RECEITA PARA CUMPRIR SEUS OBJETIVOS - ESTUDO 5

ESTUDOS BÍBLICOS - SÉRIE: A RECEITA PARA CUMPRIR SEUS OBJETIVOS
ESTUDO 5 - APRENDER A ESPERAR O TEMPO DE DEUS
A Bíblia mostra em Eclesiastes 3.1: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Sim, sabemos que é verdade, pois Deus está no controle de todas as coisas. Contudo, o negócio é um pouco mais “estreito”: devemos esse tempo determinado. Isso é algo que nem eu nem ninguém gostamos. Mas não tem jeito.
Veja 1 Reis 18.1a: E sucedeu que, depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias. Se você quer cumprir o propósito de Deus, mantenha-se tranqüilo e aguarde. Aprenda a esperar o tempo de Deus. Apesar de ser algo muito difícil de alcançar, precisamos aguardar pelo momento do Senhor, pois é sempre o melhor.
Por que Bíblia registra que muitos salmistas, durante seus momentos de oração, diziam: Apressa- te, Senhor? Porque, mesmo que para eles o Senhor estivesse demorando a responder às suas orações, o relógio da providência divina não atrasa nem adianta; Jesus sempre chega na hora certa.
Entretanto, na visão do ser humano, esse negócio de esperar é “coisa de doido”. Cumprir o propósito de Deus não significa que você terá que executa-lo em 24 horas ou que irá fazê-Io em seis meses ou em cinco, dez anos. No entanto, independentemente de qualquer coisa você terá de esperar a ordem de Deus.
E que acontece na espera? É ”aqui que mora o perigo”, que a coisa é tremenda. Afinal, eu recebo uma revelação, uma visão, tenho objetivos e um chamado.
Deus tem me mostrado, quer na área espiritual, quer na material, qual é o Seu propósito. Agora, eu tenho de esperar. Como se espera? O que acontece durante esse tempo? Veja o que o texto de 1 Reis 17.1 afirma: Vai-te daqui, e vira-te para o Oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Quente, que está diante do Jordão.
Você não espera onde quer. A mudança pode ser geográfica, posicional ou possivelmente ambas ocorram. Talvez o modo de esperar aquilo que Deus tem lhe prometido e revelado não seja nessa posição em que você está. Ou pode ser que o lugar da espera não tenha a ver com a posição ou com a localização.
Quando o Senhor disse a Elias vai-te daqui, Ele estava dizendo: “Sai deste lugar!”.
Observe o que acontece no tempo da espera. No Versículo 3 lemos: Vai- te daqui, e vira-te para para o oriente e esconde-te. Esconder-se significa retirar-se para um lugar secreto, evitar a presença de outros, isolar-se. Os salmos mais fervorosos de Davi foram escritos quando ele estava isolado. É quando você está sozinho que pode dirigir-se a si mesmo. É muito bom estarmos na companhia de alguém, porém, quando estamos isolados de tudo e de todos, temos a capacidade e a oportunidade de falar com nós mesmos.
No isolamento, encontramos as condições ideais para analisar nossa vida, nossos procedimentos, nossas atitudes, no que temos errado ou acertado e o que precisa ser consertado.
Sabe por que Deus nos leva para um afastamento em algumas situações? Para nos introduzir em um nível mais profundo de intimidade com Ele. Nesses períodos de recolhimento vivemos os momentos de maior comunhão com o Senhor.
Deus também nos conduz a um isolamento para que pratiquemos a grande arte do ser humano de dirigir-se a si mesmo. Olhar para dentro de si dói. E como! Por isso, há pessoas que não gostam de autoanalisar-se.
Quando você olha para o seu interior, consegue perceber seus defeitos, suas limitações. Então, compreende o motivo pelo qual o homem é um ser social. Ele se desenvolve a partir do relacionamento com o outro. Ele vê que o outro tem qualidades e virtudes que ele não tem. Então, começa a enxergar seus próprios defeitos. Isso é bom!
Por que Deus daria a Elias uma mensagem a ser pregada e, depois, permitiria que ele ficasse escondido? Isso não parece lógico. Mas existe uma razão: o lugar onde Deus nos oculta sempre é um lugar de preparação e provisão. Essa mensagem pode ter sido desconcertante, mas também tinha um grande propósito.
Todas as vezes que Deus começa a preparar homens e mulheres para grandes tarefas que estão por vir, Ele, invariavelmente, os manda para um esconderijo. Existem vários exemplos bíblicos de pessoas que ficaram escondidas em função dos propósitos de Deus.
O local de aprendizado para Elias foi junto ao ribeiro de Querite, um pequeno afluente do rio Jordão, próximo ao mar Morto. Deus ordenou ao profeta que bebesse água do riacho. O Senhor o enviara para um lugar que, por sua natureza, protegeria Elias da seca que assolava toda a região.
O profeta não tinha controle sobre o córrego nem sobre os corvos. Somente Deus tinha. O riacho em a provisão natural que o Senhor havia preparado para Elias. Contudo, também havia um estoque de provisão sobrenatural para o profeta. Deus disse a ele que ordenara aos corvos que o alimentassem ali.
Quando você estiver no esconderijo de Deus, Ele lhe fornecerá alimentação e provisão sobrenatural, a fim de cuidar de você.
Você sabe o que é o tempo da espera? É um tempo profético, para que você continue a sua caminhada rumo ao seu propósito. Veja o que está escrito em 1 Reis 1 7.6: E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.
O Senhor mandou corvos para alimentar Elias. Essa ave tem uma característica especial, pois um dos componentes de sua alimentação é a carne morta de outros animais. Além disso, o corvo também come aves de menor porte, pequenos mamíferos, insetos, fruta, cereais e por isso pôde levar coisa boa para o profeta.
Se Deus usou corvos para sustentar um profeta, Ele pode usar o que quiser para nos sustentar em nosso período de espera.
Prepare-se, porque no tempo da espera há provisão de Deus para você. Não pense que você ficará sozinho e será massacrado. Tenha certeza de que Deus o sustentará no seu tempo de espera. Fique tranquilo. Não se pergunte: “Como vou sustentar minha família?”; “Como vou sustentar minha casa?”; “Como vai ser com a igreja?”.
No isolamento, além de você olhar para dentro de si mesmo, ainda tem tempo para orar, buscar a Deus, derramar e abrir seu coração para ser levado a um nível mais profundo de intimidade com o Senhor. Você pode estar dizendo: “Pastor, eu tenho uma revelação de Deus, um propósito, mas está tudo parado, tudo travado, a coisa está ficando feia, não anda”. Então, esta é uma palavra profética para você que está no tempo da espera.
Afinal de contas, Ele é Deus, e o poder está em Suas mãos. O Senhor vai sustentar você nesse tempo de espera e vai falar com você. Veja o que diz 1 Reis 17.8,9: Então, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.
Esteja certo de que nesse tempo de espera Deus vai falar com você. Ele vai comunicar-lhe alguma coisa.
Quando não houver mais nenhuma saída, Deus vai falar com você para lhe dar um rumo, uma direção para a espera em outro lugar. Não tem mais nada aí? Deus vai dizer a você: “Ei, vai para ali, mas não vai para a casa do homem mais rico não, porque você está esperando. Vou colocar você na casa da viúva”.
Então talvez você diga: “Oh, meu Deus! O Senhor me mudou de lugar, mas continua a mesma coisa”. Sim, você está no tempo da espera. Deus o está tratando.
Se você quer cumprir o propósito de Deus para sua vida, é necessário cultivar uma comunhão profunda com o Senhor, deixar de lado a indecisão, deixar de lado o medo, obedecer a Sua Palavra e aguardar o tempo Dele para que tudo se cumpra.

Pastor Silas Malafaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário