quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

ESTUDOS BÍBLICOS - SÉRIE NOVO TEMPO - ESTUDO 5

ESTUDOS BÍBLICOS – SÉRIE: ANO NOVO, UM NOVO TEMPO PARA SUA VIDA.
ESTUDO 5 - RESULTADOS DA MUDANÇA
Já vimos que, quando começamos a servir a Deus, isso resulta em mudanças em nossa vida.
Existem princípios que estão envolvidos como resultado das mudanças que ocorrem conosco.
Estaremos comentando dois deles em seguida
Obediência verdadeira
A obediência é um elemento-chave para uma vida vitoriosa. A Bíblia confere grande importância a essa virtude, que é uma prova de nossa consagração pessoal a Deus.
Em 1 João 2.3-5 temos a afirmação que a obediência é um sinal de que o indivíduo é realmente salvo. É essencial que saibamos cultivar uma vida de obediência.
Define-se obediência como sendo “o estado ou ato de submissão à vontade de outrem”. Isso significa que para obedecer, é preciso que haja uma autoridade, e para o cristão, essa autoridade é o Senhor Deus.
A verdadeira obediência não é apenas um ato, mas também uma atitude interior de submissão, ou seja, é o produto de uma decisão interior, e não algo forçado, involuntário. Isso parece indicar claramente que a verdadeira obediência, no plano espiritual, é o ato de seguir a vontade de Deus em nossa vida, em todos os aspectos, por um desejo sincero, oriundo do próprio coração.
Quando há uma mudança real em nosso interior, a obediência verdadeira e absoluta torna-se resultado visível desse novo relacionamento espiritual com Deus, e o Salmo 40.8 será uma realidade na nossa vida: De/eito-me em fazer a tua vontade, á Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.
Devemos obedecer a Deus e à Sua Palavra sem questionamentos. Essa obediência absoluta a Deus só é possível quando passamos a ter uma opinião modesta a respeito de nós mesmos. Nesse momento, tornamo-nos receptivos à ideia de completa obediência.
Um exemplo é a autoestima de Paulo em face de sua participação como apóstolo:
Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus, que está comigo. (1 Coríntios 15.9,10)
A obediência resultante da mudança de nossa vida gera uma lealdade inabalável a Deus.
Lealdade completa
A lealdade é uma das condições para o funcionamento do Reino de Deus, para que possamos ser cidadãos desse reino. Lealdade é sinônimo de fidelidade, sinceridade, honestidade, dignidade, integridade. Quem é leal cumpre com o que prometeu, corresponde ao que dele é esperado, mantém a palavra e não age de forma enganosa.
Uma vez que o amor de Deus jamais muda, uma vez que Deus é sempre o mesmo, Ele é absolutamente confiável; portanto, podemos ser leais a Ele.
Ser leal a Deus, como podemos entender pelos sinônimos acima, é corresponder à expectativa de Deus. É, portanto, aplicar as Suas leis em todos os momentos, para todos os casos. Ser leal Deus é ser coerente com tudo o que cremos e temos aprendido dele, conforme Ele pensa, e que dele se origina.
A nossa lealdade a Deus não pode ser dividida; deve ser absoluta. A Bíblia nos adverte em Mateus 6.24: Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Essa declaração de Jesus afirma que a lealdade no coração deve ser somente para com Deus. Jesus coloca Mamom em uma posição totalmente oposta a Deus. Jesus está afirmando neste versículo que é “impossível” servir a Deus e a Mamom. A fim de servir a Deus, devemos renunciar totalmente a Mamom e não ter nada a ver com ele.
Mamom coloca-se na categoria do poder que influencia os corações da humanidade a amar e a servir ao dinheiro e às riquezas no domínio físico.
Lealdade significa sermos verdadeiros com nós mesmos. É também sermos absolutamente fiéis à pessoa que escolhemos para viver. Lealdade é sermos totalmente fiéis à Igreja do Senhor e também a Deus, nosso Pai, e ao Seu amado Filho, nosso Redentor, Jesus Cristo.

Precisamos ser verdadeiros (ou leais) em relação ao que há de melhor em nós. Se murmurarmos ou vivermos reclamando de nossa vida e dos ensinamentos de Jesus, deveremos ser considerados servos de Deus?
A lealdade irrestrita é uma das pedras fundamentais no relacionamento de serviço a Deus. Como o serviço a Deus não nos foi imposto muito pelo contrário, foi algo que assumimos por pura e espontânea vontade, não podemos esperar obter qualquer tipo de vantagem a partir desse relacionamento.
Como Jesus já afirmou, em Mateus 6.24, não se pode servir, ao mesmo tempo, a dois senhores, mostrando claramente que só devemos servir e ser leais àquele a quem efetivamente obedecemos:
Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
Romanos 6.16
Quando alguém faz algo contrário à vontade de Deus, está desobedecendo ao Senhor e se coloca como servo do pecado e, como diz o texto do apóstolo Paulo, sois servos daquele a quem obedeceis. Os servos a que a carta de Romanos 6 refere-se são literalmente escravos. A pessoa que prontamente serve a um dos dois senhores vai suportar em seu corpo as marcas daquele a quem serve (Gálatas 6.8).
A lealdade ao Senhor, portanto, é um dos princípios característicos que resultam das mudanças que efetuamos, e que nos conduzem a um novo e melhor tempo em nossa vida.
Pastor Silas Malafaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário