segunda-feira, 14 de novembro de 2011

SÉRIE EM BUSCA DA EXCELÊNCIA - ESTUDO 3 - CARACTERÍSTICAS DO AMOR

ESTUDO BÍBLICO - SÉRIE: EM BUSCA DA EXCELÊNCIA
ESTUDO 3 - CARACTERÍSTICAS DO AMOR

As características do amor

Em I Coríntios 13:4-7, Deus nos mostra as 15 características do amor que eu e você devemos expressar em nossas vidas:

1. A Bíblia nos diz primeiramente que o amor é SOFREDOR.
Se tenho dentro de mim esta qualidade de amar alguém, então custo a ficar zangado, nunca levanto a voz ou perco a calma. É Paciente e bondoso (Rm. 2.4; 2 Co. 6.6) Não perde a paciência (tem a capacidade de suportar as pessoas) e procura ser construtivo - reage com bondade aos que o maltratam...Tg. 5.11

2. Em seguida, aprendemos que o amor é BENIGNO.
Se tenho esta tão preciosa característica, então sou uma pessoa bondosa e criativa em pôr minha benignidade em prática. Procuro sempre elogiar em vez de criticar. Vejo sempre, na outra pessoa, algo positivo.

3. A Bíblia nos ensina também que o amor NÃO É INVEJOSO.
Se possuo este tipo de amor, não fico com ciúmes quando a outra pessoa tem, por exemplo, um emprego melhor do que o meu; não fico insegura se a outra pessoa é mais capacitada ou mais atraente do que eu.

4. O amor NÃO TRATA COM LEVIANDADE.
Se realmente amo, como digo, então não procuro ser o centro das atenções nas conversas, nem me gabo das minhas habilidades, fazendo com que meu noivo ou marido se sinta inferior ou deixado de lado.

5. A Bíblia continua dizendo que o amor NÃO SE ENSOBERBECE.
Se tenho este tipo de amor, então não sou orgulhosa, nem arrogante diante da pessoa que amo. Não espero ser bajulada para fazer o que é de minha responsabilidade. Não procuro fama para mim mesma.
Não procura impressionar, nem alimenta idéias exageradas acerca de sua própria importância... O amor - "Não se incha, não é cheio de vento, de vaidade".

6. O amor NÃO SE PORTA COM INDECÊNCIA.
Com esta outra característica do amor, não sou grosseira para com a pessoa que amo. Não sou sarcástica nem crítica. Procuro, cada vez mais, demonstrar meu amor com cortesia.
O amor tem boas maneiras... Não usa atos e palavras que agridem os outros...
O amor não é rude, não maltrata...
Quando Leila Diniz foi assassinada usou-se a tese de que tinha sido "morta por amor". Isto provocou todo um movimento que levantou a bandeira - "quem ama não mata". E de fato quem ama, não maltrata, não violenta o outro (seja na família ou na comunidade).

7. Na Palavra de Deus vemos também que o amor NÃO BUSCA OS SEUS INTERESSES.
Este tipo de amor não é "auto-centralizado" mas "outro-centralizado". Não me centralizo nem focalizo em mim, mas sim naquele a quem amo, buscando seu bem eterno, suas necessidades reais-eternas. Estou sempre procurando descobrir os interesses dele. Não sou possessiva com aquela pessoa que amo, não vivo exigindo os meus direitos e querendo que faça a minha vontade.

8. Aprendemos ainda que o amor NÃO SE IRRITA.
Se amo, não me exaspero, nem fico facilmente amargurada. Se amo não procuro ficar sempre na defensiva, nem sou super- sensível. Equanimidade - mesmo ânimo tanto na desgraça como na prosperidade, Pv. 24.10.
Não abriga sentimento de ofensa, não registra amargura, Pv. 17.9

9. O amor NÃO SUSPEITA MAL.
Se amo verdadeiramente, tenho que demonstrar que, de todo meu coração, confio em quem amo e tenho dentro de mim a capacidade de perdoar. Não procuro me vingar pagando o mal com o mal.

10. A Bíblia nos diz que o amor NÃO FOLGA COM A INJUSTIÇA, O amor FOLGA COM A VERDADE.
Com este amor na minha vida, nunca vou me regozijar quando alguém falha, nem quando recebe a justa punição, muito menos quando recebe injustiça, seja ela pequena ou grande.

11. Deus nos ensina que o amor TUDO SOFRE.
Se amo, sou capaz de suportar qualquer tipo de provação ou angústia pelo bem daquele a quem amo.

12. O amor TUDO CRÊ.
Com este amor, confio na pessoa que amo. Creio nela e no seu valor diante de Deus.

13. O amor TUDO ESPERA.
Se estou realmente amando, creio que Deus está agindo na vida da pessoa que amo, trabalhando e moldando como o oleiro faz com o barro. Nunca desanimo.

14. O amor TUDO SUPORTA.
Pela pessoa que amo sou capaz de tudo suportar. Não fico desanimada, nem triste.


Lucas 6.27-35 = 27 "Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, 28 abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam. 29 Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica. 30 Dê a todo aquele que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva. 31 Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles. 32 "Que mérito vocês terão, se amarem aos que os amam? Até os 'pecadores' amam aos que os amam. 33 E que mérito terão, se fizerem o bem àqueles que são bons para com vocês? Até os 'pecadores' agem assim. 34 E que mérito terão, se emprestarem a pessoas de quem esperam devolução? Até os 'pecadores' emprestam a 'pecadores', esperando receber devolução integral. 35 Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus.
Nos versículos 27-42, JESUS nos ensina como devemos conviver com outras pessoas. Como membros da nova aliança, temos a obrigação de cumprir as exigências que Ele expõe aqui.
(1) Amar os nossos inimigos não significa um amor emotivo, i.e., de ter afeto por eles, mas, sim, uma genuína solicitude pelo seu bem e pela sua salvação eterna. Uma vez que sabemos da terrível ruína que aguarda os que são hostis a DEUS e ao seu povo, devemos orar por eles e procurar pagar-lhes o mal com o bem, levá-los a CRISTO e à fé do evangelho (ver Pv 20.22; 24.29; Mt 5.39-45; Rm 12.17; 1 Ts 5.15; 1 Pe 3.9).
(2) Amar nossos inimigos não quer dizer ficarmos indiferentes enquanto os malfeitores continuam nas suas atividades iníquas. Quando necessário for, pela honra de DEUS, pelo bem ou segurança do próximo, ou proveito maior dos pecadores, deve-se tomar providências rigorosas para deter a iniqüidade (ver Mc 11.15; Jo 2.13-17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário