segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

SÉRIE: A RECEITA PARA CUMPRIR SEUS OBJETIVOS - ESTUDO 7




ESTUDOS BÍBLICOS - SÉRIE: A RECEITA PARA CUMPRIR SEUS OBJETIVOS
ESTUDO 7 - ATENTAR PARA O PROPÓSITO DO SENHOR EM SUA VIDA
Vai e mostra-te a Acabe, porque darei chuva sobre a terra. 1 Reis 18.1
Quando Deus manifestar o propósito dele para sua vida, você entenderá. Não será necessário ficar perguntando a si mesmo: “O que o Senhor está querendo falar comigo? Aonde o Senhor quer que eu vá? Em que situação e onde Deus quer usar-me?”. Se você achar que a revelação que recebeu está confusa, então esteja certo de que ela não veio do Senhor, porque o nosso Deus não é Deus de confusão.
Você pode dizer: “Pastor, não sei se vou para Rio Grande do Norte ou para o Rio Grande do Sul. Eu li apenas ‘vá para o Rio Grande’. Qual será lugar para onde eu devo ir?”. Deus não é Deus confusão. Você vai entender o propósito que Senhor tem para sua vida. Elias compreendeu perfeitamente o que aconteceria.
Deus não vai deixá-lo confuso. Se você se encontra assim, é porque o propósito do Senhor não foi manifestado. Não pode haver dúvida quanto a isso. Então, fique calmo. Se o Senhor ainda não disse nada de forma que você possa entender com a percepção e a inteligência humanas, é porque o seu propósito ainda não foi revelado.
Elias entendeu: “Vai, mostra-te a Acabe e diz a ele que vem chuva”. O profeta compreendeu perfeitamente isso. Agora, direi algo profético para você: quando Deus lhe revelar o propósito dele para sua vida, você fará o que ninguém jamais fez. Acha que isso é brincadeira?
Israel estava coxeando, indeciso sobre quem era o Deus verdadeiro, se Jeová ou BaaI. Então, Elias propôs o seguinte desafio aos profetas de Baal:
“Façamos dois altares aqui, um para BaaI e outro para Jeová. Veremos qual é o Deus verdadeiro”.
O confronto de Elias era com Baal, o principal deus dos cananeus, chamado de Baal Semain, que significa “Senhor do céu”. Ele era o deus sol, responsável pelo crescimento da lavoura, pelo aumento dos rebanhos e pela fecundidade.
No tempo do rei Acabe, o culto idólatra a Baal tinha conseguido envolver quase toda a nação de Israel. A adoração ainda incluía a prática do sexo ritual, como parte integrante do culto.
A rainha de Israel, Jezabel, era adoradora de Baal. Ela era gentia, uma princesa fenícia, filha do rei Etbaal, da cidade de Sidom. O seu casamento com o rei Acabe foi resultado de uma aliança para fortalecer as relações entre Israel e a Fenícia. Foi Jezabel quem levou os deuses fenícios para Israel, induzindo Acabe e o povo israelita a adorá-los.
Existem fortes indícios de que Jezabel era alta sacerdotisa da deusa Astarote, a principal divindade feminina que, conforme se acreditava na época, era “esposa” de Baal.
Quando Elias travou o combate descrito em 1 Reis 18.1, ele estava lutando contra os profetas desse deus, que eram protegidos por Acabe, rei de Israel, e sua esposa, Jezabel. Esses profetas eram literalmente sustentados pelo casal real. Elias fez algo que ninguém nunca havia feito. Leiamos o texto dei Reis 18.21-29:
Depois disso, Elias fez uma espécie de valeta ao redor do altar e, de maneira surpreendente, mandou jogar quatro cântaros de água; entretanto, ele ainda não havia ficado satisfeito. Leia a continuação em 1 Reis 18.32b-35:
O profeta de Deus fez tudo ao contrário, contestando toda lógica humana, para demonstrar que só o Senhor era Deus em Israel. Aquele que tem o propósito tem a convicção. E ele consegue contrariar as circunstâncias e transcender as leis dos homens. Em seguida, Elias orou. Foi uma oração curta, sem qualquer pompa. Ele falou com Deus e disse:
Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas, Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu, SENHOR, és Deus e que tu fizeste tornar o seu coração para trás. 1 Reis 18.36,37
Elias clamou pela ação de Deus, e o Senhor respondeu com fogo. Acabou. O altar ficou totalmente destruído pelo poder de Deus.
Só o Senhor é Deus! Ele fez o que ninguém fez o que nunca fora realizado. Prepare-se, porque Deus vai fazer isso na sua vida. Você vai fazer o que nunca fez e o que ninguém fez. Estou sendo profeta do Senhor para sua vida neste momento. Você tem de sair daí e mostrar-se. Assim entenderá que Deus quer para você, deixando os outros espantados, de cabelo arrepiado, porque Deus tem um propósito para sua vida.
Contudo, há algo interessante: para conseguir alcançar o seu propósito, ele terá de ser manifestado. Você precisará saber qual é e precisará entendê-lo. Só assim, fará coisas que nunca fez e que nunca foram feitas por ninguém.
Em 1 Reis 1 8.41 está escrito: Então, disse EIias: Acabe: Sobe, come e bebe, porque ruído há de uma abundante chuva. Você vai perceber coisas que ninguém percebe. Somente Elias ouviu o ruído.
Digo a você: pode ir embora porque estou percebendo. Deus vai fazer. Tenho certeza de que não é uma percepção minha. Eu estou ouvindo os homens de Deus falarem aqui e ouço outros em vários lugares. Estou ouvindo o ruído de uma grande chuva que vem para o Brasil. Você está ouvindo o barulho de uma grande chuva que vem para esta nação?
Digo aos pastores da minha igreja e às pessoas que trabalham comigo no meu ministério evangelístico: “Pessoal, vai ter coisa grande aí. Deus vai abrir as comportas do céu. Virão bênçãos que nós nunca experimentamos. Estou ouvindo um ruído”.
Contudo, olhe que coisa interessante! Observe o texto de 1 Reis 18.43,44:
E disse ao seu moço: Sobe agora e olha para a banda do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então, disse ele: Torna lá sete vezes. E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então, disse ele: Sobe e dize a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva te não apanhe.
Quando você tem a revelação de um propósito de Deus para sua vida, você vê o que ninguém vê. Alguém pode até ver alguma coisa, como aconteceu com Elias.
quando ele perguntou ao moço: “O que você está vendo, rapaz?”. E o moço respondeu: “Ah, eu estou vendo uma nuvem do tamanho da mão de um homem”. Sim, alguém pode até ver alguma coisinha do seu propósito. No entanto, enxergar o fim dele, as implicações futuras, só você pode. Apenas Elias viu a chuva.
Sabe o que eu aprendo com isso? Que diante de um sinal insignificante, que passaria despercebido para outra pessoa, você consegue ver além. Eu pergunto a você: “O que está acontecendo? O que você viu?”. E você responde: “Vi uma nuvem do tamanho da mão de um homem”. E eu digo: “Corre, porque vem chuva. Pode correr!”.
Não é necessário ver tudo. Aquilo que não significa nada para outra pessoa é o sinal da vitória de Deus, da bênção e do milagre para você.
Faço novamente menção ao Salmo 139.16 que afirma: Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia. A vida cristã consiste em descobrir diariamente aquilo que o Senhor escreveu a seu respeito, e atentar para alcançar o propósito dele em sua vida.

Pastor Silas Malafaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário