segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

SÉRIE: ANO NOVO, UM NOVO TEMPO PARA SUA VIDA - ESTUDO 1




ESTUDOS BÍBLICOS – SÉRIE: ANO NOVO, UM NOVO TEMPO PARA SUA VIDA.
ESTUDO 1 - MUDANDO PARA VIVER UM TEMPO MELHOR
Novo Ano, novo tempo. Este é o desejo do nosso coração de que este ano represente um novo ciclo especial na sua vida. Por isso, durante algumas semanas deste novo ano estaremos nos dedicando a estudar uma nova série de estudos bíblicos com o Pastor Silas Malafaia, onde veremos que Deus quer um novo tempo para sua vida. Aproveite e tire lições profundas para este novo tempo.
Um novo tempo para minha vida!
A vida em um mundo melhor é o objetivo de todo o servo de Deus. Existem algumas atitudes que os cristãos podem tomar para viverem um tempo novo e uma vida melhor, O texto de Apocalipse 21.5 afirma: E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
Há uma verdade que destacamos no trecho acima: Eis que faço novas todas as coisas. A renovação é o tema central desse versículo. Estamos falando de um novo tempo, um tempo de vitória, de bênção, de comunhão com Deus. Não é isso que todos nós queremos?
De fato, quando dizemos um novo tempo, estamos nos referindo a um tempo melhor, não a um tempo qualquer. Por isso, podemos perguntar a nós mesmos, apesar de saber que a resposta é conhecida, mas que vale a pena repetir: desejamos viver um tempo melhor na nossa vida, um tempo melhor com Deus? Se essa for a nossa vontade, devemos dar glórias a Deus!
Para vivermos um tempo novo e melhor, é necessário que aconteçam mudanças em nossa vida. Mas, para que as mudanças possam acontecer, é fundamental que exista uma predisposição para mudar.
É uma questão muito simples: quem não tem inclinação para aceitar mudanças na sua vida claramente não está disposto a viver um novo e melhor tempo. E sempre surgem as perguntas: como saber se precisamos viver um novo tempo e como saber se desejamos viver um tempo melhor para a nossa vida?
Existem quatro maneiras para respondermos a essas perguntas. As duas primeiras a serem abordadas são as menos usuais, enquanto as outras duas são comumente adotadas.
A questão é como saber que chegou a hora de fazer as mudanças necessárias para vivermos um novo tempo. Sabemos que, sem mudanças, jamais poderemos ingressar em um novo tempo. Por isso, é preciso sentir o momento em que nossa vida dá sinais de que é chegada a hora da renovação.
Através da revelação de Deus
A primeira maneira para responder sobre a necessidade e o desejo de viver um novo tempo é a revelação de Deus. Chamo sua atenção para o profeta Isaías. Ele era um adorador, e como tal dirigiu-se ao templo.
Antigamente o lugar de adoração era o templo, e, por conseguinte, era comum as experiências com Deus acontecerem ali. Essas experiências eram transformadoras. Até os dias de hoje, é imprescindível irmos ao templo! Não devemos deixar de comparecer às nossas congregações.
Em Isaías 6.1, o profeta conta que a revelação que recebeu de Deus mostrou-lhe que era o momento de mudanças para viver um novo tempo: No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Além de ter uma revelação, ele foi também testemunha da glória de Deus.
Porém o mais importante é que a visão de lsaías foi tão decisiva que o conduziu de imediato para que olhasse para dentro de si. Sentiu rapidamente que iria perecer, começou a reconhecer quem de fato era, e o pobre estado espiritual em que se encontrava: Então disse eu: ai de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o SENHOR dos Exércitos! Isaias 6.5
lsaías sentiu o seu estado pecaminoso, e observou ainda o pecado do povo de Israel. Ele lamentou a sua condição de pecador impuro, mas reconheceu que, apesar disso, pôde contemplar a glória do Senhor.
A partir da revelação de Deus, lsaías mudou a sua vida e nunca mais foi o mesmo. Uma nova história se iniciou para ele. Assim como ocorreu com Isaias, o Senhor pode conceder-nos uma revelação; havendo de nossa parte verdadeiro arrependimento e confissão de pecados, Ele nos perdoa. E assim é despertado em nós o desejo real de mudança para um novo tempo.
A segunda maneira de saber quando devemos fazer mudanças em nossa vida é presenciando a ação sobrenatural de Deus. O exemplo de Saulo de Tarso, que perseguia a nascente igreja cristã, mostra que o encontro com Cristo foi crucial para que ele sofresse uma mudança radical em sua vida.
Antes de converter-se ao cristianismo, Saulo foi um grande perseguidor de cristãos.
Certo dia, quando exercia sua cruel missão de perseguir cristãos, uma luz resplandecente ofuscou os seus olhos, deixando-o cego e jogando-o ao chão, apavorado. Leia Atos 9.1 -9.
Depois de passar pela ação sobrenatural da presença do Senhor questionando-o por perseguir cristãos, ele foi levado à cidade para obter as informações de que necessitava. Então o Senhor incumbiu o discípulo Ananias de atender e orientar Saulo.
Essa experiência sobrenatural que Paulo teve fez com que ele deixasse de ser um radical religioso xiita, como poderíamos dizer popularmente nos termos de hoje, para transformar-se no apóstolo aos gentios.
Grande parte da espinha dorsal da teologia da igreja cristã vem de Paulo, depois que foi renovado por meio da ação sobrenatural de Deus. Paulo modificou aspectos de sua vida e descobriu um novo tempo.
Terceiro. A inteligência espiritual é uma das duas formas mais usuais para percebermos a necessidade e o desejo de mudar alguns aspectos da nossa vida com vistas a desfrutar de um tempo melhor.
De acordo com o que Paulo afirmou, em 1 Coríntios 2.14-1 6, a inteligência espiritual é uma habilidade sobrenatural, dada por Deus a todo aquele que foi regenerado espiritualmente e se encontra em Cristo, e é capaz de entender e discernir as coisas espirituais: Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
Paulo está afirmando que o homem que possui inteligência espiritual vive de acordo com a Palavra de Deus e com os princípios e valores nela contidos e ministrados pelo Espírito Santo, que habita nos salvos, ensinando-lhes todas as coisas e lembrando de tudo quanto o Filho de Deus disse (João 14.26).
Conforme o apóstolo, aqueles que estão em Cristo têm a forma de pensar de Jesus; por isso, eles podem compreender o que os naturais não conseguem: as coisas do Espírito de Deus. Por quê? Porque ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus (1 Coríntios 2.11 ).
Sendo o Espírito Santo o agente da revelação de Deus ao ser humano, Ele comunica ao espírito do homem a verdade e os princípios espirituais em Sua Palavra, de tal forma que aquele que tem inteligência espiritual consegue perceber quem é espiritual e as motivações deste. As coisas espirituais são discernidas pelos que têm inteligência espiritual, recebendo eles da parte do Espírito, inteligência, iluminação e sabedoria do Senhor, o que de outra maneira não seria acessível e compreensível.
Como temos o Espírito Santo, ao usarmos a inteligência espiritual, poderemos facilmente separar o certo do errado, vendo claramente o que precisa ser descartado e onde devemos promover mudanças para vivermos um novo e melhor tempo.
Quarto: Inteligência natural. O filósofo René Descartes é autor do famoso pensamento “penso, logo existo”. Para Descartes, somos seres dotados de inteligência humana (ou natural). Assim, somente o ser humano possui domínio sobre sua própria existência.
Um gato, por exemplo, não sabe o que é ser um gato. Um pitbull não sabe que é um pitbull; ele nem faz idéia do seu poder de intimidação. O mesmo acontece com um leão. Ele ruge, mas não é para dizer que é o rei da selva; ele age meramente por instinto.
A inteligência natural (ou humana) envolve a habilidade de pensar, compreender, comunicar-se, julgar, planejar, decidir com base na emoção e resolver problemas de forma abstrata. A inteligência natural permite que o homem saiba quem ele é e que conheça o seu potencial. O homem é capaz de pesquisar informações no seu passado, analisá-las e fazer projeções para o futuro com base nelas.
A inteligência natural com que Deus dotou todos nós permite percebermos quais áreas de nossa vida precisam de mudanças, de modo que o projeto de viver um tempo melhor possa se realizar.
E assim, vimos que existem quatro maneiras de mudar nossa vida. No próximo estudo, conheceremos um pouco mais de Neemias (pois já estudamos sobre ele no trimestre passado da EBD), um homem que modificou não somente a sua história, mas também a história de fracasso do seu povo combinando os dois tipos de inteligência. Pastor Silas Malafaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário