segunda-feira, 14 de novembro de 2011

SÉRIE: A RECEITA PARA CUMPRIR SEUS OBJETIVOS - ESTUDO 1

ESTUDOS BÍBLICOS - SÉRIE: A RECEITA PARA CUMPRIR SEUS OBJETIVOS
INTRODUÇÃO
Você tem objetivos na vida? A resposta lógica e natural de qualquer pessoa a essa pergunta é sim, pois todos nós temos.
A procura pelo propósito da vida tem intrigado as pessoas por milhares de anos. Essa busca normalmente começa por nós mesmos, quando nos questionamos: qual a razão da minha existência? o que quero ser no futuro? o que devo fazer com minha vida? quais são os meus sonhos?.
Além disso, você está convicto de que Deus tem propósitos para você?
Um dos aspectos mais surpreendentes da nossa existência é descobrirmos que há um propósito para vivermos. O fato de todo ser humano vir à terra não é obra do acaso nem um acidente; viemos à este mundo para cumprir um propósito.
E é algo que se torna mais importante ainda quando percebemos que Deus mesmo idealizou isso para nós. O versículo 16 do Salmo 139 enfatiza claramente essa idéia, quando diz que 'Deus já havia planejado e determinado cada detalhe de nossa vida, mesmo antes de ela de fato existir'.
Isso porque, quando Deus nos criou, havia de sua parte um propósito estabelecido, um plano para cada criatura. Ele pretende que esse propósito se realize na vida de cada um.
O Plano do Senhor para nós é muito maior do que nossa realização pessoal é maior inclusive que nossa família, nossa carreira e nossos sonhos, e entrelaça-se com os propósitos Dele para a vida de outras pessoas.
Jamais desvendaremos os propósitos de nossa vida enquanto nos concentrarmos em nós mesmos. Nós não nos criamos; logo não podemos dizer a nós mesmos por que fomos criados. Somente o Criador, por meio de sua palavra (o manual do fabricante), poderá revelar-nos a nossa utilidade.
No entanto, você pode estar perguntando-se: Como posso descobrir o meu propósito para alcançar os meus objetivos e concretizar os meus sonhos? Eu sei como e vou responder a sua pergunta dando-lhe uma receita bíblica, entre tantas, com base na vida do profeta Elias.
É exatamente sobre como alcançar os nossos objetivos e aqueles que foram estabelecidos por Deus que vamos falar nesta série de estudos. Afinal nao basta ter objetivos; O que realmente importa é alcançá-los. Não é suficiente ter sonhos; Eles precisam realizar-se. Se assim não for, viveremos uma utopia. Não há satisfação em tão-somente desejar algo ou planejá-lo.
Contudo, como desvendar o propósito de Deus, os objetivos Dele para nossa vida?
Nos estudos que se seguirão, apresentaremos um método. Ele não é único nem exclusivo. A Bíblia enfatiza outros, porém lançaremos mão da receita de Elias para cumprir seus objetivos.
Você quer alcançar seus objetivos? Quer que os propósitos de Deus se cumpram em sua vida? Então vamos estudar juntos a trajetória de Elias e descobrir como ele aplicou a receita para alcançá-los.
Durante nove semanas estaremos estudando sobre como Cultivar um profundo relacionamento com Deus, Obedecer à Palavra do Senhor, Deixar o Medo, Deixar a indecisão, Aprender a esperar o tempo de Deus, Restaurar o altar, Perceber que o propósito de Deus entrelaça vidas. Atentar para o propósito do Senhor em sua vida, Ter convicção do seu propósito, Ser a voz profética do seu propósito e o Segredo para cumprir o propósito de Deus em sua vida.
Vamos hoje ao primeiro estudo

ESTUDO 1 - CULTIVAR UM PROFUNDO RELACIONAMENTO COM DEUS
Leitura para reflexão: I Reis 17.1
Quando Deus criou o homem, Ele o fez um ser relacional e com propósitos estabelecidos. Segundo o dicionário, relacional refere-se à relação ou que a estabelece. E o que é relacionamento? É correspondência, trato amistoso, ou convivência, ligação muito próxima com alguém.
Então manter um relacionamento com Deus que dizer estabelecer convivência com Ele. Significa tratar com o Senhor diariamente, tornando familiar essa relação de amizade.
No Salmo 25.14 está escrito: O segredo do Senhor é para os que o temem; e Ele lhes fará saber o seu concerto. E em Números 12.8a consta o seguinte: "Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda minha casa. Boca a boca falo com ele, e de vista, e não por figuras, pois, ele vê a semelhança do Senhor".
Para você descobrir o propósito de Deus para sua vida, é necessário ter um relacionamento profundo com Ele. Veja o que Profeta Elias disse na leitura inicial.
O que esse texto nos revela? Intimidade e também profundidade. Ele não fala de relacionamento superficial, mas de um relacionamento íntimo. O interessante, no entanto, é que nos queremos ter autoridade sem profundidade no relacionamento. Impossível! Primeiro precisamos aprofundar-nos no relacionamento com Deus para depois receber autoridade espiritual.
O profeta Elias tinha essa comunhão íntima com Deus, por isso dispunha de autoridade espiritual para dizer: 'não vai chover'.
O discurso não será eficaz se você não tiver um relacionamento com Deus. Se você determinar, Deus vai fazer? Pensa que é assim que funciona? Não. É óbvio que essa não é uma frase de efeito. Você fala e Deus faz!? De forma alguma! É necessário intimidade com o Senhor.
Se você quer descobrir o seu propósito e cumprir seus objetivos, tenha um relacionamento profundo com Deus.
Eu não precisaria dizer como podemos conseguir isso, mas vou destacar apenas alguns pontos pelos quais podemos desenvolver uma comunhão profunda com o Senhor:
1. Oração: Diz Judas 1.20 - "Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo".
O Cristão desenvolve o seu relacionamento com Deus por intermédio de Jesus e pela sua fé, praticando a oração constante, confiante e disciplinada.
A oração conduz ao fervor espiritual (At. 1.13-14) e à estreita comunhão com o Senhor, além de estabelecer e desenvolver um relacionamento mais profundo com Deus. Por meio da oração o cristão coloca aos pés do Senhor suas fragilidades, dores, tristezas e ansiedades.
2. Jejum: A Bíblia enfatiza em várias partes que jejum e oração frequentemente andam juntos (Lc 2.37), porque o jejum é uma disciplina que fortalece a oração.
No livro de Atos foi registrado que os primeiros cristãos jejuavam antes de tomarem decisões importantes (At. 13.1-4; 14.23). O propósito do jejum é aproximar o cristão de Deus, desviando seus olhos das coisas deste mundo e tornando-o extremamente sensível às coisas do Senhor.
3. Leitura e meditação na Palavra de Deus: Em Josué 1.8, o Senhor dá um conselho fundamental a Josué, a respeito de observar o estudo cuidadoso das escrituras e os benefícios dessa atitude de proximidade com Deus. Veja que no final de tudo, o benefício é para nós. O que lê e medita na Palavra de Deus adquire Prosperidade e Prudência.
A palavra deve estar em nossa vida da seguinte forma:
A – Causando Prazer – Salmo 1:1-9 – Prazer por ela surge quando meditamos nela dia e noite, como fazia o salmista.
B – Entranhada em nós – Para que tenhamos relacionamento com Deus é preciso que sua Palavra esteja entranhada em nós e nós nela, de tal maneira que nos tornemos uma só realidade. Provérbios 4:3-6; João 15:7.
C – Como Regra de Fé Prática – A Palavra é bússola que conduz o filho de Deus até encontrar com o comandante face a face, mas precisa ser prática. Só conhecê-la e não colocá-la a valer na sua vida, de nada e nenhum valor ela tem.
D - Conhecendo o Senhor – Só conheço o Pai que tenho se meditar na Sua Palavra. Sendo bom conhecedor das Verdades Eternas.
Podemos nos relacionar com Deus pela Palavra na seguinte forma:
A – Ler a Palavra - conhecer a sua verdade, conhecer a nossa regra de fé, de vida em combate por uma causa vitoriosa, eterna, obtendo informações que só ela tem para dar.
B – Meditar na Palavra – É penetrar nela, interiorizar, obtendo significado de cada parte ali contida para o meu viver, equivale alimentar-se dela.
C – Praticar a Palavra – Mateus 7:24 – Ter a Palavra de Deus, valendo para nossa vida diante de cada problema, cada sonho, cada pedido, cada alegria, cada plano. O caminho da benção é o caminho da obediência, da prática da Palavra de Deus. Esse tópico será melhor analisado no segundo estudo.
D – Memorizar a Palavra – É muito importante para tempos difíceis. Momentos em que não temos nas mãos o alimento precioso para sustentar, renovar preservar a fé.
4. Comunhão com os irmãos: Ninguém pode amar a Deus se não amar seus irmãos. Para desenvolvermos essa comunhão fraternal, precisamos vivenciar o amor em nossos relacionamentos. O amor é a base para uma comunhão autêntica e profunda. A Bíblia enfatiza isso em I Jo. 4.20-21.
Conclusão:
Aqueles que mantêm um relacionamento de comunhão profunda com o Senhor têm discernimento espiritual suficiente para perceber que Deus trabalhará e realizará seus propósitos por intermédio deles.

Pastor. Silas Malafaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário