segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

SÉRIE: A RECEITA PARA CUMPRIR SEUS OBJETIVOS - ESTUDO 6




ESTUDOS BÍBLICOS - SÉRIE: A RECEITA PARA CUMPRIR SEUS OBJETIVOS
ESTUDO 6- ATITUDES URGENTES A SEREM TOMADAS PARA CUMPRIR SEUS OBJETIVOS
I - RESTAURAR O ALTAR
Em 1 Reis 18.30-32a vemos como Elias restaurou o altar do Senhor:
“Então Elias disse a todo povo: Chegai-vos a mim. E todo povo se chegou a ele; e reparou o altar do Senhor que estava quebrado. E Elias tomou doze pedras, conforme as tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a Palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome. E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor.”
O altar do Senhor no monte Carmelo estava em ruínas. O Carmelo fica no norte de Israel e é na verdade, uma série de montanhas que se estende junto ao litoral do mar Mediterrâneo por mais de 20 quilômetros. Com a estiagem prolongada que estava acontecendo em todo o Israel, o local outrora verdejante e com riachos estava totalmente seco.
O texto bíblico afirma que Elias restaurou o altar que estava destruído, e, após realizar sacrifícios ao Senhor, clamou para que caísse fogo dos céus, consumindo todo o holocausto, fazendo com que o povo reconhecesse que só o Senhor é Deus.
Qual o significado do altar? O altar é o lugar da presença e do encontro com Deus, onde Ele se revela e fala por intermédio de Seus profetas.
O altar não é apenas uma construção humana; é onde nossa vida é colocada como um sacrifício a Deus. No altar morremos para nossas próprias convicções, nossas vontades, nossos desejos e nossas expectativas. Morremos para viver novamente para Deus.
O que significa restaurar o altar? Significa restabelecer a comunhão com Deus e com o Seu povo, a Igreja. Significa restaurar aquilo em que um dia cremos, a nossa doutrina, e aquilo que vivemos, a nossa prática, mas que, por alguma razão, abandonamos.
Portanto, a restauração do altar é uma recuperação daquilo que está esquecido, obscurecido. A restauração é a reparação de nossa vida espiritual: nosso fervor, nosso ânimo e nossa paixão pelo Senhor e pelas coisas do Reino. Quando o altar é restaurado, o Senhor Deus ocupa o Seu devido lugar, com total prioridade em nossa vida.
Restaurar o altar é a atitude de pessoas que olharam para dentro de si mesmas e contemplaram um altar arruinado e demolido, e que, a partir dessa constatação, arrependeram-se e construíram bases firmes de comunhão e adoração a Deus por meio da obediência, de uma devoção aplicada, de uma família estruturada, de um compromisso integral com o evangelho, dentro e fora da igreja.
Restaurar o altar pode implicar uma destas três ações: limpar, consertar ou substituir. Talvez você, que faz esta série de estudos agora, precise retirar uma impureza do altar de sua vida. É só uma sujeirinha, apenas uma pequena limpeza. Se for peça quebrada ela pode ser consertada. Pode ser que tenha alguma coisa na sua vida que esteja estilhaçada, que não tenha mais saída, que não seja possível consertar, que precise ser trocada. Isso é restaurar.
Existe alguma coisa em você que necessita ser limpa, consertada ou substituída? Muitas vezes queremos que Deus manifeste, revelando-se e dando-nos toda a Sua direção. Todavia, há também alguns aspectos da nossa vida que precisam ser corrigidos. Será que não tem algo em sua vida que deve ser consertado ou substituído?
Hoje, sob a nova aliança, o verdadeiro altar é o nosso coração. Deus se agradou da restauração do altar feita por Elias, porém se agrada muito mais quando o altar de nossa vida é restaurado. Para restaurarmos o altar em nós, teremos de ser corajosos e tomar a decisão de voltar a adorar o Senhor, apesar das críticas e dos empecilhos de todos à nossa volta.
Elias teve a coragem necessária para enfrentar os falsos profetas e a ira do rei Acabe. É preciso também ter fé. Elias demonstrou sua fé quando pôs Deus à prova ao derramar bastante água sobre o altar e pedir que Ele respondesse com fogo.
O povo precisava saber que só o Senhor era Deus em Israel, e que Elias era Seu servo. Esse fogo que caiu sobre o altar erigido pelo profeta é o mesmo que o Senhor está c sobre o altar da nossa vida, a fim de queimar tudo o que não presta.
E para que essa reparação aconteça, precisamos empregar determinação e muito esforço em estabelecer o que é mais importante em nossa vida. O fogo só caiu depois que Elias restaurou o altar do Senhor. Portanto, é necessário que cada um esteja no lugar determinado por Deus, para que Ele se manifeste e revele-se a nós.
Você viu até aqui a história de Elias, sua com comunhão profunda com o Senhor, sua obediência à Palavra de Deus, o tempo de espera e a reparação do altar.

II - PERCEBER QUE O PROPÓSITO DE DEUS ENTRELAÇA VIDAS
Observe o que afirma 1 Reis 18.1,2a: E sucedeu que depois de muitos dias, a palavra do Senhor veio a Elias no terceiro ano, dizendo: vai e mostra-te a Acabe, porque darei chuva sobre a terra. E foi Elias mostrar-se a Acabe.
Elias havia passado um tempo de espera em um lugar isolado, Não era o lugar em que ele gostaria de estar, porém o profeta obedeceu a Deus e para lá se dirigiu. Entretanto, logo o Senhor o tirou daquela condição de isolamento, pois tinha outro propósito para Elias.
Atenção! Isto é profético para a sua vida: você não viverá na solidão a vida toda. Deus está dizendo: ‘Acabou o seu tempo de isolamento e espera. Este é o momento de cumprir o meu propósito para você’
Foi exatamente o que Ele disse a Elias: Vai e mostra-te a Acabe.
Existe aqui um princípio incrível. Sabe por que Elias precisava apresentar-se a Acabe? No confronto com os profetas de Baal, Elias orou, e o fogo consumiu o holocausto demonstrando que só o Senhor era Deus em Israel. Em seguida, os profetas de Baal foram presos e exterminados pelo povo (1 Reis 18.40).
O propósito de Deus na vida de Elias e Acabe teve início quando o profeta do Senhor afirmou que não choveria mais em Israel. Então, durante três anos e meio, cessou todo e qualquer tipo de chuva e de orvalho na nação governada pelo rei Acabe.
Contudo, o tempo da escassez total de chuva terminou, e Elias se encontrou novamente com Acabe. O propósito de Elias estava entrelaçado com o do rei Acabe, que, por sua vez, estava ligado ao de Obadias (1 Reis 18.1-13) e, consequentemente, ao propósito de Israel. E os planos de Israel estavam entrelaçados com os de Elias e com os de Acabe.
Deus faz com que o nosso propósito se entrelace com a vida de outras pessoas. Não existem projetos individuais, isolados e únicos. O meu propósito está entrelaçado com o seu, o seu propósito está entrelaçado com o meu, e assim por diante.
Eu escrevi este estudo e você o está estudando agora, porque o meu propósito tem a ver com o seu, e o seu propósito tem a ver com o meu. Os planos vão complementando-se, para que a vontade soberana e absoluta de Deus se manifeste na terra. O meu objetivo é usado para cumprir o propósito de outro. Nós estamos entrelaçados. Você tem de agir. Quando você começa a cumprir o seu propósito, Deus o usa para que os objetivos de outros também sejam cumpridos.
Uma das coisas mais horríveis que podem acontecer é o isolamento por toda a vida, citado anteriormente. Existem ministérios isolados, pastores isolados, cristãos isolados; contudo, nenhum destes cumprirá qualquer dos propósitos de Deus. A Palavra do Senhor afirma em Eclesiastes 4.9, 10:
“Melhor é serem dois do que um só. Porque se um cair o outro levante o seu companheiro; mas aí do que estiver só, pois caindo não haverá outro que o levante.”
“Não é o meu reino.”“Ninguém conhece o meu propósito, Só eu e Deus. Meu propósito é só para mim.” Não. É preciso manifestar-se, romper o isolamento. Deus tem como propósito entrelaçar vidas que se abençoarão mutuamente por meio dos seus relacionamentos e objetivos.
Somente Deus conhece o propósito para o qual você nasceu, e é Ele quem deverá cumpri- lo na sua vida. Cada pessoa tem planos que o Senhor colocou em seu íntimo; essa visão pode estar nítida ou escondida em seu coração, esperando para ser revelada. Manifestar esse propósito é o que dá significado à vida, pois é a realização do projeto de Deus para cada um de nós. A essência da vida é entendermos o propósito do Senhor e realizá-lo.
O apóstolo Paulo, escrevendo para os cristãos da cidade de Éfeso, enfatizou algo muito importante:
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Efésios 2.10
O que Paulo estava afirmando era que Deus continuaria a agir em nós, por intermédio de Seu Espírito, para nos conduzir de acordo com o Seu plano para a nossa vida, O propósito do Senhor é que sejamos todos semelhantes a Jesus (Romanos 8.2 9).
Deus criou cada um de nós com um propósito a cumprir, o qual nos conduzirá à eternidade. Como só Ele sabe o projeto que tem para nós, devemos pedir-lhe que o revele e impeça-nos de caminhar em direção oposta aos Seus planos.
O Senhor o chamou para um propósito e alinhará cada situação de sua vida a fim de que você possa cumpri-lo.
Se quisermos, assim como Elias, alcançar nossos objetivos e o propósito de Deus para a nossa vida, precisamos cultivar uma intimidade profunda com Ele, deixar a indecisão e o medo, obedecer a Sua Palavra, esperar o Seu tempo, restaurar o nosso altar e saber que o propósito de Deus entrelaça vidas.


Pastor Silas Malafaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário