terça-feira, 10 de janeiro de 2012

SÉRIE: ANO NOVO, UM NOVO TEMPO - ESTUDO 2



ESTUDOS BÍBLICOS – SÉRIE: ANO NOVO, UM NOVO TEMPO PARA SUA VIDA.
ESTUDO 2 - MUDANDO UMA HISTÓRIA DE FRACASSO
Houve um homem que reuniu e usou a inteligência humana natural e a inteligência espiritual, sem que fossem necessárias revelações, profecias e nenhum outro tipo de manifestação sobrenatural de Deus.
A partir da utilização dessas duas formas de inteligência, ele mudou a sua própria existência e, no meio dessa nova vida, modificou a história de fracasso de toda uma nação.
A história de Neemias, portanto, é um excelente exemplo que a Bíblia destaca a respeito do uso das inteligências espiritual e natural e que devemos buscar como inspiração para mudar e viver um novo tempo em nossa vida cristã.
Apropriando-se da missão de mudar o fracasso Neemias significa “Yahweh consola”. Ele era um homem cheio de compaixão (Neemias 1.1-4), sabedoria, coragem, fé (Neemias 2.4,5), e possuidor de ricos dons de liderança e organização (Neemias 2.7-9). Ele usou a inteligência natural para executar tarefas que pareciam impossíveis, por causa dos seus dons naturais, mas usou também sua inteligência espiritual, porque era um homem de profunda comunhão com Deus (Neemias 1.4-11).
Neemias viveu na segunda metade do século 5 a.C. e tomou para si a missão de reverter a história de seu povo. Ele foi o responsável pela reconstrução dos muros de Jerusalém e pela reorganização da comunidade judaica de sua época. No vigésimo ano do reinado de Artaxerxes, na Pérsia, Neemias fazia parte da corte do rei, vivendo na fortaleza de Susã.
No período em que estava a serviço do rei, Neemias aproximou-se de seu irmão Hanani, que viera de judá com alguns outros judeus, e perguntou-lhe como estava o povo que escapou do cativeiro, e permanecera na terra, além de perguntar também pela cidade de Jerusalém (Neemias 1.1-3).
Jerusalém representava a identidade nacional dos judeus, por ser a antiga capital e também a sua cidade santa. A resposta que Neemias obteve de seu irmão foi desanimadora: os judeus que haviam ficado na terra estavam em grande miséria e desprezo. O muro da cidade estava fendido, com buracos, e suas portas haviam sido incendiadas. A cidade estava desguarnecida e o povo sem defesa; não havia segurança; os invasores podiam entrar a qualquer hora.
Após saber das tristes condições de Jerusalém, Neemias ficou profundamente comovido e, reflexivo nesse problema, colocando a inteligência espiritual e a inteligência natural em ação, chegou a algumas conclusões.
Tudo está um fracasso
A situação de Jerusalém era de fracasso completo, o desânimo era total; a destruição era geral; o próprio espírito da nação estava quebrado, destruído. Foi isso que Neemias percebeu diante daquele quadro descrito pelo seu irmão.
Ao contrário da percepção que Neemias teve, muitas vezes não conseguimos reconhecer o fracasso em nossas vidas. Podemos ver vários exemplos assim.
Será que não percebemos o momento em que nosso casamento se torna um fracasso? Não nota quando a nossa empresa vai mal? Uma mulher não vê os sinais de que o seu noivo não é o homem certo para passar com ela o resto de seus dias? E a nossa vida, será que não percebemos que existem áreas que estão fracassadas?
O modelo de vida está errado
Neemias teve a segunda percepção: está tudo errado. Eu estou errado aqui, vivendo nesse luxo, comendo do bom e do melhor, servindo a um imperador pagão, enquanto o meu povo, meus irmãos, estão todos sofrendo terrivelmente.
Ele concluiu que não era esse o modelo de vida que Deus desejava para o Seu povo; o modo de vida que ele estava levando e a forma com que o seu povo estava vivendo, ambos estavam errados.
E quanto a você, será que o seu modelo de vida é o correto? Muitas vezes nos vemos gastando mais do ganhamos. Isso é a maneira certa de viver, é o modelo adequado a escolher?
E então, diante disso, achamos que simplesmente participar de uma campanha de oração pela vitória, sem a contrapartida da mudança de nosso estilo de vida, é suficiente para eliminarmos o suposto “demônio” que está consumindo os nossos recursos financeiros.
Isso não é verdade! O fato é que o nosso modelo de vida está errado. Não tem nada a ver com o diabo. Vamos analisar o que Neemias percebeu. Ele fez uma comparação entre o passado e o presente e notou que o passado trazia uma promessa de Deus. No passado, Deus guiava o povo e operava maravilhas. Mas hoje reina o fracasso. Por isso, ele viu que era necessário aplicar sua inteligência para mudar a situação de seu povo.
Uma intervenção é necessária
Quando Neemias percebeu a situação e que estava acontecendo em Jerusalém, entendeu que o fracasso era um fato estabelecido, inevitável. Também entendeu que estava tudo errado na vida de seu povo; na seqüência dos fatos, Neemias compreendeu que o modelo de vida que ele e o seu povo estavam levando precisava de mudanças.
Neemias concluiu que uma intervenção em Jerusalém era necessária. Ele não conhecia a cidade, mas se importava com ela. Então procurou o imperador, pedindo-lhe permissão para retornar à cidade de seus pais e ajudar o seu povo.
Jerusalém situava-se a uma distância de aproximadamente de 1 .500 quilômetros de Susã. Os problemas que a cidade estava passando também eram os seus, e a dor do seu povo era igualmente a sua. O rei Artaxerxes enviou Neemias como governador provincial a Judá, dando-lhe poderes e liberdade de ação. Ao chegar, Neemias ajudou a derrotar os diversos inimigos de Judá. As muralhas foram então reerguidas em 52 dias. As diretrizes que Neemias adotou para reocupar a cidade e restaurar a unidade da comunidade judaica, perdoando dívidas, ajudando Esdras a restabelecer a lei mosaica e incentivando o casamento entre os judeus foram eficazes durante algum tempo.
Após 12 anos como governador, Neemias retornou ao convívio do imperador persa em Susã. Mais tarde, voltou a Jerusalém e descobriu que seu povo recaíra e voltara a adotar os costumes dos gentios. Mais uma vez, então, Neemias promoveu uma bem-sucedida reforma.
É preciso mudar
É impossível não perceber que já fomos cristãos melhores. Será que dá para avaliar quando fomos mais crentes em Deus? Ontem ou hoje? Servimos mais a Deus ontem ou hoje?
A questão de servir a Deus e aos nossos semelhantes é de suma importância para determinar a nossa natureza cristã. Mas perceber que esse serviço tem de ser dirigido espontaneamente a Deus requer um equilíbrio entre a inteligência natural e espiritual.
E Neemias percebeu que o serviço a Deus e a seus irmãos era uma questão de foro íntimo, de modo que aplicou plenamente essas duas ferramentas para tornar realidade a missão de restabelecer o reino de seu povo. Vamos Neemias 1 .6-7.
Essa é uma questão íntima e definitivamente pessoal. Orar a Deus envolve justamente revelar a sua verdade interior, dizendo: “Eu e a minha casa tlemos pecado.” Nossa mania de acusar os outros pelo nosso fracasso, contudo, pode inviabilizar essa iniciativa.
Em vez de repetir a ladainha “É culpa do meu pai, da minha mãe, do patrão, desse pastor, dessa igreja”, é fundamental chegar o momento em que você decide dizer simplesmente: “O responsável sou eu! A razão de tudo isso é a minha incredulidade, minha falta de temor, minha vida cristã fajuta, meu relacionamento superficial com Deus, enfim, o problema sou eu!”.
E foi exatamente isso que Neemias percebeu. Sua conclusão foi: Eu vou mudar, eu preciso mudar, eu tenho de mudar. Eu vou mudar tudo, realizarei uma mudança na minha nação, começando por mim mesmo.”
A mudança da nossa igreja começa por nós mesmos; a mudança da nossa família começa por nós mesmos. “Com a ajuda de Deus, vou mudar. Deus vai me ajudar, e eu vou sair dessa”, disse Neemias.
E a mudança, de um modo geral, é operada com atitudes que tomamos no curso da nossa vida, como as Escrituras mostram. E as atitudes que tomamos para realizar mudanças em nossa vida e na de outras pessoas é uma forma de servir a Deus, como no caso de Neemias.
Às vezes, precisamos mudar nossa estrutura familiar, a estrutura dos nossos empreendimentos, do nosso local de moradia, da nossa cidade, do nosso estado e até da nossa nação.
Neemias foi capaz de usar sua inteligência natural e sua inteligência espiritual em conjunto, para a glória de Deus; foi para Jerusalém e trabalhou incessantemente, conduzindo a restauração dos muros e da dignidade do seu povo.
Leia o livro de Neemias para que você posse viver um novo tempo. Neemias percebeu que precisava mudar e que teria de levar o seu povo a mudar para reverter a vida fracassada que estavam vivendo. Portanto, veremos como o serviço a Deus é determinante para que ocorram mudanças na nossa e na vida daqueles que vivem junto a nós. Pastor Silas Malafaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário