segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

SÉRIE: A RECEITA PARA CUMPRIR SEUS OBJETIVOS - ESTUDO 8




ESTUDOS BÍBLICOS - SÉRIE: A RECEITA PARA CUMPRIR SEUS OBJETIVOS
ESTUDO 8 – DECISÕES A TOMAR PARA CUMPRIR SEUS OBJETIVOS
I - TER CONVICÇÃO DO SEU PROPÓSITO
E disse ao seu moço: Sobe agora e olha para a banda do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então, disse ele: Torna lá sete vezes. E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. I Reis 18.43,44a
Perceba a beleza desse texto! Quem conhece o propósito de Deus para sua vida tem convicção fora do comum que o torna persistente, perseverante, cheio de esperança e alguém que não desiste do propósito.
O profeta Elias disse: “Suba agora e olhe para a banda do mar. O que você está vendo?”. A primeira resposta do jovem foi: “Nada”. Então o profeta disse: “Volte! E agora?”. Segunda resposta:
“Nada”. Volte! Terceira: “Nada”. Quarta: “Nada”. Quinta: “Nada”. Sexta: “Nada” (esse sujeito deve estar maluco! Esse profeta está louco!). E, na sétima vez, o moço de Elias disse: “ uma nuvem como a mão de um homem”.
Eu, como profeta, farei uma analogia. Passa um ano, e nada acontece na sua vida. Passam mais dois anos, e também não ocorreu nada diferente. Três anos se passaram, e mais uma vez nada aconteceu; você está no mesmo lugar. Passam-se quatro anos, e nada. Contudo, vai acontecer. Já se vão cinco anos, e nada. Somam seis anos, e nada, nenhum acontecimento novo.
Todavia, no sétimo ano... Tudo muda, e você vê: “É como uma nuvem do tamanho da mão de um homem”. Você diz: “Vai vir chuva para mim. Estou a tanto tempo esperando, e o Senhor me deu o sinal que eu precisava”.
É realmente uma convicção fora do comum. Você pode estar dizendo: “Não vai acontecer nada. “É, a coisa está feia”. O ministério dele acabou. A empresa dele já era. Esse negócio não vai dar certo”. Vai sim. Eu tenho uma revelação de Deus. O Senhor já falou comigo. Não é “sonho de barriga cheia”. Não é “revelamento”. Não é “visagem” nem “profetada”. Eu tenho confirmação. Vai acontecer. Não aconteceu ainda, porém vai acontecer.
Então, Deus me manda dizer a você: “Corra, porque vai chover no seu ministério. Vai chover na sua empresa, no seu negócio, no sonho que você tem. A chuva está vindo!”.
Alguns ministros do evangelho que estão estudando esta série se encontram há tantos anos sem ver nada. Outros sonharam com empreendimentos e não estão vendo nada acontecer, absolutamente nada. E você, que está estudando agora, o que está acontecendo em sua vida?
Deus está dizendo: “Estou mostrando um sinal para você”. Veja a nuvem do tamanho da mão de um homem. Essa nuvem não resolve o seu problema, contudo o que vem depois dela será tremendo, abrirá as comportas do céu”. É apenas um sinal de Deus dizendo a você: “Eu vou cumprir o propósito na sua vida. Vou cumprir o que tenho lhe prometido”.
Este estudo pode ser usado por Deus para abençoar sua vida. O Senhor pode falar com você por meio do estudo deste texto, e isso é um sinal que vem dele para sua vida.
O nosso problema é que queremos receber do Senhor o sinal que nos interessa, e não o que Ele quer dar-nos. Pensamos: “Não, eu vou entender o que o Senhor quer que eu faça se Ele fizer isto aqui”. Então Deus diz: “Não, meu filho, não é nada disso; você está “por fora”. Quem está no controle sou eu, não você. Não é o sinal que você quer, do jeito que você quer”.
No entanto, você terá de entender o sinal quando ele se manifestar. Você deverá estar preparado para reconhecê-lo e discernir o que virá depois dele. Pode não estar acontecendo nada em sua vida agora, mas acontecerá.
Você pode dizer: “Pastor! Eu sou liberal há muito tempo, sou dizimista e ofertante fiel, e não acontece nada”. Calma, espere que daqui a pouco vai aparecer uma nuvem do tamanho da mão de um homem. Vai chegar chuva para sua vida, para sua família, para seu ministério e para seu negócio.
Quando penso em eventos, não penso em uma conferência para apenas três mil pessoas; eu vejo um congresso com 20 mil pessoas. Não imagino um programa no canal de televisão que tem pouca audiência; idealizo o programa sendo exibido no canal mais importante do país! Eu o visualizo em uma emissora de TV com alcance nacional!
Eu não vejo só isso não! Vem chuva! Não estou vendo só o meu ministério receber ofertas grandes. Estou vendo Deus levantar milhares de pessoas que investirão milhões na pregação do evangelho, na construção de igrejas e no treinamento de líderes.
Eu pergunto a você, que está estudando esta série: “O que você está vendo?”. Você pode dizer: “Apenas uma nuvem do tamanho da mão de um homem já é o suficiente para mim”. Mas eu digo a você: “Eu já estou vendo a chuva que vai jorrar na sua vida!”.
Quando temos convicção do propósito de Deus para nossa vida e nos prontificamos a assumir a direção que o Senhor nos dá, somos cheios de Sua graça, e nossa vida começa a mudar. Deixamos de ser servos comuns e passamos a ser servos muito especiais nas mãos do Senhor. Deus cria situações para nos tratar e para usar-nos.
Todos nós temos a oportunidade de ser “desafiados” a cumprir a vontade de Deus. Não devemos deixar essa chance passar; não devemos esquivar-nos do propósito que o Senhor Deus tem para nós.

II - SER A VOZ PROFÉTICA DO SEU PROPÓSITO
O que você está vendo? Talvez você esteja vendo apenas uma pequena nuvem do tamanho da mão de um homem, mas eu lhe digo que, na verdade, você está percebendo mais do que isso. Você está vendo a chuva. A nuvem nada mais é do que o sinal.
Agora, observe a postura de Elias quando reconheceu a revelação do propósito de Deus para a vida dele. O texto de 1 Reis 1 8.41,44 afirma:
Então, disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque ruído há de uma abundante chuva. E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então, disse ele: Sobe e dize a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva te não apanhe.
Não é qualquer chuva; é uma chuva abundante! Sabe o que acontecerá quando você tiver a revelação e a convicção do seu propósito? Você será a voz profética do seu propósito. Elias disse: “Estou ouvindo o barulho de uma grande chuva. É uma nuvem? Corra e avise a Acabe que vem chuva. Pode mandá-lo descer. Mande-o entrar no carro e andar rápido, porque a chuva virá e será com muita intensidade”.
Elias estava sendo profeta do seu propósito. E você, está com medo de quê? Tem vergonha de quê? De abrir a sua boca e dizer as coisas? É disso que você está com medo?
Vivi uma experiência de ser a voz profética do meu propósito quando ainda nem era pastor. Era um período de Copa do Mundo de futebol, e eu estava assistindo a um jogo. Então, eu me dirigi ao meu sogro, bati na tela da televisão e disse assim: “Pastor, um dia eu vou estar aqui na televisão”. Ele sorriu e respondeu: “Sonha, meu filho! Sonhar faz bem para a saúde”.
Eu estava sendo profeta do meu propósito. E, quando você é profeta do seu propósito, acaba contagiando o outro e atraindo pessoas para o seu propósito.
Quando você tem medo de falar dele é porque ainda não tem convicção suficiente. Contudo, se você tem convicção, diga aos outros: “Aproveitem enquanto eu posso atender vocês, porque a agenda vai ficar apertada, e não vai ser fácil um horário para falar comigo”. E saiba que não será por que você ficará “metido a besta”, mas porque você estará envolvido com muitas coisas que glorificarão a Deus. Seja profeta do seu propósito!
Em um domingo na minha igreja, na Escola Bíblica Dominical, eu estava ensinando sobre a importância da palavra profética e liberando-a sobre o povo, porque, se eu não profetizar o meu propósito, nem eles participarão do meu propósito, nem profetizarão sobre o propósito deles.
Existem pastores que têm medo de afirmar: “Deus levantará milionários aqui”. Parece que estão falando do diabo e do pecado. Deus vai levantar pessoas em todas as posições e instituições para contribuir para a expansão do evangelho: no Judiciário, no Legislativo, no Executivo...
Então, eu estava falando sobre isso na igreja, e disse: “Você que é marceneiro, a coisa será tão surpreendente que esperarão seis meses para conseguir que você faça um trabalho. Sua agenda ficará lotada de tantos clientes que você terá”. Um irmão que estava na igreja, e é marceneiro, falou: “É para mim essa palavra, eu me aposso dela. Vai acontecer comigo”.
Esse irmão é um marceneiro, um profissional de alto nível. Há pouco tempo, ele recebeu a proposta de uma empresa de construção: “Precisamos que o senhor faça os móveis dos prédios que estamos lançando”. Ele respondeu: “Agora não dá”. “Será que pode ser para daqui a um mês?”, insistiram. “Um mês? Não dá não.”“E daqui a dois meses, o senhor teria um tempo na sua agenda?”“Não é possível”.
“E daqui a três meses?”“Infelizmente daqui a três meses não dará para atender ao seu pedido.”“E daqui a quatro meses?”“Ainda não poderei fazer o trabalho, amigo; não dá. Estou com muito trabalho; só terei tempo para fazer o serviço daqui a seis meses.”
Quando ele acabou de falar, o Espírito Santo trouxe à memória dele aquela palavra profética do propósito. A empresa de engenharia esperou seis meses para que o marceneiro pudesse atendê-la!
Já disseram a meu respeito: “Esse cara é louco, ele vai quebrar! Não vai a lugar nenhum”. Mas, se eu estiver enxergando além, assunto encerrado. Vou profetizar, e no tempo certo Deus fará. Não será na minha hora, no dia em que eu quero nem no momento que eu espero, e sim no tempo de Deus.
Existem vários pastores. Vamos imaginar que cada um deles esteja liderando segmentos diferentes: uns como pastores de igrejas, outros como pastores de departamentos... A realidade é que nem todos eles estão à frente de uma igreja.
Imagine agora cada um desses pastores chegando em sua igreja, ou ao departamento pelo qual é responsável, e liberando uma palavra profética sobre o propósito dele mesmo. Já parou para pensar no que vai acontecer com as pessoas que os ouvirem e que pretenderem imitar sua fé? Lembre-se do texto de Hebreus 13.7, que afirma: Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram apalavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.
É a recomendação bíblica que não deve ser esquecida: olhar para os pastores e procurar espelhar-se no testemunho e fé que eles têm. Imagine-se abrindo a sua boca dentro de casa com sua família, testificando em seu relacionamento, falando na sua igreja; o inferno vai tremer, e portas serão abertas!
Tenho sido profeta na minha casa; meus filhos constantemente me ouvem falar sobre minhas visões. Sempre declarei e disse coisas em meu lar. Tenho profetizado no púlpito, mesmo antes de ser pastor da igreja; falei acerca do meu propósito continuamente nos meus programas, e vou continuar falando, porque eu sou o principal profeta do propósito que Deus tem para minha vida.
Pastor Silas Malafaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário