quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SÉRIE: ANO NOVO, UM NOVO TEMPO PARA SUA VIDA - ESTUDO 3



ESTUDOS BÍBLICOS – SÉRIE: ANO NOVO, UM NOVO TEMPO PARA SUA VIDA.
ESTUDO 3 - MUDANDO A VIDA POR MEIO DO SERVIÇO A DEUS
Para mudar nossa vida, o que precisamos mentalmente é entender a necessidade da mudança.
Da mesma forma como aconteceu com Neemias, começamos o processo quando decidimos servir a Deus por meio de atitudes que possibilitarão a mudança.
À medida que avançamos no processo de servir a Deus vamos sendo abençoados, pois isso acaba se tornando uma consequência natural do serviço ao Senhor. E as mudanças também acontecem naturalmente ao servo que se dispõe à obra de Deus.
A Bíblia destaca várias pessoas que mudaram servindo a Deus. Vejamos, portanto, alguns que foram transformados enquanto serviam ao Senhor.
Abraão, o pai da fé
Conhecido como o “Pai da fé”, Abraão é exemplo inicial de servo de Deus que queremos destacar. Ele morava em Ur, cidade que era a capital dos caldeus, e o Senhor o chamou para uma grandiosa missão: deixar a terra onde morava e se tornar pai de uma grande nação (Gênesis 12.1,2).
Abraão obedeceu a Deus pela fé, seguindo a direção indicada e as mudanças foram acontecendo em sua vida. Primeiro, saiu da região que habitava e dirigiu-se a Canaã, chegando a Siquém, e em seguida a Betel; depois foi para o Egito e ali esteve por um pouco de tempo e retornou para Canaã. Abraão mudou-se várias vezes naquela terra, sempre seguindo o caminho indicado pelo Senhor.
Recebeu a promessa que teria um filho, mesmo sendo Sara, sua mulher, estéril (Gênesis 15.1-6), o que acabou acontecendo mais tarde (Gênesis 21.1-3).
Deus colocou Abraão à prova, pedindo que sacrificasse seu único filho, depois de garantir-lhe que seria pai de uma grande nação; o patriarca obedeceu totalmente a Deus e, na hora exata, o Senhor providenciou o escape, fornecendo um cordeiro para o sacrifício (Gênesis 22.1-1 4).
Abraão foi um servo fiel ao Senhor, dedicando-se a Ele durante toda a sua vida. Ao colocar-se sempre no centro da vontade de Deus servindo-o, o patriarca foi passando por várias mudanças e assim, aperfeiçoando o seu caráter e fé como homem de Deus.
Moisés, o condutor do Êxodo
Moisés é considerado um dos principais líderes do Antigo Testamento. Deus o escolheu, entre tantos, para uma tarefa muito especial.
Antes, porém, de estar preparado, Moisés passou por um período de “estágio”, permanecendo 40 anos no deserto, pastoreando o rebanho de Jetro, seu sogro. Esse tempo foi fundamental para Moisés e foi ali mesmo no deserto que o Senhor o chamou para a monumental missão: retirar e conduzir mais de um milhão de pessoas do Egito até a Terra Prometida, em Canaã.
A princípio, o patriarca não se considerou capacitado para essa missão, chegando mesmo a argumentar o seu chamado com Deus (Êx 3.9-11; 4.10).
Humanamente falando, as possibilidades de Moisés realizar essa tarefa eram totalmente nulas mas, ainda assim, Deus sabia que ele seria o homem certo para aquela missão.
Deus não se engana em suas escolhas. Após um diálogo com o patriarca, o Senhor garantiu que estaria com ele, dirigindo-o em todas as circunstâncias (Êx 3.12; 4.12). Moisés, então, fez uma mudança em sua vida, acabando por obedecer ao chamado de Deus e se dispondo a servir. O primeiro grande teste de Moisés, dentro do processo de Deus em retirar o Seu povo do Egito, foi conseguir a permissão para liberar de sua terra todo o povo israelita que ali habitava, deixando em definitivo aquele lugar.
Faraó estava endurecido e foi preciso que Deus enviasse seguidamente dez pragas ao Egito para que finalmente Moisés conseguisse a permissão de Faraó para poder ir embora com o povo.
A narrativa do livro de Êxodo irá mostrar que Moisés foi obedecendo e servindo, sendo gradativamente moldado pelo Senhor.
A história de Moisés é um exemplo de alguém que se dispõe a servir ao Senhor e o deixa operar em sua vida para realizar aquilo que parecia ser uma missão impossível. Deus realizou o Seu grandioso plano que mudou todo o curso da história judaica, além de mudar o próprio Moisés.
Pedro, o líder dos apóstolos
Não há outro personagem nos evangelhos, exceto Jesus, que se sobressai tanto como Pedro. As suas características são muito evidentes e humanas, por isso nos identificamos muito com ele. Pedro é um dos grandes exemplos que podemos destacar na Bíblia de que, quando servimos a Deus, as mudanças ocorrerão.
Pescador, irmão de André, Pedro foi chamado por Jesus para ser discípulo junto com o irmão (Lucas 6.14). Logo se destacou entre os discípulos e se tornou um líder natural dos apóstolos.
Assim que passou a seguir Jesus, Pedro era impulsivo e inconstante, cheio de altos e baixos em seu comportamento.
O relato bíblico destaca as características específicas quando, por exemplo, ele desce do barco e anda ao encontro de Jesus sobre as águas do mar da Galileia (Mt 14.25-29) e também quando em um impulso, corta a orelha de uma pessoas que fazia parte do grupamento que viera prender a Jesus (João 18.10). A partir do episódio em que negou a Jesus e chorou amargamente (Lucas 22.54-62), mudanças significativas começaram a acontecer na vida de Pedro. À medida que a dedicação em servir a Jesus ia solidificando-se, o apóstolo foi modificando.
De fato ele negou Jesus num primeiro momento, mas veja um relato a respeito dele depois:
“Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Então, eles, vendo a ousadia de Pedro e João e informados de que eram homens sem letras e indoutos, se maravilharam; e tinham conhecimento de que eles haviam estado com Jesus.” Atos 4.13
É interessante notar que agora, mesmo submetido a uma pressão bem maior, Pedro ousadamente confessou a Jesus Cristo. Na seqüencia desse relato de Atos, ele é preso e depois solto, e novamente continua a testemunhar a Jesus.
É então novamente interrogado pelas autoridades, por causa de sua pregação, e a sua resposta é: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens (Atos 5.29b).
Antes, Pedro tinha uma tendência a ser precipitado, agindo por impulso, falando e fazendo o que lhe vinha à cabeça, além de ser grandemente preconceituoso. Um fato que ilustra o novo comportamento do apóstolo aconteceu quando ele é convidado para ir a Jope, até a casa do centurião romano Cornélio. Está registrado em Atos 10.17-23:
Pedro obedeceu de imediato, fazendo algo inédito para um cristão: compartilhar o evangelho com um gentio.
A discriminação era muito grande, mas o apóstolo havia realmente mudado, e passou por cima do preconceito, não hesitando em obedecer ao Senhor. Vemos que a mudança na vida do apóstolo Pedro foi acontecendo à medida que ele buscava servir a Deus mais intensamente. E é o que pode ocorrer na vida de qualquer um de nós. Se buscarmos servir fielmente ao Senhor, as mudanças irão acontecer conosco possibilitando-nos um novo e melhor tempo.
Pastor Silas Malafaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário