segunda-feira, 14 de novembro de 2011

SÉRIE: A RECEITA PARA CUMPRIR SEUS OBJETIVOS - ESTUDO 2

ESTUDOS BÍBLICOS – SÉRIE: A RECEITA PARA CUMPRIR SEUS OBJETIVOS
ESTUDO 2 – DEIXAR DE LADO A INDECISÃO
Leituras para reflexão: “Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.” I Rs. 18.21
“Pois eu assim corro, não como indeciso; assim combato, não como batendo no ar” (1 Coríntios 9:26).
Um pastor estava cansado da apatia em toda a sua congregação e decidiu que alguma coisa devia ser feita para que a situação fosse mudada. Em certa reunião ele levantou-se e com voz firme falou: “Se existe uma coisa que não pode haver na igreja, irmãos, é indecisão! Indecisão, vocês ouviram?” A congregação continuou olhando para seu líder sem nenhuma reação expressiva. Todos continuaram imóveis como antes. Determinado a conseguir algum tipo de resposta e, apontando para um diácono que estava sentado à frente, perguntou: “Diácono João, o que você diria para a igreja a respeito da indecisão?” “Eu não estou bem certo, Reverendo”, disse o diácono João. “Eu não posso dizer que sou a favor e nem contra”.
A vida indecisa não combina com o verdadeiro cristão. Este sabe o que Deus quer e, portanto, sabe o que ele próprio deseja. Ele quer ser um filho obediente, ser uma bênção nas mãos do Senhor, ser um instrumento de vida para todos que o conhecem. Ele não se satisfaz com uma vida vazia, sem perspectivas, sem ousadia, sem desafios, sem conquistas. Se a Palavra de Deus diz que ele é mais do que vencedor, por que se conformar com fracassos e apatia? Por que resignar-se a ficar sentado e prostrado quando o seu lugar é em pé, atuando pela causa do Mestre?
Deus nos chamou para que O representássemos aqui na terra. Ele nos enviou a pregar o Evangelho. Ele nos deu a tarefa de testemunhar em todos os lugares a respeito de nossa fé e das maravilhas que temos experimentado desde que o Senhor Jesus começou a habitar em nossos corações.
Não somos indecisos. Sabemos em quem temos crido. Cremos que é um privilégio fabuloso servir ao Deus de nossa salvação. Não há nada que nos dê mais prazer do que cantar e glorificar ao nosso Deus. Não existe mais nenhuma dúvida em nossas almas. Jesus é o Senhor! Nele está a nossa decisão!
A INDECISÃO CAUSA:
1. EMOÇÕES instáveis – 2. RELACIONAMENTOS instáveis – 3. VIDA ESPIRITUAL instável
“homem de ânimo dobre (INDECISO), inconstante em todos os seus caminhos.” Tiago 1:8

RECEITA PARA BUSCAR A SABEDORIA PARA A VIDA
Pois, sabedoria consiste em: VER A VIDA DA PERSPECTIVA DE DEUS.
“Ensina-me, Senhor, o teu caminho, Deus meu, de todo o coração, e glorificarei para sempre o teu nome” (Salmo 86:11).
Somente quando buscamos a Deus com o coração inteiro, encontramos a paz que vem da integridade. Se buscamos com menos do que o coração inteiro, o resultado será menos que a alegria.
A indecisão a respeito de Deus é descrito em português como “ânimo dobre” – e o ânimo dobre é um hábito caro. Com tanto contentamento sendo arriscado, por que nós trememos? Por que não escolhemos a Deus com mais vontade? Mesmo que digamos que desejamos a comunhão com Deus, talvez simplesmente não estamos dispostos a abandonar a alternativa. Suponhamos que deve ter alguma maneira de ter o melhor dos dois mundos. Mas tais tentativas não tem sabedoria, proverbialmente. “O progresso sempre consiste em pegar uma de duas alternativas, abandonando a tentativa de _ata_-las” (Albert Schweitzer). Quando há uma escolha entre Deus e o diabo, a abordagem “eclética” é a pior escolha de todas.
“Une o meu coração em temor ao seu nome.” Esta é uma oração pela integridade de um coração puro, um que não é somente limpo, como também decisivo. Tiago escreveu: “Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros....e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração” (Tiago 4:8). O que precisamos é a coragem de buscarmos a Deus com um único propósito. Devemos orar para que Deus “nos dê o intelecto, sabedoria de compreender aquela coisa; para o coração, a sinceridade de receber esta compreensão; para a vontade, a pureza que dá vontade de uma única coisa” (Soren Kierkegaard). Aqueles com integridade piedosa são aqueles que conhecem e amam e tem vontade de apenas uma coisa: a glória de Deus.
No fim, olharemos para trás e veremos que muitas coisas boas foram perdidas por demorarmos na indecisão? Enquanto nós demoramos, com os corações divididos e as cabeças não feitas, deixamos passar muitas das bênçãos que vêm da disciplina e ação decisiva?
PARA DEIXAR A INDECISÃO, A PRIMEIRA COISA A FAZER É TOMAR OS TRÊS PASSOS PARA OBTER SABEDORIA:
1. ADMITIR minha necessidade. (Tiago 1:5ª)
“Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria”
(Provérbios 11:2)
2. PEDIR por ela. (Tiago 1:5ª)
“Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento.”
(Provérbios 2:6)
3. AGUARDAR CONFIADAMENTE por ela. (Tiago 1:5-6ª)
“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:6
A SEGUNDA COISA CONSISTE EM CONFIAR QUE A PROMESSA É FEITA POR DEUS: “peça-a a Deus, que a todos da...” Tiago 1:5
1. ELE DARÁ CONTINUAMENTE.  ser-lhe-á concedida
2. ELE DARÁ GENEROSAMENTE.  liberalmente
3. ELE DARÁ SEM CRÍTICAS OU CENSURA.  nada lhes lança em rosto
A TERCEIRA COISA PARA TOMAR DECISÕES SÁBIAS É PRATICAR SERIAMENTE O QUE FOI APRENDIDO AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário