quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

ESTUDOS BÍBLICOS - SÉRIE NOVO TEMPO - ESTUDO 6



ESTUDOS BÍBLICOS – SÉRIE: ANO NOVO, UM NOVO TEMPO PARA SUA VIDA.
ESTUDO 6 - HUMILDADE, OUTRO RESULTADO DA MUDANÇA
Texto-Chave: Mateus 11:29 “Aprendei de Mim que sou Manso e Humilde de Coração”.
O orgulhoso caminha para a desgraça A pessoa orgulhosa está a caminho da desgraça, mas a humilde é respeitada. Provérbios 18.12.
Deus se opõe aos soberbos, mas dá graça e honra aos humildes (Tg.4.6).
Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte. 1 Pedro 5.6
Já vimos que, quando começamos a servir a Deus, isso resulta em mudanças em nossa vida. Já vimos também que existem princípios que estão envolvidos como resultado das mudanças que ocorrem conosco. No estudo anterior comentando dois: Obediência e Lealdade completa.
Hoje vamos falar de mais um princípio que é o resultado da mudança que ocorre conosco: a humildade.
Você observa a verdadeira mudança quando a humidade começa a ter primazia na vida de alguém.
Humildade: Virtude com que manifestamos o sentimento da nossa fraqueza ou de nosso pouco ou nenhum mérito.
A falsa humildade (hipocrisia) é condenada por Paulo em Colossenses 2:20-23

1. O QUE É HUMILDADE?
a) É ser você mesmo. É tirar a máscara. É ser autêntico.
b) Não se irar quando alguém lhe mostrar seus defeitos ou repreendê-lo por alguma falta. DAVI, por exemplo, não se irou ao ser repreendido por Natã e reconheceu seu erro(2 Samuel 12:1-21).
c) É ser Transparente. Ser como o pára-brisa de um carro: de fora se vê tudo o que se passa lá dentro. Deus conhece nossos corações.
d) É andar na Luz que vem de Deus (1 João 1:7); andar na Verdade, não discutir nem brigar para defender algum erro. Aquilo que você conhece sobre Deus e sabe que Ele deseja, OBEDEÇA!

2. A BÍBLIA E A HUMILHAÇÃO:
a) Ser Humilde é uma das condições que Deus propõe para abençoar a Igreja (2 Crônicas 7:14).
b) Deus derrama Sua Graça sobre os Humildes, mas resiste aos soberbos e orgulhosos (Salmos138:6) (Tiago 4:6) (1 Pedro 5:5-6)
c) Jesus Cristo, sendo filho de Deus e sem pecado algum, andou pelo caminho da Humildade (Filipenses 2:3-11).
d) Quem se exalta será humilhado (Mateus 23:12):
* Manassés foi preso entre os espinhos (2 Cr 33:11-12).
* O rei Herodes foi comido por bichos, por se exaltar (Atos 12:21-23).
* Nabucodonosor comeu ervas com os animais por sete anos (Daniel 4:29-37).
3. O EXEMPLO DE JESUS
E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! - por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo o nome, - para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra. Filipenses 2.8-10 (nvi)
Notemos que a vontade ativa do Filho de Deus, Jesus Cristo, se mostrou ativa nessa sua humilhação. Ele deixou voluntariamente as riquezas celestiais e toda a sua glória, e se submeteu espontaneamente à sua aviltada condição terrena. Obedeceu e morreu voluntariamente, tendo tido morte vergonhosa. No grego original temos o verbo “tapeinoo”, que significa “humilhar-se”, “rebaixar-se”, “degradar-se”, “aviltar-se”.
4. FAÇAMOS TUDO COM HUMILDADE
Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Filipenses 2.3 (nvi)

Devido ao egocentrismo inato do homem caído, o mundo não tem em alta estima a humildade e a modéstia. A Bíblia, no entanto, com seu conceito teocêntrico do homem e da salvação, atribui máxima importância à humildade.

(1) A humildade bíblica subentende a consciência das nossas fraquezas e a decisão de atribuir de imediato todo crédito a Deus e ao próximo, por aquilo que realizamos (Jo 3.27; 5.19; 14.10; Tg 4.6).

(2) Devemos ser humildes porque somos simples criaturas (Gn 18.27); somos pecaminosos à parte de Cristo (Lc 18.9-14) e não podemos jactar-nos de nada (Rm 7.18; Gl 6.3), a não ser no Senhor (2 Co 10.17). Logo, dependemos de Deus para nosso valor e para nossa frutificação, e não podemos realizar nada de valor permanente sem a ajuda de Deus e do próximo (Sl 8.4,5; Jo 15.1-16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário